Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de junho, de 2023 | 07:25

Licitação a instalação do Parque da Biquinha deve ocorrer até agosto

Silvia Miranda
O local já é muito utilizado para ciclismo, caminhadas e trilhas, porém, sem nenhuma infraestrutura O local já é muito utilizado para ciclismo, caminhadas e trilhas, porém, sem nenhuma infraestrutura
Silvia Miranda – Repórter Diário do Aço
A administração municipal de Coronel Fabriciano prepara duas licitações para a instalação do Parque Ambiental da Biquinha. A primeira será para a escolha da empresa que fará a construção dos equipamentos e outra para a concessão do parque da administração do parque. A previsão é que até o mês de agosto seja aberto o edital para as obras.

A Área de Preservação Ambiental (APA) da Biquinha é um tesouro em meio ao desenvolvimento urbano, está localizada entre os bairros Belvedere, Giovannini e São Domingos, com cerca de 329 hectares, sendo a única unidade de conservação dentro do perímetro urbano de Coronel Fabriciano. A região foi declarada como de proteção ambiental em 2007. A mata possui vegetação nativa em regeneração, que abriga pequenos animais silvestres e conta com trilhas, cachoeiras e nascentes.

No início deste mês de junho, a reportagem do Diário do Aço trouxe a informação sobre o projeto de construção de um parque ecológico na APA da Biquinha, localizada em Coronel Fabriciano. A área que pertence a Arcelor Mittal Brasil S.A. foi concedida ao município no formato de comodato, para exploração pública municipal por um período inicial de 20 anos.

O local que hoje é de livre acesso deve ganhar uma portaria e maior controle de visitantes, com possibilidade de cobrança, o que ainda deve ser discutido pelo poder público. A possível bilheteria é vista com preocupação por vários representantes da sociedade civil, conforme já noticiou o Diário do Aço.
Silvia Miranda
Ao todo, o parque será instalado em 18 mil metros quadrados nas imediações da área de preservaçãoAo todo, o parque será instalado em 18 mil metros quadrados nas imediações da área de preservação

Projeto
Ao todo são 18 mil metros quadrados na entrada da área de preservação, espaço que será utilizado para uso turístico e ambiental. Atualmente o local já é muito utilizado para a prática de caminhadas em trilhas, ciclismo e outras atividades junto à natureza, porém, sem qualquer infraestrutura.

O projeto então pretende oferecer uma estrutura para visitação, com iluminação, banheiros, espaço multiuso, espaço para alimentação, guarita, estacionamento e salas administrativas para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Escoteiros.

O parque também deve abrigar o viveiro municipal, que hoje funciona em anexo à Secretaria Municipal de Obras.

Estrada
Outra obra prevista para a área da Biquinha é a abertura de uma estrada ligando o Distrito Industrial do município a BR-381, uma forma para desafogar o trânsito fabricianense. O traçado é de cerca de quatro quilômetros e deve custar em torno de R$ 12 milhões que ainda vem sendo levantado, ainda não há data certa para o início dos trabalhos.

Publicado anteriormente:
APA da Biquinha e a importante luta por sua preservação
Coronel Fabriciano ganhará Parque Ambiental na área Mata da Biquinha
Projeto do Parque Ambiental da Biquinha começa a ser debatido e cobrança de entrada preocupa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário