
10 de dezembro, de 2023 | 15:57
Acidentes de trânsito em Ipatinga em 2023 já tiraram a vida de 28 pessoas e deixaram mais de 1.500 feridos
Divulgação CBMMG
Ipatinga registrou mais de quatro mil acidentes de trânsito este ano; É a oitava cidade com maior número de acidentes em Minas Gerais

Em 2023, Ipatinga já registrou 4.020 acidentes automobilísticos, ocupando atualmente a oitava posição no estado, atrás de Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Uberaba e Montes Claros. Dentre esses acidentes, 83,34% foram classificados como leves, enquanto 15,73% foram considerados graves. O ano de 2023 apresenta uma leve estabilidade em comparação a 2022, quando foram registrados 4.122 acidentes automobilísticos.
As ocorrências de 2023 representam 2,44% do total do estado de Minas Gerais. Os dados constam em um levantamento feito pelo 12º Departamento de Polícia Civil. Os números servem como amparo para desenvolvimento de políticas públicas visando melhoria e humanização do trânsito urbano.
Entre as ocorrências, a colisão frontal é a mais perigosa, envolvendo apenas veículos automotores, com 742 acidentes; a colisão lateral registrou 908 casos, ficando atrás do choque com 1.132 ocorrências policiais.
Os automóveis representam 64,84%, seguidos pelas motocicletas com 20,79%, caminhões com 4,37%. As bicicletas aparecem em sexto lugar, contribuindo com 1,88% dos acidentes. Dos 4.020 acidentes registrados, houve o envolvimento de 7.210 veículos.
Do total de sinistros, saíram 1.272 vítimas com lesões leves e 241 com lesões graves. Houve também o registro de 14 óbitos nos locais dos acidentes e mais quatro pessoas tiveram quadro de saúde agravado, com evolução para óbito, perfazendo 28 vidas perdidas em consequência dos acidentes na área urbana de Ipatinga.
Outro dado que chama a atenção é o baixo índice de acidentes envolvendo veículos de aprendizagem, com apenas sete casos em todo o ano, embora ainda tenha havido um aumento, uma vez que em 2022 foram registrados apenas cinco casos. Os veículos alugados representaram 3,98% dos acidentes, com 281 veículos envolvidos.
Mês e local de incidência
O mês de julho de 2023 foi o mais violento no trânsito, com 427 registros de acidentes, enquanto janeiro foi o mês menos violento, com 292 ocorrências.
A avenida Selim José de Sales, entre os bairros Canaã e Bethânia, continua a ser a via com maior índice de acidentes automobilístico.
Impactos sociais e econômicos
O delegado Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, Gilmaro Alves Ferreira, destaca que o índice de acidentes não pode ser analisado de forma isolada, devido aos diversos fatores que podem influenciar, tais como o número de veículos em uma cidade, a infraestrutura viária, o comportamento dos motoristas, as condições meteorológicas, a iluminação nas vias, o desenho urbano e as condições dos veículos, entre outros.
É crucial realizar um trabalho de conscientização dos motoristas para reduzir esses números, uma vez que isso certamente também impacta a saúde pública de uma cidade, dado que os atendimentos geralmente são conduzidos pelo Sistema Único de Saúde”, enfatizou.
O delegado acrescenta que os acidentes acarretam custos significativos para a sociedade, tanto em termos pessoais quanto econômicos. Portanto, é imperativo adotar medidas que visem à prevenção, contribuindo não apenas para a segurança nas vias, mas também para a redução dos encargos relacionados a esses eventos”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
João Torres
11 de dezembro, 2023 | 08:27Parabéns ao jornal e as polícias pela abertura total desses dados. Até pouco tempo atrás não se tinha um panorama tão aprofundado. A transparência é o início das mudanças que vem passando nossas forças de segurança. Parabéns a Polícia Militar e a Polícia Civil.”
Pablo
10 de dezembro, 2023 | 16:38Alguma política pública para melhorar o trânsito de Ipatinga e reduzir o número de acidentes? Ou temos um prefeito negacionista que acha que isso é bobagem?”
Pedestre
10 de dezembro, 2023 | 12:41Em Ipatinga reina a cultura do motor...vc só é bem visto e aceito socialmente se vc tem carro e moto, se não tem é um Zé ninguém...daí todo mundo se esforça pra ter um veículo, e o resultado disso são ruas e avenidas lotadas de veículos e condutores sem carteira, com carteira comprada ou mesmo sem condições psicológicas de dirigir...e tome atropelamento de idosos, colisão com postes/muros e outras coisas paradas, carros batendo de frente, caindo em galerias de esgoto... enfim, chegará o dia que o trânsito de Ipatinga será disparado a coisa que mais mata na cidade...mais q doenças, crime, suicídio, mal súbito e outras causas juntas...Só esperar pra ver.”
Pamonha
10 de dezembro, 2023 | 10:00INFELIZMENTE IPATINGA VIROU TERRA SEM LEI NO TRÂNSITO, NINGUÉM RESPEITA NADA, MOTOCICLISTA FAZENDO COISAS DO ARCO DA VELHA, CICLISTAS, PEDESTRES, TODOS QUERENDO SER MAIS ESPERTOS QUE O OUTRO.”