EXPO USIPA PERSONAGEM 1 02  - 728X90

23 de maio, de 2024 | 09:00

Após incidente que paralisou obras na Estrada Parque, DER garante acompanhamento de um técnico de meio ambiente

Alex Ferreira
Projeto prevê implantação, pavimentação e recuperação viária nos 14,7 quilômetros da estradaProjeto prevê implantação, pavimentação e recuperação viária nos 14,7 quilômetros da estrada

As obras da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, na AMG-4030, no trecho que liga a sede do município de Marliéria ao Parque Estadual do Rio Doce (Perd), serão acompanhadas por um técnico, conforme o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O órgão também alega que o serviço está em andamento e sem paralisação ou desmobilização da empresa contratada, havendo apenas uma reprogramação de serviços.

As obras na estrada, que estavam paralisadas desde de 2012, foram retomadas em setembro de 2023. O projeto prevê implantação, pavimentação e recuperação viária nos 14,7 quilômetros da estrada, por meio do programa estadual Provias, com investimento da ordem de R$ 26 milhões.

No dia 14 de março deste ano, operários que atuavam nas obras foram atacados por um enxame de abelhas. No dia do incidente, o engenheiro João Lucas morreu depois de sofrer complicações causadas pelas picadas. Após o ocorrido, as obras foram suspensas para realização de estudos para verificar a melhor forma de garantir a segurança dos profissionais envolvidos no serviço.

Medidas
Por meio de nota, o DER reiterou que em relação à possível presença de novas colmeias silvestres, foi feita vistoria no entorno do traçado da rodovia. "A solução do DER-MG para a segurança dos trabalhadores e garantir o andamento dos serviços será a presença constante de um técnico de meio ambiente na frente de trabalho acompanhando os serviços, para identificar possíveis situações que mereçam atenção", diz a nota.

Projeto
Segundo dados do DER, a obra é dividida em dois segmentos: do km 0 ao km 7,5 é feita a implantação e pavimentação. E do km 7,5 ao km 14,7 é feita a recuperação funcional do trecho já pavimentado.

Com as melhorias, a estrada poderá impulsionar e contribuir com o fortalecimento turístico da região, principalmente com relação à visitação no Parque Estadual, além de conectar a BR-381 com a BR-262, por meio da rodovia LMG-760, acesso importante para a Zona da Mata.

Já publicado:

DER-MG anuncia retomada das obras da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio dentro de 30 dias

Obras na Estrada-Parque chegam ao quarto mês

Engenheiro morre atacado por abelhas selvagens nas obras da Estrada Parque em Marliéria

Deputado pede retomada das obras na Estrada Parque Bispo Dom Helvécio

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário