13 de setembro, de 2023 | 08:55
Saiba quem são os candidatos na eleição para Conselheiro Tutelar em Coronel Fabriciano dia 1º de outubro
Divulgação
Para votar, o cidadão deve comparecer ao local de votação, com seu título de eleitor e documento oficial com foto

Coronel Fabriciano prepara a eleição dos novos Conselheiros Tutelares do município no próximo dia 1º de outubro. O pleito ocorre também em todo o Brasil, conforme já noticiado pelo jornal Diário do Aço. O processo é organizado pela Comissão Especial do Processo de Escolha, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoiadas pela Prefeitura e pela Justiça Eleitoral.
Em Fabriciano são, ao todo, 14 candidatos que concorrem a cinco vagas de titulares e cinco vagas de suplentes para a composição do Conselho. O mandato vai de 2024 a 2027. Em toda a cidade, serão 14 locais de votação, totalizando 47 urnas. O processo ocorrerá das 8h às 17h.
Poderão votar eleitores de Coronel Fabriciano, inscritos na justiça eleitoral no município até o dia 3 de julho, já as pessoas que trocaram de domicílio depois desta data e está com situação irregular junto à justiça eleitoral, não pode votar.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade para cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente. É papel do conselheiro, proteger esse público de diversas violações e ameaças como: criança desacompanhada em um bar ou na rua sem o consentimento do responsável; abuso sexual; violência física, psicológica ou moral. Assim, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto, artigos 95 e 136, conforme preconiza a Lei n° 8,069 de 13 de julho de 1990.
Conforme a Secretária de Governança de Assistência Social, Leticia Godinho, apenas 5% do eleitorado comparece historicamente para votar nessa eleição. A gente precisa aumentar essa quantidade de votação, pois, o conselheiro é uma autoridade e tem a responsabilidade de garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam de fato cumpridos. Eles, são fundamentais para a proteção deste público, por isso, que é tão importante a gente ir às urnas no dia 1º de outubro, exercer esse ato de cidadania e de participação social”, resume.
Como o cidadão poderá votar para conselheiro tutelar?
Para votar, o cidadão deve comparecer ao local de votação, com seu título de eleitor e documento oficial com foto. O eleitor pode escolher apenas um nome para receber seu voto dentre os 14 candidatos. O voto é direto e secreto. As listas com candidatos e locais de votação estão sendo publicadas nas redes sociais e site da Prefeitura e, também estão sendo espalhadas em toda a cidade, nos serviços públicos e no comércio.
Veja quem são os candidatos em Coronel Fabriciano
Relação de candidatos:
Adair de Carvalho N° 101
Alessandro Silva- Preciso de você - N° 111
Djalma Eugênio - N° 133
Adair de Carvalho N° 101
Dora do Conselho - N° 150
Erick Gomes - N° 123
Gleice Ferreira - N° 303
Keilen Martins - N° 119
Laci Ferreira - N° 300
Letícia Cristina - N° 651
Marquinhos Lima - N° 222
Missionária Lidiane- N° 444
Rian Carlos - N° 200
Roberta Oliveira Silva- N° 456
Waldecy Lopes- Dê- N° 799
Informações:
Dúvidas e informações pelo telefone: 3406 7400.
Diário do Aço


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zezé
29 de setembro, 2023 | 20:59Uai Jr?!, pq você não se candidatou? Faz críticas mas não se apresenta pra mudar o rumo das coisas, assim fica difícil não é? Vereadores Adriano Martins e Ney Oliveira fizeram um bom trabalho frente ao Conselho Tutelar da cidade.”
Observação
28 de setembro, 2023 | 11:46Onde fica a informação a respeito dos devidos candidatos, como ficha, formação, propostas etc?!!”
Jr
13 de setembro, 2023 | 13:51Que saudades do tempo em que pra ser Conselheiro Tutelar o requisito era ter trabalhado com crianças.
O que vemos hoje são "pseudos candidatos'' com o unico intuito de fazerem o Conselho de trampolin para candidaturas de vereador!Primeiro foi o atual Vereador e Ex Conselheiro Adriano Martins,depois a Saudosa Vereadora Carmen do Sintroccel e depois o tambem atual Vereador Ney da Quadrangular e agora o Ex Vereador Djalma Eugênio quer ser conselheiro com vistas a 2024!Cadê o Ministerio Publico pra fiscalizar se esses candidatos cumpriram o principal requisito?Esse pessoal deveria ter vergonha na cara!”