CADERNO IPATINGA 2024

27 de março, de 2024 | 10:36

Ipatinga promove hoje audiência para tratar da concessão de água e esgoto na cidade

Arquivo DA
Concessão do serviço de água e esgoto em Ipatinga está vencido desde 2023 e nova concessão poderá ter participação de empresas interessadas em assumir o serviço, dentre elas, a própria CopasaConcessão do serviço de água e esgoto em Ipatinga está vencido desde 2023 e nova concessão poderá ter participação de empresas interessadas em assumir o serviço, dentre elas, a própria Copasa

Nesta quarta-feira (27), às 17h, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), promoverá no plenário da Câmara de Vereadores uma audiência pública para apreciação da minuta do Edital e Anexos da futura Concorrência Pública da Concessão dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água Potável e de Esgotamento Sanitário do município. A consulta foi aberta dia 6 de março, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.

Em nota, o secretário da Sesuma, Reginaldo Soares, faz apelo à população para que participe desse momento. “A conclusão desse processo tende a melhorar significativamente as condições sanitárias e de bem-estar, favorecendo nossa cidade inclusive em relação aos negócios, uma vez que implicará em melhores condições para o desenvolvimento de atividades econômicas”, reflete.

Durante a audiência serão apresentados os estudos contendo edital e anexos acerca da Concessão. Os ditames do certame obedecem às legislações municipais, estaduais e federais, com ênfase nas metas estabelecidas pela Lei Federal nº 11.445/2007, que “estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico", e principalmente pela Lei Federal nº 14.026/2020, que “atualiza o Marco Legal do Saneamento”.

Já publicado:
Novo edital prevê acesso do município para fiscalizar concessão de água e esgoto em Ipatinga

Consulta Pública

A consulta pública para o processo está aberta desde o dia 5 de março. Visando dar máxima publicidade à concessão e atendendo às disposições legais, a minuta do edital e anexos estão colocados em Consulta Pública. O conteúdo ficará disponível até o dia 5 de abril, no site da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br). As sugestões podem ser adicionadas no formulário para contribuições que pode ser acessado no endereço eletrônico http://cmdm.ipatinga.mg.gov.br/saneamento.

30 anos

Conforme já divulgado pelo governo, a concessão dos serviços dentro de novos padrões de exigência tem prazo previsto de 30 anos. "A proposta é que Ipatinga avance na solução de deficiências históricas relatadas pelos munícipes usuários dos serviços”, informa a nota do governo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wilson Anselmo Filho

28 de março, 2024 | 09:52

“Bom dia! Trocar a empresa Copasa por outra pode trazer prejuizo para os consumidores, é viável que atualizem o contrato de prestação de serviços, o produto recebido da copasa é de boa qualidade o que tenho a reclamar são os buracos feitos e a demora para concluir e quando termina o conserto colocam um asfalto tão alto que parece um quebra molas.”

Estranho

28 de março, 2024 | 09:32

“Prefeito e seus devaneios!!!!!! Este sujeito estará colocando os munícipes de Ipatinga em uma baita furada, caso a Copasa perca esta concorrência; só para refrescar a memoria, quem vencer esta licitação caso não seja a Copasa , terá que comprar agua da própria Copasa, é uma conta que não fecha e também é querer ofender a inteligência dos munícipes!!!! O que mais me intriga é esta "INERCIA" destes vereadores, que não enxergam esta canoa furada que poderemos entrar.”

Carlos Silva Reis

28 de março, 2024 | 05:49

“Eu queria saber se o MPMG e entidades sérias da sociedade civil estão acompanhando esse processo, porque a depender da Câmara de Vereadores, os ipatinguenses estarão ferrados.”

Pagador de Impostos

28 de março, 2024 | 05:47

“Você que está aí lendo, não imagina o tamanho do problema que está se formando. No fim do ano, talvez com muita sorte (se reeleito), dentro de quatro anos esse atual prefeito estará fora da política. E nós, moradores de Ipatinga teremos um problema de 30 anos para resolver. Anotem.”

Verdade Nua e Crua

27 de março, 2024 | 16:55

“Briga com a copasa e quem paga o pato é o povo!!!
engraçado que só falta água nos bairros mais humildes, mas lembre-se prefeito que é na periferia em que tem mais voto.”

Helio Demétrio

27 de março, 2024 | 16:45

“Munícipes de Ipatinga, não vão na ideia que privatizar é a solução , no primeiro momento a empresa ganhadora faz uma diferenciada para vocês ficarem maravilhados, passa 1 ano vem aumento de tarifas de água e esgoto alegando que não está viável continuar com as tarifas baixas eles pegam um sistema pronto não investem em ampliações de redes d'água e esgoto e otratamento com o cidadão já é abusivo pesquisem onde foi privatizado , água é vida privatizar é”

Beduíno Ipatinguense

27 de março, 2024 | 12:31

“Graças a essa briguinha do prefeito com a Copasa falta água todo dia na minha caixa...hoje acabou cedo. Espero que volte de madrugada, como sempre ocorre...”

Gênero Paroli

27 de março, 2024 | 12:28

“Tem muita gente achando que a copasa vai sair e entrar outra, pelo que entendo o OBJETIVO é atualizar contrato concessão com as novas realidades de mercado, sabemos que a COPASA, tem deixado a desejar, não tem como o PODER PUBLICO cobrar contrato e maciota pra copasa, abrindo nova CONCESSAO, a copasa poderá participar com novas bases de cláusulas, novo formato que o PODER PUBLICO, possa fiscalizar e agir e não ficar engessado como está, a COPASA, nao está proibida de participar, se vai ganhar vai depender dela mesmo.
E isso que estou entendendo.”

Amilar

27 de março, 2024 | 11:55

“Bom dia.
Olha bem nao mecha em que está quieto....essa mudança quem vai pagar o erro é a população...”

Envie seu Comentário