10 de janeiro, de 2024 | 07:06
Ministério dos Transportes avalia construção de faixas adicionais na BR-381
Movimento Pró-Vidas
Obra pode dar uma aliviada em parte dos problemas enfrentados pelos motoristas que trafegam pela rodovia

O Movimento Pró-Vidas da BR-381 informou, nesta terça-feira (9), que o Ministério dos Transportes solicitou uma avaliação técnica para o pedido de abertura de novas faixas de trânsito, nos dois sentidos da BR-381, no trecho entre o anel rodoviário (Km 457) e o Posto Fumaça (Km 444). A notícia é recebida como uma primeira conquista, entre as várias reivindicações feitas pelo grupo.
Em dezembro de 2023, líderes do movimento foram até Brasília para participar de reuniões e discutir sobre a necessidade de mudanças no edital do leilão de concessão da BR-381. Entre as agendas, o movimento solicitou atenção para o gargalo que se tornou a rodovia na saída de Belo Horizonte, reivindicando a construção de faixas adicionais para desafogar o trânsito no local.
E nesta terça-feira, o coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, informou que recebeu uma resposta do gabinete do Ministério dos Transportes, dizendo que a solicitação foi encaminhada à Secretaria Nacional de Transportes Rodoviários e ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), para avaliação técnica da solicitação de construção de faixas nos dois trechos.
"Esta reivindicação foi articulada pelo Movimento Pró-Vidas da BR-381, com o apoio de 28 prefeitos, 28 presidentes de Câmaras, três Associações de Municípios, 14 entidades, além do Sindicato dos Transportadores de Carga e Logística de Minas Gerais (SETCE-MG)", detalhou Clésio.
Na oportunidade, além da solicitação relativa ao gargalo da saída Belo Horizonte, os membros do movimento participaram de reuniões em outros órgãos federais pedindo ajustes no edital de concessão da BR-381, para atrair o interesse de empresas privadas na gestão da estrada. O atual edital teve três tentativas fracassadas, sendo adiado por falta de interessados.
Para o mês de fevereiro, estão previstos novos encontros do movimento, no Ministério de Transportes, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no Tribunal de Contas da União (TCU), para acompanhar a evolução das demandas apresentadas.
Já publicado sobre a BR-381
-Seis pessoas ficam feridas em acidente envolvendo quatro veículos na Ponte Torta da BR-381
-Risco geológico e desapropriações são apontados como pontos a serem revisados no edital da BR-381
-Lideranças solicitam ao governo federal investimentos e alterações no edital da BR-381
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Helby
10 de janeiro, 2024 | 20:54Uma rodovia do passado com carros e caminhões mais potentes maiores e em maior números um valor de grandes dimensões em arrecadação tanto para governo estadual como federal e o descaso destes governos a população deveria fechar a Br.381.”
Adão Dutra da Silva
10 de janeiro, 2024 | 20:18Essa br em nossa geração não vamos conseguir ver ela duplicada por que o custo é muito alto e a política é muito maior por exemplo quando aparece alguém que queira fazer alguma coisa vem oportunista pra tirar aproveita de uma forma ou de de outra, seja levar vantagem ou para atrapalhar, com medo de seus adversários.”
Rogério
10 de janeiro, 2024 | 18:58Simples de solução :
Todos estes políticos usarem a BR 381.
Deixarem de usar os avioes e afins, ( Mordomias ) que são pagos com o dinheiro dos nossos impostos....
Vao sentir na pele esta aventura de viajem.
Dai, a duplicação toma outra forma de solução...”
Alexandre Rodrigues do Nascimento
10 de janeiro, 2024 | 17:17Uma vergonha a situação da 381, bem como da maioria das estradas mineiras.
Detalhe: Estado que cobra IPVA enquanto o veículo está em atividade. Em outros Estados como SP ou BA é no máximo 20 anos”
Tião Marreta
10 de janeiro, 2024 | 14:39Ao invés de duplicar, irão fazer um puxadinho. Conclui-se que se duplicar, mata a galinha dos ovos de ouro e a fonte seca.
Fica aqui uma narrativa do Tropa de Elite 2 ( 2010 ): O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. E custa caro. Muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. O sistema é soda.”
Pedro Celestino Drumond Magalhães
10 de janeiro, 2024 | 12:50Duplicação já, chega de paliativas eleitoreiras, tomem vergonha políticos mineiros, façam algo por nós.”
Duplicação da Br 381 Já
10 de janeiro, 2024 | 12:24Já passou da hora de duplicar a BR 381. Nosso país está parado no tempo”
Marcelo
10 de janeiro, 2024 | 11:03Como dizia o Cap. Nascimento NUNCA SERÃO!
Nunca serão feitas obras nessa DESGRAÇA de estrada!”
Martinho Camilo
10 de janeiro, 2024 | 10:11Mais bla blá blá”
Edimir Rodrigues
10 de janeiro, 2024 | 09:18Totalmente errado gastar com paliativos em época eleitoral ao invés de duplicar definitivamente.”