06 de agosto, de 2023 | 17:39

Pavimentação da MG-760 está totalmente concluída, afirma DER-MG

Alex Ferreira/Arquivo DA
No momento, estão em execução serviços complementares e obras de drenagem na rodoviaNo momento, estão em execução serviços complementares e obras de drenagem na rodovia
Tiago Araújo - Repórter Diário do Aço
Após décadas de espera, está concluída a pavimentação da MG-760, que inclui o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e à BR-262. A informação foi confirmada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Ao todo foram pavimentados 57 quilômetros de estrada, uma obra que chega com atraso de três décadas. A empresa responsável pelas obras é a Tamasa Engenharia.

Em nota enviada ao Diário do Aço, o DER-MG afirmou que a pavimentação da MG-760 está, praticamente, concluída e, no momento, estão em execução serviços complementares e obras de drenagem no segmento. “Na MG-320 o revestimento asfáltico já está concluído em um quilômetro e o restante do trecho está com os serviços em andamento”, explicou.

A pavimentação da MG-760 também inclui serviços de alargamento e restauração do pavimento da MG-320, trecho que faz a ligação entre a MG-760 e a BR-262. Quando as obras estiverem totalmente concluídas, as rodovias vão favorecer as atividades econômicas da região, interligando cidades do Vale do Aço e da Zona da Mata mineira, além de facilitar o deslocamento dos moradores dessas regiões.

Agora, em Timóteo, começa uma batalha para que seja construído o contorno rodoviário, interligando Cava Grande, em Marliéria, à BR-381, passando pelo distrito industrial, no bairro Limoeiro.

Promessa antiga 
O custo total da obra foi estimado em mais de R$ 110 milhões. Os recursos para os serviços são provenientes de um acordo com a Fundação Renova, como compensação pelos danos causados com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015. O acordo permitiu que o serviço, que teve uma parada em novembro de 2018 por falta de recursos, fosse retomado em abril de 2021. Com isso, o asfaltamento que tinha parado no povoado de Santo Antônio da Mata avançou. 

Ordens de serviço 
A primeira ordem de serviço para a pavimentação da MG-760 foi assinada nos anos 1980, pelo então govenador Newton Cardoso, porém, a obra acabou parando. Em 2013, o governador Antonio Anastasia (PSDB) assinou novamente a ordem de serviço, que foi suspenso por causa de adequações ambientais. Já em julho de 2017, o governador da época, Fernando Pimentel (PT), assinou a terceira ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da rodovia que liga as regiões do Vale do Aço e Zona da Mata, entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, e São José do Goiabal. A partir daí a obra foi paralisada e retomada algumas vezes.

Variante Timóteo  
Concluída a pavimentação do trecho entre Cava Grande e a BR-262, agora a preocupação é com a construção da variante Timóteo, estrada que precisará ser construída entre Cava Grande e o bairro Limoeiro, para a retirada do tráfego pesado de dentro da sede de Timóteo. A variante deverá ter ligação com o entorno rodoviário da BR-381. Será necessária porque as ruas estreitas e a encosta da avenida Acesita, entre os bairros Ana Rita e Bela Vista, não têm condições de suportar o tráfego rodoviário.

Empresa contratada 
Em julho de 2022, o DER divulgou que houve a contratação da empresa de engenharia consultiva para a elaboração de Projeto de Engenharia Rodoviária de Melhoramentos, Pavimentação e Obra de Arte Especial (OAE) dos trechos do Contorno de Timóteo, com extensão de 17,58 quilômetros. A empresa vencedora foi a Engemaster Engenharia e Projetos Ltda e o valor da obra foi orçado em R$ 2.774.130,29. No entanto, falta ainda a empresa apresentar o projeto, que está em elaboração e deve ser entregue até o fim deste ano, conforme noticiado pelo Diário do Aço.

Publicado anteriormente:
Faltam 500 metros para concluir pavimentação da MG-760, afirma DER
Pavimentação da MG-760 deve ser concluída até o fim de maio, aponta DER-MG
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Comentários

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Eliomar Lucas Fortunato

20 de agosto, 2023 | 12:25

“"INAUGURAÇÃO imatura, pois obra tem que estar concluída, falta os trechos de elevação sobre riachos, córregos...etc, sinalização, entre outros, vamos ver se vão terminar mesmo."”

Sergio

12 de agosto, 2023 | 19:25

“Nem as pontes estão prontas. Esta inauguração é imatura pra dizer o mínimo. Uma pena que uma obra tão importante esteja sendo manipulada e a imprensa que deveria ser livre se cala. Passei nela hoje. Nem uma placa que indique o município de Dionísio existe. Nehuma providência sobre os animais soltos na pista . Havia o cadáver de um equino hoje na estrada. Famílias sofrendo perdas de membros, pessoas sofrendo perdas econômicas pq o dono do animal não é identificado. Estamos ainda longe de uma inauguração digna.”

Maria dos Reis Neves

09 de agosto, 2023 | 22:06

“Pobres somos nós, moradores entre Vargem Alegre e Revés Do Belém , nunca vamos vermos um asfalto nesta estrada.”

Val

07 de agosto, 2023 | 10:21

“Bom dia!
Ainda não está totalmente concluído tem um pequeno trecho antes da chegada em Baixa Verde que não está concluído,”

Ronaldo

07 de agosto, 2023 | 07:00

“Pobres moradores do Primavera e Centro Sul.... Vão sempre chegar atrasados em casa. A pavimentação facilitou o escoamento e dificultou a rotina deles.”

Flávio Barony

06 de agosto, 2023 | 21:20

“Se ainda estivéssemos à espera de recursos públicos para conclusão da obra provavelmente estaríamos na poeira e na lama..., dado o histórico dos fatos...! Uma obra relativamente de baixo custo e de ganhos extraordinários para o escoamento da produção do vale do aço e deslocamento das pessoas entre as regiões do Estado.”

Gilberto Goncalves Luiz

06 de agosto, 2023 | 17:09

“Passei nesse trecho a 15 dias realmente esta pronto.”

Jaime

06 de agosto, 2023 | 16:34

“Esta estrada serviu pra muitos palanque de politicos com falsas promessas. A quantidade de dinheiro desviado deste obra nao deve ser pouco.”

Marlierense

06 de agosto, 2023 | 09:41

“Sonho quase impossível que foi realizado.
Obrigado Fundação Renova.”

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