06 de março, de 2024 | 09:00
Ipatinga abre consulta pública ao edital para nova concessão de água e esgoto
Município avança rumo à excelência em saneamento básico, com melhores e mais rígidos instrumentos de defesa dos interesses da população”, projeta o prefeito Gustavo Nunes
Arquivo DA
Conforme a administração municipal, a licitação dos serviços de água e esgoto está em plena conformidade com o novo Marco Legal do Saneamento, Lei nº 14.026, de 2020

O prefeito Gustavo Nunes anunciou nesta terça-feira (5) que o município de Ipatinga publicou, após cuidadosos estudos técnicos, diálogos com a comunidade e superar obstáculos inclusive de ordem judicial”, a consulta pública ao edital que vai reger a nova concessão para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade. Conforme ele acentuou, os padrões de exigência são bastante rígidos e o objetivo é que a população esteja melhor resguardada até mesmo em relação à definição de tarifas a serem cobradas.
A consulta pública à minuta do edital está disponível em anexo da matéria publicada no site oficial do município Ipatinga.gov.br.
As sugestões poderão ser feitas pelo período de 30 dias e devem ser encaminhadas para cmdm.ipatinga.mg.gov.br/saneamento ou oficializadas diretamente no setor de protocolo da Prefeitura de Ipatinga, por meio de formulário próprio disponibilizado no mesmo endereço. Findo o prazo, a Sesuma Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente apresentará resposta às contribuições aportadas no processo de Consulta Pública, jutamente com o texto definitivo do Edital.
A Prefeitura de Ipatinga anuncia com orgulho a iniciativa pioneira de Licitação dos Serviços de Abastecimento de Água e Coleta e Tratamento de Esgoto, marcando um passo decisivo na direção de um futuro mais sustentável e saudável para nossa cidade. Este projeto não apenas visa a modernização e expansão dos serviços essenciais de saneamento, mas também reforça nosso compromisso com o cumprimento rigoroso da legislação vigente e os princípios estabelecidos pelo Novo Marco do Saneamento Básico no Brasil”, comemora o prefeito Gustavo Nunes.
O chefe do Executivo ipatinguense ainda acrescenta: A importância deste projeto transcende a mera prestação de serviços; ele é um testamento do nosso compromisso em assegurar um meio ambiente saudável, melhorar a qualidade de vida de todos os ipatinguenses e promover a sustentabilidade urbana. Ao melhorarmos a infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário, estamos diretamente impactando a saúde pública, reduzindo riscos de doenças relacionadas à água e contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade”, frisou.
Marco Legal
Além dos benefícios imediatos à população - ressalta a administração municipal -, a licitação dos serviços de água e esgoto está em plena conformidade com o novo Marco Legal do Saneamento, Lei nº 14.026, de 2020.
Este Marco estabelece diretrizes fundamentais para a universalização do acesso ao saneamento básico, um direito essencial para o pleno desenvolvimento humano e econômico. Ao aderir a estas diretrizes, Ipatinga não apenas se posiciona na vanguarda do progresso socioambiental, mas também abre caminhos para atrair investimentos, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento local de maneira sustentável”, assinala Reginaldo Soares, secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
Ampla consulta
O processo de licitação é resultado de um esforço colaborativo, envolvendo ampla consulta pública e diálogo com diversos setores da sociedade, ressalta o governo municipal. É uma política pública construída sobre os pilares da transparência, participação e eficiência, garantindo que os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário atendam às necessidades presentes e futuras de nossa cidade”, salienta Everton Campos, secretário municipal de Governo.
A Prefeitura de Ipatinga convida toda a comunidade a se informar e participar ativamente desse processo transformador. Juntos, estamos não apenas cumprindo a lei, mas reafirmando nosso compromisso com a saúde, o meio ambiente e o futuro próspero de Ipatinga”, conclui
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Aníbal
06 de março, 2024 | 14:46Boa tarde.
Tem coisas mais importantes ....a copasa ja esta aqui há tempos”
The Rookie
06 de março, 2024 | 13:39Brigar com a Copasa é fácil, mas cogitar a falar mal da Saritur, empresa essa que mantém onibus velhos, linhas sem sentidos, horario todo errado, sem menor condição de rodar, ele fica calado, mas para os alienados tá tudo bem, esses governantes que ganham nosso dinheiro para propor coisas imbecis como essa é de doer, igual uma outra que teve a brilhante ideia de proibir sal nas mesas dos restaurantes, é muito tempo atoa, viu. toma vergonha, prefeito, foca em coisa que a cidade realmente precisa.”
Oliveira
06 de março, 2024 | 13:18A agua da Copasa é de excelente qualidade. Aí tem interesses...”
Oliveira
06 de março, 2024 | 13:15Prefeito, onde será retirada a água? Da Copasa em Coronel Fabriciano que atende a todo o vale do aço? Sendo assim, aumentará os custos e a população será prejudicada.”
Rodrigo
06 de março, 2024 | 09:54Já debatemos esse assunto por aqui e até hoje eu e vários cidadãos de Ipatinga ainda não conseguimos enxergar o real motivo dessa birra (coisa de criança) do atual mandatário da prefeitura com a Copasa . A empresa não é a melhor como todas as empresas mas presta um bom serviço. Agora eu gostaria de saber do prefeito porquê ele não compra briga com a SARITUR? Empresa que causa transtornos físicos e psicológicos com seus ônibus velhos, lotados , atrasados e que continuam dando prejuízos para a cidade de Ipatinga mantendo seus emplacamentos em outra cidade. Um absurdo essa contradição. Se for pra fazer uma chamada para a população se expressar, porque não abre uma consulta geral? Tipo, o que vc acha que está errado em nossa cidade?
Como vc gostaria que fosse tratado essa situação?
Que a Copasa permaneça em Ipatinga.”
Aqui e Copasa
06 de março, 2024 | 07:52Com essa gestão, alguém tem duvidas de quem ira ganhar????”
Lucimar Vasconcelos
06 de março, 2024 | 07:34Em todas as cidades que houve troca foi pior para a população. Que esse edital realmente tenha sido elaborado com muita competência e não para beneficiar o capitalismo selvagem.”
Zé Doido
05 de março, 2024 | 23:02?gua não é mercadoria.
A Copasa tem problemas sim, problemas de gestão, a empresa é lucrativa e é dopovo minério, vamos lutar pela melhoria dos serviços da Copasa, defendamos a Copasa, pois se está ruim com ela, muito pior sem ela.
#CopasaÉDosMineiros
#ForaPrefake
#PrefeitoFantoche
#PrefeitoMarionete”