30 de abril, de 2024 | 12:00

Deputado pede retomada das obras na Estrada Parque Bispo Dom Helvécio

Divulgação
Celinho Sintrocel se reuniu com representante do DER para cobrar explicações sobre a paralisação das obrasCelinho Sintrocel se reuniu com representante do DER para cobrar explicações sobre a paralisação das obras

No dia 14 de março desse ano, as obras da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio (AMG-4030) – que conecta Marliéria ao Parque Estadual do Rio Doce (Perd) – foram paralisadas. Na ocasião, os operários foram atacados por um enxame de abelhas enquanto trabalhavam na pavimentação da Rodovia e o engenheiro João Lucas faleceu.

“A partir daí, reinou um clima de insegurança e medo por parte dos trabalhadores da Empresa, o que levou a Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica Ltda., responsável pelas obras, a desmobilizar do seu efetivo e a retirar as suas máquinas. Desde então, o deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) vem cobrando do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) a retomada das obras, com a devida segurança para os trabalhadores e usuários da Estrada”, divulgou a sua assessoria de comunicação do deputado.

Em reunião com o DER no dia 11 de abril, para discutir a interrupção, o diretor de Construção do DER, Anderson Tavares, afastou qualquer hipótese da suspensão ter acontecido em função da insatisfação da empresa com os valores do contrato, por problemas com licenciamento ambiental ou outro motivo.

Respondendo aos questionamentos de Celinho, Tavares informou que assim que soube do acidente despachou uma equipe de biólogos para o local do para avaliar os riscos e localizar as colmeias. Ao longo do trajeto da obra, foram localizadas quatro grandes colmeias – que podem causar novos acidentes.

Anderson Tavares informou que, atualmente, estão em andamento estudos para determinar os melhores procedimentos para lidar com essas colmeias, afastar o perigo e voltar com as obras no trecho.

“Enquanto isso, ele garantiu que a empresa já foi notificada e que poderá retomar os trabalhos a partir da outra extremidade, num trecho mais afastado do risco de ataques das abelhas”.

Diante dessa resposta, Celinho manifestou sua indignação protestando contra a demora para o reinício das obras. “Não é possível. Estamos com as obras paradas há quase dois meses. A empresa já foi notificada e autorizada a retomar os trabalhos. Se ela não consegue resolver um problema como esse, o DER tem que convocar uma nova empresa para assumir. Não faz o menor sentido ficar nesse compasso de espera”, reclamou o deputado.

Ao ser cobrado por Celinho de um acompanhamento mais amiúde da retomada por parte do DER, o diretor assumiu a responsabilidade de monitorar de perto o reinício e a evolução das obras e manter o deputado informado sobre o andamento os procedimentos adotados.

Veja mais:

Engenheiro morre atacado por abelhas nas obras da Estrada Parque
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário