27 de setembro, de 2023 | 07:00

Eleição de conselheiros tutelares será no próximo domingo

Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Ipatinga convida população a participar do processo de escolha

Stéphanie Lisboa
''É muito importante a população saber quem são os conselheiros, participar do processo de escolha'', reforçou Leonardo Oliveira ''É muito importante a população saber quem são os conselheiros, participar do processo de escolha'', reforçou Leonardo Oliveira

O mês de outubro começa com uma responsabilidade importante para o cidadão. No próximo domingo, dia 1º de outubro, será realizada em todo o Brasil a eleição dos novos conselheiros tutelares. Em Ipatinga, serão 12 salas de votação, todas elas no Colégio Tiradentes, localizado na rua Caxambu, 61, Centro. A escolha dos membros dos Conselhos Tutelares terá início às 8h e será encerrada às 17h.

Poderão participar do pleito, escolhendo seu representante, todos os cidadãos maiores de 16 anos, eleitores do município, inscritos até o dia 3 de julho de 2023 e que se encontram em situação regular com a Justiça Eleitoral. Para votar, o cidadão deverá comparecer ao local de votação munido de documento oficial de identificação, com foto, e do título de eleitor.

Cada cidadão poderá votar em apenas um candidato. O voto é facultativo, mas o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ipatinga (CMDCA), Leonardo Oliveira, lembra da relevância da participação popular nessa escolha. “É muito importante a população saber quem são os conselheiros, participar do processo de escolha, para poder cobrar, para poder participar da política pública da criança e do adolescente”, disse.

Candidatos
Em Ipatinga são, ao todo, 18 candidatos. Antes que tivessem seus nomes anunciados, eles passaram por algumas etapas. “Chegaram nessa fase somente 18 candidatos. Iniciamos com mais de 60, aí tivemos uma prova objetiva sobre conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei municipal, conhecimentos gerais, depois uma prova de informática, um teste psicológico, para chegar a esse momento agora”, detalhou Leonardo. Neste domingo, serão escolhidos dez conselheiros efetivos. Os eleitos cumprirão mandato de quatro anos, de 2024 a 2027, e receberão remuneração pelo trabalho.

Função
O Conselho Tutelar e, consequentemente, os conselheiros têm papel fundamental na proteção dos direitos da criança e do adolescente. Sua missão é fortalecer o acesso a direitos previstos pelo ECA, como o direito à educação, acesso à saúde, direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação. E nesse desafio, diariamente, os profissionais lidam com diversas situações, acompanhando desde casos mais simples até situações mais complexas.

“O papel do Conselho Tutelar é como se fosse um ‘Procon’ do Direito da Criança e do Adolescente. As atuações vão desde às situações mais simples, como um aconselhamento, como por exemplo uma criança que está com muita falta na escola. O Conselho Tutelar vai convidar aquele pai e aquela mãe para estar presente no Conselho para adverti-los. Mas também em situações mais graves, como o abuso sexual”, informou o presidente do CMDCA de Ipatinga.

Veja quem são os candidatos em Ipatinga

- 01 Adna Márcia
- 02 Alessandra Pires
- 03 Elisângela Batista
- 04 Eliuenay Bernardes (Nay)
- 05 Érico Lisboa
- 06 Flavia Faier
- 07 Helvânio Alexandre
- 08 Isabel Cristina (Tina)
- 09 Janaína Rodrigues
- 10 Jaqueline Brandião
- 11 Jéssica Rosa
- 12 Júnia Reis
- 13 Mariana Oliveira
- 14 Pâmela Taty
- 15 Rejania Cavalcante
- 16 Warley André
- 17 Willian Prehl
- 18 Ziel “Bethânia”

Veja também:
Saiba quem são os candidatos na eleição para Conselheiro Tutelar em Coronel Fabriciano dia 1º de outubro
Escolha de conselheiros tutelares é um direito da população



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sincerona

27 de setembro, 2023 | 12:27

“Tá aí uma instituição que deveria passar por uma reformulação e gestão de pessoas. Pq o que tem de crianças que são agredidas e violentadas, e só tomam providenciar quando a criança já estar morta. Vai contra a missão e princípios da instituição que seria zelar e proteger as crianças.”

Envie seu Comentário