12 de dezembro, de 2023 | 10:31

Estudo aponta que Ipatinga e Fabriciano tiveram queda na violência doméstica, Timóteo seguiu caminho inverso

Arquivo DA
Apesar da queda, números ainda são considerados preocupantes e a média é de cinco agressões contra mulheres por dia em Ipatinga Apesar da queda, números ainda são considerados preocupantes e a média é de cinco agressões contra mulheres por dia em Ipatinga

O 12º Departamento de Polícia de Ipatinga divulgou, nesta terça-feira de manhã, dados estatísticos a pedido da imprensa, referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher. Os dados apresentam uma comparação entre os anos de 2020 e 2023 nas três maiores cidades do Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo), assim como em todas as sedes de regionais, que, além de Ipatinga, incluem as cidades de Caratinga, Manhuaçu, Ponte Nova, João Monlevade e Itabira. Além dos números absolutos, são apresentadas taxas para cada grupo de mil mulheres e uma média diária.

Ipatinga

Cidade com maior população na área do 12º DPC, Ipatinga, que tem aproximadamente 119.272 mulheres, apresentou uma taxa de 13,7 em 2023, o que significa que treze mulheres sofreram algum tipo de violência doméstica e familiar a cada grupo de mil mulheres.

O aspecto positivo é que a taxa, que era de 14,2 em 2022, reduziu para 13,7 em 2023, indicando uma ligeira queda. No entanto, os números ainda são preocupantes, visto que a média diária em 2023 é de 4,9 (cinco mulheres sofrem algum tipo de violência diariamente em Ipatinga).

Apenas em Ipatinga, foram registrados 1.644 casos junto à Polícia Civil e Polícia Militar. O mês de outubro foi o mais violento, com 194 casos, enquanto junho foi o menos violento, com 96 casos.

Os principais agressores continuam a ser o cônjuge ou companheiro, com 566 envolvidos, seguidos pelo ex-cônjuge ou ex-companheiro, com 458 envolvidos. A violência física lidera com 692 casos, enquanto a psicológica está logo atrás, com 600 casos.

Coronel Fabriciano

Na cidade vizinha, Coronel Fabriciano, a taxa para cada grupo de mil mulheres é de 11,7, com uma média diária de 2,3 mulheres agredidas. O mês mais violento foi março, e o menos violento foi novembro. A violência psicológica ultrapassou a física em 2023, com 257 casos em comparação com 246 casos da segunda. O aspecto positivo é que, assim como em Ipatinga, Cel. Fabriciano apresenta queda na taxa para cada grupo de mil mulheres, já que em 2022 a taxa era de 12,8.

Timóteo

No sentido oposto, Timóteo, apesar de ter uma taxa menor, com 10,9 para cada grupo de mil mulheres, foi a cidade que apresentou maior aumento em comparação com o ano de 2022, que era de 9,9. Assim, considerando que o mês de dezembro não está computado, essa taxa poderá aumentar ainda mais até o final do ano. Em Timóteo, assim como em Ipatinga, a violência física lidera a lista das violências, com 193 casos.





Regional

Na área do 12º Departamento de Polícia de Ipatinga, a maior taxa para cada grupo de mil mulheres, entre as cidades maiores, está em Ponte Nova, com 16,66.

Para o chefe do 12º Departamento de Polícia de Ipatinga, Delegado Geral Gilmaro Alves Ferreira, é importante a divulgação dos dados, abrindo sempre a discussão sobre a diversidade e a violência no âmbito social. “Busca-se constantemente envolver a sociedade no combate a qualquer forma de violência doméstica e familiar contra a mulher, algo que a sociedade não pode tolerar, mesmo que de forma inconsciente. Precisamos apoiar e expandir as políticas públicas, programas e estratégias que promovam a igualdade de gênero nas normas, atitudes e, principalmente, nos comportamentos sociais”, conclui.

Veja também:
-Mais de 3 mil medidas protetivas foram solicitadas na RMVA junto à PCMG nos últimos cinco anos
-Acidentes de trânsito em Ipatinga em 2023 já tiraram a vida de 28 pessoas e deixaram mais de 1.500 feridos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alex Araujo

12 de dezembro, 2023 | 14:18

“Esse Timóteo cada vez mais violento, em todas as áreas. Enquanto Ipatinga e Cel. Fabriciano reduziram, Timóteo aumenta. Mas olhando o lado bom é ver o índice diminuindo para a região, parabéns a todos os envolvidos das Delegacias de mulheres de Fabri e Ipa.”

Grão

12 de dezembro, 2023 | 11:19

“Se sua própria família te faz mal, sempre te crítica, te rebaixa e te desmerece, não espere tanto dos de fora. Se afastar não é se colocar em uma condição de soberba e sim de preservar sua saúde, mental e seu psicológico, perdoa e segue, buscando seu auto conhecimento, trabalhando em si mesma, e acreditando que tudo vai passar, aprenda com os erros, as más escolhas e refaça seu caminho sem prejudicar os outros e se culpar...”

Envie seu Comentário