20 de setembro, de 2023 | 07:00

Cobrança do pedágio na BR-116 em Inhapim ainda está sem data definida

Reprodução/Super Canal
Os valores do pedágio ainda serão divulgados Os valores do pedágio ainda serão divulgados
Tiago Araújo - Repórter Diário do Aço
Motoristas que trafegam do Vale do Aço em direção à Zona da Mata mineira, pela BR-116, devem ficar atentos. Isso porque, em breve, começará a cobrança de pedágio, já que as praças estão praticamente prontas, como na Vila Marques, em Inhapim. No entanto, ainda não foi definida uma data para o início da cobrança nas praças de pedágio, nem divulgados os valores, conforme a empresa EcoRioMinas, do grupo EcoRodovias Concessões e Serviços S.A., responsável pelos serviços executados.

Ao todo, serão 12 praças de cobrança ao longo dos trechos concedidos, distribuídas da seguinte forma: BR-116/RJ: três praças de pedágio localizadas em Viúva Graça, Viúva Graça (B) e Magé. BR-493/RJ: duas praças de pedágio localizadas em Itaboraí e Itaguaí. BR-116/MG: sete praças de pedágio localizadas em Leopoldina, Bom Jesus da Cachoeira, Miradouro, Orizânia, Santa Bárbara do Leste, Inhapim e Governador Valadares, conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Leilão
Em maio de 2022, o grupo EcoRodovias venceu o leilão da concessão à iniciativa privada do sistema rodoviário Rio de Janeiro – Governador Valadares, formada por trechos da BR-116, BR-465 e BR-493. Já em junho do ano passado, a ANTT aprovou, na Reunião de Diretoria (Redir), a homologação do resultado do leilão de concessão do sistema rodoviário das BR-116/465/493/RJ/MG, conforme divulgado pelo Diário do Aço.

Investimentos
A primeira intervenção da concessionária foi o recapeamento asfáltico da BR-116 e instalação de bases de apoio ao usuário da via, em alguns trechos.

Os investimentos que a empresa vencedora deverá realizar, ao longo dos 30 anos de concessão, somam R$ 11,3 bilhões. As despesas operacionais – custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias – são estimadas em R$ 9,8 bilhões. O sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 quilômetros.

Melhorias
Segundo o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias incluem 309,52 km de obras de duplicação, 245,32 km de faixas adicionais, 61,32 km de vias marginais, 28 dispositivos em desnível, 775 melhorias de acessos, 65 passarelas, 68 passagens de fauna, entre outros. Em relação ao financiamento das melhorias projetadas para a rodovia, a fonte do recurso serão os pedágios.



Já publicado:
Tarifas de pedágios previstos na BR-381 têm valores reduzidos em média de 10%
Praça de pedágio começa a ser construída em trecho da BR-116 em Inhapim
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Comentários

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Monica Paes da Fraga Silva

12 de outubro, 2023 | 10:57

“R$ 13,00 CADA PEDAGIO, ISSO É UM ASSALTO DESCARADO E APROVADO PELAS AUTORIDADES”

Rita

22 de setembro, 2023 | 21:51

“Parabéns!!! Minha opinião: Só assim para evitar tantos acidentes, ter uma viagem mais tranquila com nossa família e evitar tantos carros rodando nas BRs sem necessidade...”

Ze do Frango

20 de setembro, 2023 | 17:46

“? a banana comendo o macaco !
Péssimas estradas !
Nada de duplicação !
E as praças de pedágio já estão prontas !
IPVA caríssimo, e mais impostos ...
A máquina pública não perdoa e só arrecada .
Estamos fodidos !!!”

Jarmiro Eber Freitas

20 de setembro, 2023 | 15:50

“"Alguns reclaman más quando é coisa boa ninguém elogia. Ecoriominas tá de parabéns 1viagem tranquila com nossa familia bases de apoio 24hrs muito bacana ###”

Silvana

20 de setembro, 2023 | 15:44

“Os valores de pedágio de onde moro q e 45 km até governador Valadares está muito caro, não só este dizer bem a verdade anda de carro com estes valores tá difícil..”

Gildázio Garcia Vitor

20 de setembro, 2023 | 14:22

“A praça de pedágio de Orizânia, está sendo instalada, na verdade, uns três Km após a divisa com São João do Manhuaçu, em direção à Realeza. Portanto, ela tem que ser identificada como a de São João do Manhuaçu.”

Evandro Alves

20 de setembro, 2023 | 11:58

“Mais uma vez, estão impondo mais uma concessão de rodovia pro trabalhador brasileiro pagar pedágio!!

O pior é que os donos destas "concessionárias" são os próprios políticos, que levantam financiamentos junto à União para fazer estas obras de enganar trouxa (recapeamento, sinalização, posto de atendimento, etc.) e passam a cobrar valores absurdos de pedágio para nós, contribuintes, mais uma vez, jogarmos nosso suado dinheiro nas mãos destes bandidos.

É UM ABSURDO!! JA QUE NOS IMPUSERAM MAIS ESTA CONCESSÃO PRA PAGARMOS PEDÁRIO, NÓS, DA REGIÃO, TEMOS QUE NOS MOVIMENTAR PRA EXIGIR QUE, NO MÍNIMO, ESTAS COBRANÇAS SEJAM EM VALORES QUE NÃO EXCEDAM A R$ 2,00 POR PRAÇA DE PEDÁGIO. MAIS QUE ISSO É INACEITÁVEL!!”

Pablo

20 de setembro, 2023 | 10:30

“O problema é sair de Ipatinga-MG sentido Inhapim-MG e ter de pagar para andar só 10km na rodovia, triste...”

Reginaldo

20 de setembro, 2023 | 07:47

“O mais importante que seria a duplicação não aconteceu e colocaram um monte de base de apoio que acho inútil.”

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