20 de janeiro, de 2024 | 07:53
Dnit contrata empresa para recuperar erosões formadas na BR-458
Alex Ferreira
No Km 133 da BR-458, essa erosão foi provocada pela vazante da Lagoa Silvana e, há dois anos, aguarda providências
Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço 
Mesmo depois de muita reclamação de usuários, a BR-458 enfrenta problemas com erosões que continuam sem reparo e geram preocupação a quem passa pela via. Há risco de acidente e até mesmo de interdição da rodovia entre os Kms 113 e 114, em Iapu, e no Km 133, em Ipaba.
A erosão que se formou na margem direita do Km 133, entre Caratinga e Ipaba, é um problema que se arrasta desde janeiro de 2022. Enquanto isso, entre os Kms 113 e 114 (Iapu), uma erosão aguarda providências desde 2018 e se agrava à medida que o tempo passa, mesmo com um desvio construído ao lado.
Procurada pela reportagem do Diário do Aço nesta sexta-feira (19) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que uma empresa foi contratada para executar as ações de manutenção e conservação rotineiras do trecho. A empresa deve iniciar nos próximos dias os serviços de melhorias no pavimento com foco na recuperação das erosões”, afirmou.
Enviada por leitor
Entre os Kms 113 e 114 da BR-458, o problema começou em 2018, piorou com o passar do tempo e até hoje aguarda solução

Andamento
Em setembro de 2023, o Dnit foi procurado pelo jornal para informar soluções para a erosão que já se formou no Km 133 da BR-458, estrada que liga o Vale do Aço à BR-116. À época, o departamento alegou que havia uma expectativa em iniciar os reparos no mês de outubro daquele ano, o que não ocorreu. O problema foi provocado no período chuvoso de 2022, quando o córrego formado pela vazante da lagoa Silvana encheu e carregou parte da encosta onde está construída a rodovia.
Iapu
Tendo em vista que entre os Kms 113 e 114 da rodovia o problema também é antigo, o Diário do Aço também já divulgou que 2022 que um desvio chegou a ser construído para as obras no local conhecido como entrada dos Quinquins”. Desde então há promessas não cumpridas de solução para o trecho. Com isso, a erosão ainda é motivo de preocupação. O problema surgiu em 2018, quando um tubo tipo Armco, que canaliza o córrego sob a rodovia, cedeu.
Já publicado:
Edital para restaurar trecho da BR-458 com erosão em Ipaba é publicado pelo Dnit
Erosão na BR-458 completa um ano e sete meses, continua sem reparo e situação se agrava
Erosão em trecho da BR-458, em Iapu, está a cada dia pior
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Tatu
20 de janeiro, 2024 | 10:01A cobrança do IPVA deveria ser na mesma morosidade. Este país é uma vergonha. Coisas simples com tanta burocracia.”