DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

31 de janeiro, de 2024 | 14:30

Suspeita de dengue: morte de criança de 8 anos em Ipatinga é investigada pela Funed

Divulgação
Neste mês de janeiro, Vale do Aço apresentou uma média de 198 casos de dengue e chikungunya por dia Neste mês de janeiro, Vale do Aço apresentou uma média de 198 casos de dengue e chikungunya por dia

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, investiga o óbito de uma criança de 8 anos, moradora de Ipatinga, com suspeita de dengue. A administração ipatinguense confirmou que amostras foram encaminhadas para exames na instituição estadual. (Leia a nota na íntegra no fim da matéria).

A menina estava internada no Hospital Márcio Cunha, onde faleceu na última segunda-feira (29). De acordo com o governo de Minas, “os óbitos com suspeita de arboviroses têm 60 dias, a partir da data de notificação, para serem investigados e encerrados”.

Esse caso se soma a mais quatro óbitos sob suspeita de arboviroses na região. Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), há outras duas mortes com suspeita de dengue e duas com suspeita de chikungunya.

Com 1.342 casos confirmados de dengue e 4.593 de chikungunya, o Vale do Aço e o Colar Metropolitano apresentam uma média de 197,83 casos das doenças por dia. Há ainda 3.255 casos prováveis de dengue e outros 5.599 de chikungunya.

Outros casos sob investigação
Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, a morte da jovem Maria Elisa Bicalho Lessa, de 17 anos, de Timóteo, também é investigada pela Funed. Ela morreu na madrugada do dia 9/1.

Outra moradora de Timóteo, Cristiane Vanessa Freitas, de 39 anos, também faleceu sob suspeita de dengue. Ela era dona de uma academia no bairro Alto Serenata. Cristiane estava grávida e, na semana que antecedeu sua morte, foi necessário fazer o parto com sete meses de gestação.

Houve também uma morte sob suspeita de chikungunya em Coronel Fabriciano. O médico Raul da Cunha Pereira Filho, 60 anos, foi sepultado no dia 20/1, no cemitério Parque Vale da Saudade, em Coronel Fabriciano. Havia suspeitas que a morte poderia ter sido por complicações por chikungunya, e que a doença teria atacado os rins do médico. Em entrevista ao jornal Diário do Aço, a mulher de Raul, Amelina S. Pimenta Cunha, afirmou que “foi comprovado por exames laboratoriais que ele teve chikungunya e que esse foi o motivo [da morte]”.

Íntegra da nota da PMI
“A Secretaria de Saúde de Ipatinga informa com pesar o falecimento de uma criança de 8 anos na noite desta segunda-feira (29), com suspeita de dengue. Ressaltamos que o caso está sob investigação, e os exames de confirmação foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Expressamos nossos sentimentos à família e reforçamos nosso compromisso em fornecer informações precisas assim que disponíveis”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marley

01 de fevereiro, 2024 | 09:10

“? dona CIFRA NEGRA.!
A coisa está ficando fora de controle , a região não tem quem manda e muito menos quem obedece.
O hospital não tem condições de cuidar da saúde de tanta gente , mas do dinheiro que entra sim .
Agora é a dengue e chicucunhuya que dá Ibope e dinheiro .
A coisa está séria.
Vamos ficar de olho no acumulado sujeiras e locais de criadouro desse mosquito .
Calma , paciência e fé , vai melhorar.!”

Cifra Negra

31 de janeiro, 2024 | 23:16

“De acordo com a cifra negra esses números de dengue são muito superiores aos apenas 198 diários.
Só no prédio onde eu resido são 5 contaminações e em nenhum dos casos houve atendimento hospitalar. Duas dessas pessoas até tentaram mas devido a demora retornaram para suas casas.”

Envie seu Comentário