26 de fevereiro, de 2024 | 18:05
Estado confirma primeiras mortes por dengue e chikungunya no Vale do Aço em 2024
Divulgação
Conforme os dados divulgados pela SES-MG, o Vale do Aço tem 19.394 casos de dengue e chikungunya em 2024
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço Conforme os dados divulgados pela SES-MG, o Vale do Aço tem 19.394 casos de dengue e chikungunya em 2024
Por meio do Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou as primeiras mortes por dengue e chikungunya na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).
A atualização dos dados foi feita nesta segunda-feira (29). Conforme o painel, o óbito por dengue ocorreu em Coronel Fabriciano, e a vítima é uma criança do sexo masculino, paciente de uma doença hematológica, que compromete a produção dos componentes do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, gerados na medula óssea. A estatística mostra, ainda, que o óbito foi registrado na 3ª semana epidemiológica do ano, de 14 a 20 de janeiro.
Em relação ao óbito por chikungunya, trata-se de um idoso com mais de 80 anos, sem comorbidades e residente no município de Timóteo. O óbito teria ocorrido na 2ª semana epidemiológica, entre os dias 7 e 13 de janeiro.
Vale ressaltar que, conforme o Estado, os dois óbitos estão em processo de encerramento, podendo sofrer reclassificação nos próximos dias”.
Casos no Vale do Aço
Ao todo, 35 municípios estão sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano. Em toda regional, são 13.802 casos de chikungunya confirmados e outros 5.592 casos de dengue. Também são investigados 14 óbitos por cada doença.
Vacinação
Os dois municípios receberam a vacina Qdenga, que chegou ao Vale do Aço na última sexta-feira (23), conforme já divulgado pelo Diário do Aço. Timóteo teve acesso a 1.967 doses e confirmou que iniciará a vacinação nesta terça-feira (27). Outras 2.691 doses foram direcionadas para o município de Coronel Fabriciano, que ainda não estipulou uma data para o início da imunização.
Stop
26 de fevereiro, 2024 | 21:25E nosso excelentíssimo em um rolê aleatório, Outubro estar ai a resposta vai ser nas urnas”