20 de janeiro, de 2024 | 07:53

Dnit contrata empresa para recuperar erosões formadas na BR-458

Alex Ferreira
No Km 133 da BR-458, essa erosão foi provocada pela vazante da Lagoa Silvana e, há dois anos, aguarda providênciasNo Km 133 da BR-458, essa erosão foi provocada pela vazante da Lagoa Silvana e, há dois anos, aguarda providências
Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Mesmo depois de muita reclamação de usuários, a BR-458 enfrenta problemas com erosões que continuam sem reparo e geram preocupação a quem passa pela via. Há risco de acidente e até mesmo de interdição da rodovia entre os Kms 113 e 114, em Iapu, e no Km 133, em Ipaba.

A erosão que se formou na margem direita do Km 133, entre Caratinga e Ipaba, é um problema que se arrasta desde janeiro de 2022. Enquanto isso, entre os Kms 113 e 114 (Iapu), uma erosão aguarda providências desde 2018 e se agrava à medida que o tempo passa, mesmo com um desvio construído ao lado.

Procurada pela reportagem do Diário do Aço nesta sexta-feira (19) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que uma empresa foi contratada para executar as ações de manutenção e conservação rotineiras do trecho. “A empresa deve iniciar nos próximos dias os serviços de melhorias no pavimento com foco na recuperação das erosões”, afirmou.
Enviada por leitor
Entre os Kms 113 e 114 da BR-458, o problema começou em 2018, piorou com o passar do tempo e até hoje aguarda soluçãoEntre os Kms 113 e 114 da BR-458, o problema começou em 2018, piorou com o passar do tempo e até hoje aguarda solução

Andamento
Em setembro de 2023, o Dnit foi procurado pelo jornal para informar soluções para a erosão que já se formou no Km 133 da BR-458, estrada que liga o Vale do Aço à BR-116. À época, o departamento alegou que havia uma expectativa em iniciar os reparos no mês de outubro daquele ano, o que não ocorreu. O problema foi provocado no período chuvoso de 2022, quando o córrego formado pela vazante da lagoa Silvana encheu e carregou parte da encosta onde está construída a rodovia.

Iapu
Tendo em vista que entre os Kms 113 e 114 da rodovia o problema também é antigo, o Diário do Aço também já divulgou que 2022 que um desvio chegou a ser construído para as obras no local conhecido como “entrada dos Quinquins”. Desde então há promessas não cumpridas de solução para o trecho. Com isso, a erosão ainda é motivo de preocupação. O problema surgiu em 2018, quando um tubo tipo Armco, que canaliza o córrego sob a rodovia, cedeu.

Já publicado:
Edital para restaurar trecho da BR-458 com erosão em Ipaba é publicado pelo Dnit

Erosão na BR-458 completa um ano e sete meses, continua sem reparo e situação se agrava

Erosão em trecho da BR-458, em Iapu, está a cada dia pior
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Comentários

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Tatu

20 de janeiro, 2024 | 10:01

“A cobrança do IPVA deveria ser na mesma morosidade. Este país é uma vergonha. Coisas simples com tanta burocracia.”

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