
20 de dezembro, de 2023 | 13:25
Ipatinga intensifica ações de combate à dengue com mais dois carros fumacê
Divulgação
Com um total de quatro veículos, a iniciativa multiplica os esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya

Como prevenção contra o período chuvoso que se aproxima, o município de Ipatinga intensificou as medidas de combate às arboviroses, nesta quarta-feira (20), com a circulação de mais dois carros fumacê pelos bairros da cidade. Com um total de quatro veículos, a iniciativa multiplica os esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O prefeito Gustavo Nunes destaca a importância desse reforço. "Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estamos comprometidos em proteger nossa comunidade contra as arboviroses cuja incidência normalmente aumenta na chegada do verão. Esses novos carros fumacê são uma adição importante para combatermos o mosquito transmissor e prevenirmos surtos dessas doenças".
Desde o início do mês, a operação dos carros fumacê foi acionada com base nos resultados do último Levantamento de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Nesta quarta-feira (20), as ações se concentraram nos bairros Iguaçu, Imbaúbas, Areal, Bom Retiro e Bela Vista. Nesta quinta (21) as equipes estarão nos bairros Canaã e Bom Jardim. E na sexta-feira (22) será a vez do Canaãzinho, Caravelas, Esperança e Cidade Nobre. Na próxima semana os trabalhos prosseguem em novos bairros.
Horários
A Secretaria de Saúde enfatiza que os carros passam no fim da madrugada, por volta de 5h30, e ao entardecer, cerca de 18h30, períodos em que os mosquitos estão mais ativos. Além do trabalho nas ruas, a colaboração da população é crucial, mantendo cuidados em casa para evitar focos de reprodução do mosquito.
Veja também:
Com aumento dos casos de dengue e chikungunya, UBSs de Timóteo estendem horário de funcionamento
Vale do Aço tem mais um óbito de dengue confirmado
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Alemao
22 de dezembro, 2023 | 07:56Esses politicos fazem o trabalho dos municipes preguiçosos que nao limpam seu terreno acabam com o criadouro dos mosquitos. Mas esses politicos ganham algo pois foi confirmado pelas zoonoses que se prezam que o FUMACE nao acaba com o o mosquito femea e so o macho. Quem é infectado é a femea. Mas isso é a politica. A tal Marcela de Fabri nao mora qui em Fabriciano pois o fumace passa direto e reto. e sem aviso”
Marcela de Fabri
21 de dezembro, 2023 | 16:16Enquanto isso Fabriciano está abandonada pelo sistema de saúde. Um caos.
Pernilongo já está "carregando a gente".
Nesta atual gestão nunca vi carro fumace.”
Jns
21 de dezembro, 2023 | 10:44regulando a mixaria
anjos da guarda em expedição noturna
velam sonos púberes
espantando mosquitos
de cortinados e grinaldas
aparentemente, o sistema de pulverização do fumacê realizado quando São Pedro dorme e o relógio do céu ronca mecânico em algumas ruas do bairro Iguaçu, estava com a saída da mistura de produtos químicos entupida para não provocar nem cócegas nos poéticos mosquitos de Drummond
citações do poema casamento do céu e do inferno
de urso polar de itabira”