19 de maio, de 2023 | 14:20

Comerciante é denunciado por homicídio quadruplamente qualificado da ex-companheira grávida em Ipatinga

Ministério Público pede que assassino seja levado a julgamento pelo crime cometido por motivo torpe, com o uso de meio que resultou em perigo comum, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio

Reprodução
Exame no IML confirmou que a jovem estava realmente grávida no dia em que foi assassinada pelo ex-companheiro Exame no IML confirmou que a jovem estava realmente grávida no dia em que foi assassinada pelo ex-companheiro

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) encaminhou nesta sexta-feira (19), para a Justiça, a denúncia contra o comerciante Sílvio Almeida da Silva, de 42 anos, por assassinar a ex-companheira, Joyce Luiza Silva de Araújo, de 22 anos. Conforme a cobertura do jornal Diário do Aço, no dia 4 de maio passado, a vítima havia descoberto uma gravidez dias antes de ser morta com um tiro na cabeça. O crime foi praticado na rua Tucanuçu, bairro Chácaras Madalena, em Ipatinga. O autor do crime foi preso cinco dias depois em Piúma, litoral do estado do Espírito Santo.

A denúncia, formalizada pelo promotor Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, da 11ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, foi baseada nas investigações concluídas pela equipe do delegado Marcelo Franco Marino, titular da Delegacia de Homicídios de Ipatinga. Sílvio foi denunciado por homicídio quadruplamente qualificado: motivo torpe, uso de meio que resultou em perigo comum, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio.

Consta nos autos que, no dia 4 de maio, por volta das 17h30, na rua Tucunuçu, no bairro Chácaras Madalena, o denunciado surpreendeu a vítima que saía de uma casa em companhia de uma amiga. Ele desembarcou de um Ford Ka de cor branca e, na posse de uma arma de fogo , disse à mulher que a mataria e disparou dois tiros. Um dos disparos errou o alvo, mas o outro tiro acertou a cabeça da jovem, que morreu no local, caída entre o meio fio e a frente de um carro estacionado.
Reprodução
Silvio fugiu de Ipatinga depois do crime, mas foi preso pela PM na cidade litorânea capixaba de Piúma Silvio fugiu de Ipatinga depois do crime, mas foi preso pela PM na cidade litorânea capixaba de Piúma


Depois do cometimento do assassinato, Sílvio fugiu no seu veículo sentido ao bairro Vila Celeste. Cinco dias após o fato, o autor do assassinato foi capturado pela Polícia Militar do Espírito Santo. O comerciante foi preso em Piúma no momento que se encontraria com um motorista de aplicativo, contratado para levar o automóvel utilizado no crime até o município capixaba. Ele ainda se encontra recolhido no Centro de Detenção Provisória de Marataízes, no Espírito Santo.

Ainda segundo apuração da Polícia Civil, a vítima vivia em união estável com o denunciado desde outubro de 2022, rompeu o relacionamento amoroso no fim do mês de março deste ano. Ela teria sido agredida diversas vezes pelo companheiro.

Por conta do inconformismo pelo término, o homem passou a insistir com a vítima e também ameaçá-la para que reatassem a relação, mas sem êxito. Houve troca de mensagens entre o denunciado e a vítima, demonstrando preocupação dela em ser assassinada, diante do histórico de violência do ex-companheiro. “Evidenciou-se, portanto, que o crime foi praticado por motivo torpe, na medida que o autor agiu movido por sentimento egoístico, decorrente de desejo mórbido de aplacar sua fúria e de punir a vítima após esta se negar a reatar com ele o relacionamento amoroso”, apontou o promotor na denúncia.

Segundo avalia o representante do MP, Sílvio agiu na empreitada criminosa com emprego de “meio de que resultou perigo comum”. Os tiros efetuados em via pública ocorreram em horário que a população normalmente retorna para as suas residências após um dia de trabalho. Ele também colocou em risco a vida da amiga que acompanhava a vítima no momento do fato delituoso.

Além destas qualificadoras, as investigações indicaram que Sílvio premeditou o crime, escolhendo justamente o dia que a vítima completava 22 anos de vida.

O processo tramitará perante a Vara do Tribunal do Júri de Ipatinga e, caso a acusação seja acolhida pela Justiça e pelo Conselho de Sentença, acarretará pena de 16 a 45 anos de reclusão em regime fechado (crime hediondo com resultado morte).

Já publicado:
Acusado de feminicídio de jovem em Ipatinga é localizado e preso no Espírito Santo

Gravidez confirmada

Outra causa de pedido de aumento de pena é em decorrência do fato de Joyce estar grávida de Sílvio, na data em que foi assassinada. Os familiares revelaram no dia do homicídio que ela descobriu a gravidez poucos dias antes do atentado, ao fazer um teste de farmácia.

A gravidez foi confirmada por exame de sangue realizado pelo Instituto Médico-Legal de Ipatinga, conforme a denúncia do MPMG.

O promotor ainda solicitou à Justiça, caso Silvio seja condenado pelo homicídio, que o acusado repare os danos morais causados pelo crime e que pague R$ 300 mil aos familiares de Joyce. Como o caso se enquadra nos crimes hediondos, pede que o processo tenha prioridade na tramitação.

Passagens

Natural de Itabira, Sílvio morava na rua Pérola, no bairro Iguaçu e era comerciante em Ipatinga. Ele tinha uma lanchonete no bairro Canaã, fechada desde o dia do crime. Os levantamentos indicam que o homem tem passagens por delitos diversos, acusado de estelionato, furto e receptação.

Já publicado:
-Grávida assassinada pelo ex-companheiro é sepultada em Ipatinga
-Grávida é assassinada a tiros em Ipatinga no dia de seu aniversário

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Baitista Carneiro

24 de maio, 2023 | 09:27

“Tem que pegar 45 anos de cadeia , se matou uma irá matar mais, tem que ser a pena máxima.

Quero ver ele dar uma de machão na cadeira .”

Bastião

20 de maio, 2023 | 12:46

“Esta dupla de doutores
De um lado DR Marcelo franco marino delegado titular da homicídios e sua equipe
De outro DR Jonas Junio Linhares costa
monteiro
Promotor de justiça representando brilhantemente o ministério público
um trabalho de parceria que têm colocado muitos assassinos atrás das grades
Deixo aqui registrado meu respeito e minha admiração por estes dois grandes homens da lei
Uma pena que por melhor que seja feito o trabalho,não volte a vida da vítima
Mas alivia um pouco a dor dos familiares de ver que a justiça está sendo feita”

Tinho Mortadela

19 de maio, 2023 | 22:57

“O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para este tipo de método é o amor.”

Envie seu Comentário