18 de outubro, de 2023 | 15:53
Cobrança do pedágio na BR-116, em Inhapim, e em outros trechos da concessão tem data definida
ANTT autorizou cobrança de tarifa nas praças de pedágios em Itaguaí, na BR-493/RJ, e nas praças da BR-116/MG em Leopoldina, Laranjal, São João do Manhuaçu, Santa Bárbara do Leste, Inhapim e Engenheiro Caldas
A partir do dia 27 deste mês terá início a cobrança de pedágio na BR-116, na Vila Marques, em Inhapim. Com isso, motoristas que trafegam do Vale do Aço em direção à Zona da Mata mineira, pela BR-116, devem ficar atentos. A informação foi divulgada pela empresa EcoRioMinas, do grupo EcoRodovias Concessões e Serviços S.A, responsável pela administração do sistema rodoviário Rio de Janeiro Governador Valadares, formada por trechos da BR-116, BR-465 e BR-493.
Na deliberação nº 352, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (16), a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da cobrança da tarifa nas praças de pedágio de Itaguaí na BR-493/RJ (Km 112+500), e na BR-116/MG, nos municípios de Leopoldina (Km 784+320), Laranjal (Km 724+020), São João do Manhuaçu (Km 610+940), Santa Bárbara do Leste (Km 551+800), Inhapim (Km 488+700) e Engenheiro Caldas (Km 433+600).
Valores
Conforme a EcoRioMinas, os valores praticados têm variações de acordo com a praça de pedágio. Para veículos de passeio, a tarifa varia entre R$ 8,90 e R$ 13,30. Motocicletas, motonetas, bicicletas a motor, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático são isentos da tarifa de pedágio. Os valores foram calculados pela ANTT e levaram em consideração o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), com vista à recomposição tarifária, mais arredondamentos. Para veículos comerciais ou caminhões com dois ou mais eixos, a tarifa é igual ao número de eixos, multiplicado pelo valor da tarifa básica”, explicou.
Material informativo
A concessionária ainda informou que distribuirá material informativo nas cabines dos pedágios para orientar os usuários sobre o início da operação. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800-116-0493 e 0800-116-0465 (Deficiente Auditivo).
Serviços
Segundo a concessionária, a cobrança das tarifas foi autorizada após a conclusão dos trabalhos iniciais realizados pela EcoRioMinas. Em um ano de operação, a concessionária gerou em torno de quatro mil empregos indiretos e cerca de 600 diretos, movimentando a economia dos dois estados, além de melhorias em diversas frentes de serviço, como recuperação de terraplenos e pavimento, implantação de defensas metálicas, sinalização horizontal e vertical, entre outras manutenções”, afirmou.
Formas de pagamento
De acordo com a EcoRioMinas, o usuário poderá realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou cartão de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. Também serão aceitas as modalidades DBTrans, Visa Vale e TAG de pagamento automático”, apontou.
Benefícios
Os usuários que trafegam nas rodovias administradas pela EcoRioMinas serão contemplados com dois benefícios tarifários: o Desconto Básico de Tarifa (DBT) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Para obter as vantagens, é necessário apenas ter instalado no veículo um TAG, chip eletrônico autoadesivo colado ao para-brisa, que permite que os veículos passem pela pista automática de cobrança de pedágio.
Leilão
Em maio de 2022, o grupo EcoRodovias venceu o leilão da concessão à iniciativa privada do sistema rodoviário Rio de Janeiro Governador Valares, formada por trechos da BR-116, BR-465 e BR-493. Já em junho do ano passado, a ANTT aprovou, na Reunião de Diretoria (Redir), a homologação do resultado do leilão de concessão do sistema rodoviário das BR-116/465/493/RJ/MG.
Investimentos
A primeira intervenção da concessionária foi o recapeamento asfáltico da BR-116 e instalação de bases de apoio ao usuário da via, em alguns trechos.
Os investimentos que a empresa vencedora deverá realizar, ao longo dos 30 anos de concessão, somam R$ 11,3 bilhões. As despesas operacionais custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias são estimadas em R$ 9,8 bilhões. O contrato de concessão é de 30 anos e o sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 quilômetros.
Já publicado:
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20 de outubro, 2023 | 04:1812,20 ida e volta 25,00 meu Deus, sem duplicação e ainda voltou os radares.pra mim Roubo qualificado com a benevolência do governo, quem mora em inhapim e tem parentes ou terreno em dom cavati e região.ou muda ou vende o terreno, se nao vai ter que dar o terreno pra ecoriominas.cade os políticos da região”
Tinho Mortadela
19 de outubro, 2023 | 23:04A vida cobra seus pedágios com devidos reajustes a cada tempo e em cada estação.”
Pedro Paulo Lopes Junior
19 de outubro, 2023 | 21:02já é tanto imposto e ainda temos que pagar isso. só falta pagar taxa na upa também.”
Marley
19 de outubro, 2023 | 18:49A duplicação da BR .?
Pode esquecer .!
Daqui uns anos , Irão alegar falência e fecha tudo .Vai morar lá em outro país e pronto . Fica o povo a chupar os dedos .
Vê a BR 381 de BH a GV . Cadê a duplicação .? Já falaram que acabou o dinheiro .
Vamos sustentar esse sistema até morrer .
Espero que não aconteça , mas é quase certo . Quando estiverem abarrotados de dinheiro , irão sair fora e deixa a bomba aí .
Só Jesus na causa .!”
Antonio M.
19 de outubro, 2023 | 17:57kkkkkkkk.....”
Flávio Barony
19 de outubro, 2023 | 13:30R$76,00 para percorrer 700Km sem estar duplicado ainda! Entre BH e SP são 600Km TOTALMENTE DUPLICADO e custa R$20,00! A diferença é simples: no trecho da BR381 entre BHxSP o governo Federal fez a obra e depois passou para concessão.
Sabemos que o país não tem dinheiro para tudo, mas só o dinheiro do fundão de duas campanhas já tem o mesmo valor do que será investido em 30 anos desta obra!
O orçamento do Ministério do transporte ficou praticamente o mesmo em 10 anos! E veja se o orçamento do Congresso Nacional ficou ?congelado? nesse período...
Brasileiro precisa aprender tabuada e interpretação de texto, coisas básicas antes de votar...
Os ?politiqueiros? não tem dó do dinheiro público.
Sou extremamente revoltado com esse modelo "politiqueiro$"!”
Absurdo
19 de outubro, 2023 | 10:59Que absurdo os valores que vão ser cobrados, a rodovia nem duplicada é,
A Fernão Dias que ja é duplicada a anos tem um pedágio de preço único em todas as praças que
hoje é de apenas 2,90”
Pião Comum
19 de outubro, 2023 | 08:32Alguém tem pagar ,as contas dos politico trabalhadores de Brasília .”
Adão
18 de outubro, 2023 | 23:09Mais uma venda do "mito" pra pagarmos a conta por toda a vida!! Faz arminha que passa, Bolsonaro, um governo que fez o país regredir 40 anos em 4”
Antônio Clume
18 de outubro, 2023 | 19:49Praça de pedágios,deveria ter um valor menor que cinco,quatro e oitenta,para não pezar tanto no bolso,pedágios da Fernão dias ,na maioria dois e oitenta,mais vamos repensar estes valores na Br 116”
Viewer
18 de outubro, 2023 | 17:36Em outras palavras, o pedágio vai ser cobrado, mas duplicação da estrada que é bom não vai ter.”