
21 de setembro, de 2023 | 10:58
Restauração da BR-381 gera filas perto da PRF em Jaguaraçu
Trecho da rodovia ficou em situação precária sem serviços regulares de manutenção ao longo dos anos anteriores
Waldecy Castro
Serviços de recomposição do asfalto são executados nas proximidades da balança e posto da PRF em Jaguaraçu

Equipes do Batalhão de Engenharia do Exército voltaram a atuar na recuperação do trecho da BR-381 em Jaguaraçu esta semana. A intervenção ficou parada por alguns dias e foi retomada nesta quinta-feira (21). A recomposição do asfalto é feita atualmente no trecho em frente a balança rodoviária desativada e posto da Posto da Polícia Rodoviária Federal. Com isso, motoristas que trafegam pela BR-381, entre o Vale do Aço e Belo Horizonte precisam ter paciência e programar o tempo maior para a viagem.
Em função da manutenção da estrada, há retenção nos dois sentidos da rodovia. As filas são inevitáveis. Na manhã desta quinta-feira, a retenção na pista sentido a Timóteo durava em torno de 30 minutos. De forma alternada, o tráfego é liberado e fechado em cada uma das direções.
Nos últimos cinco anos a BR-381 ficou sem manutenção no trecho entre Jaguaraçu e Governador Valadares. Apenas serviços emergenciais foram executados, quando houve estragos com chuvas intensas e outros problemas. Sem os serviços normais de manutenção, a pista apresenta situação caótica em vários pontos. Somente no primeiro semestre desse ano foram assinados contratos de manutenção da pista, enquanto não sai a concessão da rodovia.
O edital de privatização da BR-381 foi publicado no mês de julho e o leilão da rodovia deverá ocorrer no dia 24 de novembro deste ano, conforme noticiado pelo Diário do Aço. O documento detalha cobrança de pedágios, somente a partir do primeiro ano e após as primeiras melhorias na pista BH-GV.
Waldecy Castro
Motoristas que forem trafegar pela BR-381 devem ter paciência, com longas filas de espera nos dois sentidos da rodovia em Jaguaraçu

Outras rodovias
A BR-262, entre João Monlevade e a divisa com o estado do Espírito Santo, estava igualmente sem manutenção há mais de cinco ano. Com os contratos de manutenção assinados entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e empresas privadas, a manutenção com o recapeamento já foi iniciado no trecho entre Matipó e Abre Campo, na Zona da Mata Mineira.
Já o trecho mais caótico, entre o distrito de Realeza, em Manhuaçu e a saída de Reduto para Vitória, ainda terá obras iniciadas. Os anos que a 262 ficou sem manutenção deixaram a pista completamente deteriorada e será necessário um serviço mais específico de recomposição asfáltica.
Concessão da BR-116 já apresenta resultados
Enquanto a concessão da BR-381 caminha a passos lentos e incertos (o leilão da rodovia já fracassou outras duas vezes por falta de interessados na proposta), outras rodovias já concedidas apresentam melhorias, constatadas pela reportagem do Diário do Aço em recente viagem a Caratinga. A BR-116 foi leiloada em 2022.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura (Minfra) e a concessionária EcoRioMinas assinaram, dia 19 de agosto do ano passado, o contrato de concessão da BR-116/465/493/RJ/MG, trecho de 726,9 km que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Governador Valadares (MG).
Conforme noticiado pelo Diário do Aço, a rodovia passou a ser administrada pela concessionária no segundo semestre do ano passado e a maior parte do trecho privatizado já está recapeada. A empresa retomou a operação de radares para controlar os limites de velocidade e praças de pedágio estão em fase de conclusão:
Veja:
Praças de pedágio estão em fase de conclusão; data de cobrança do pedágio ainda sem definição
Os investimentos que a empresa vencedora deverá realizar, ao longo dos 30 anos de concessão da BR-116, somam R$ 11,3 bilhões. As despesas operacionais custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias são estimadas em R$ 9,8 bilhões. O contrato de concessão é de 30 anos e o sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 quilômetros.
Estão previstas 12 praças de cobrança ao longo dos trechos concedidos da 116, distribuídas da seguinte forma: BR-116/RJ: três praças de pedágio localizadas em Viúva Graça, Viúva Graça (B) e Magé. BR-493/RJ: duas praças de pedágio localizadas em Itaboraí e Itaguaí. BR-116/MG: sete praças de pedágio localizadas em Leopoldina, Bom Jesus da Cachoeira, Miradouro, Orizânia, Santa Bárbara do Leste, Inhapim e Governador Valadares.
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Pago Pedagio Pra Ser Multado
22 de setembro, 2023 | 18:28So nao concordo com os radares e a atuação da polícia federal no quesito multar que esta trafegando na mesma. Principalmente, em um rodovia que vc paga por ela,se vc ja paga o IPVA.”
Tinho Mortadela
21 de setembro, 2023 | 16:25Toda mudança gera resistência”