EXPO USIPA 2025 - 728X90

05 de maio, de 2023 | 17:25

Grávida assassinada pelo ex-companheiro é sepultada em Ipatinga

Reprodução
Joyce Luiza Silva de Araújo foi assassinada no dia em que completou 22 anos Joyce Luiza Silva de Araújo foi assassinada no dia em que completou 22 anos
Com atualização às 11h30 de 6/5
O corpo de Joyce Luiza Silva de Araújo, de 22 anos, foi sepultado na manhã deste sábado, no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga. O velório do corpo foi realizado no salão da igreja Assembleia de Deus, no bairro Vila Celeste. Joyce, que estava grávida, foi vítima de feminicídio e o acusado do crime, ex-companheiro dela, está foragido. Grávida, ela foi assassinada a tiros no dia em que fazia aniversário, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.

Atualização da notícia:
Acusado de feminicídio de jovem em Ipatinga é localizado e preso no Espírito Santo

O crime foi praticado no fim da tarde desta quinta-feira (4), na rua Tucanuçu, bairro Chácaras Madalena. Conforme o relato de testemunhas, Joyce tinha se separado do companheiro dela, o comerciante Sílvio Almeida da Silva, de 42 anos, havia cerca de 40 dias. Dizem as testemunhas, que Sílvio não aceitava o fim do relacionamento. A mulher, inclusive, tinha registrado uma queixa na polícia, a respeito de ameaças que sofria do ex-amásio.

Dois dias antes de ser morta a tiros, Joyce descobriu que estava grávida do ex-companheiro. Nesta quinta, data em que a jovem completava 22 anos, Silvio foi até as proximidades da residência dela e a monitorou pela manhã, conforme relatos de moradores. Joyce estava na residência de uma amiga, no mesmo bairro e próximo da casa da vítima. O autor do crime foi para o outro endereço e aguardou o momento em que a mulher saiu de casa.

Testemunhas disseram que o homem estava a bordo de um Ford Ka branco, carro diferente do que tinha até então. Quando Joyce saiu da casa da amiga para ir a uma padaria, o homem desceu do automóvel, foi em direção à mulher e efetuou dois tiros.

Antes de atirar, o assassino teria dito: “eu disse que te mataria”. Um dos tiros acertou o rosto da vítima. Joyce Araújo morreu no local, caída entre a calçada e a rua, conforme constatou a médica do SAMU, equipe acionada para socorrer a jovem.

O assassino embarcou no carro e fugiu sentido ao bairro Vila Celeste. Câmeras de segurança filmaram a passagem do veículo pela rua Tucanuçu, logo depois do fato. As equipes da PM se deslocaram para os locais onde Sílvio frequenta, uma lanchonete de sua propriedade, no bairro Canaã, e a casa dele, no bairro Iguaçu.
Reprodução
Sílvio Almeida da Silva está foragido desde o dia do crimeSílvio Almeida da Silva está foragido desde o dia do crime

O estabelecimento comercial encontrava-se fechado. Segundo relatos de outros comerciantes, ele havia encerrado o expediente por volta das 16h de quinta-feira, situação que não era comum. Possivelmente, após fechar as portas, ele se dirigiu para o local do crime.

Já na casa de Sílvio, na rua Pérola, os PMs avistaram uma VW Parati na garagem, um dos veículos registrados em nome do comerciante, e o aparelho de TV ligado no interior da residência. Os policiais conseguiram ver, pela janela, uma pistola sobre o sofá.

Após insistirem, chamando o comerciante, os militares resolveram abrir a porta, mas na casa não havia ninguém. A arma sobre o sofá era, na verdade, uma réplica de pistola. Foram localizados ainda um coldre de arma de fogo e uma touca ninja na residência de Sílvio.

Os policiais apuraram também que Sílvio tinha um Chevrolet Classic. O veículo foi filmado pelas câmeras do Cinturão de Vigilância e uma equipe abordou o condutor do carro na BR-458, saída de Ipatinga para Caratinga, próximo ao bairro Castelo.

No carro estava um casal, cujo motorista informou que havia adquirido o veículo há pouco dias em uma agência de carros usados. O fato foi confirmado pelo proprietário do estabelecimento. Sílvio havia trocado o Classic pelo Ford Ka na agência.

Desentendimentos

Joyce de Araújo chegou a registrar uma ocorrência de agressão contra o ex-companheiro, no dia 25 de março passado, quando denunciou a agressão por parte do homem, que não aceitava o fim do relacionamento. Ela teria relatado, aos PMs na época, que descobriu uma compra em nome dela feita por Sílvio, que pagou a dívida causando-lhe prejuízos.
Sílvio também fez uma ocorrência na PM contra a ex-namorada. Ele relatou em 12 de abril que a jovem lhe perseguia, indo até o seu comércio provocando escândalo e promovendo quebradeira. Esta situação teria surgindo, segundo ele, após terminar o relacionamento por dos ciúmes dela.

O homem alegou que já foi agredido pela ex-companheira e que recebia mensagens no aplicativo WhatsApp com ameaças da jovem de machucar a filha dele na porta da escola onde a criança estuda.

Foragido após o crime

Apesar do cerco policial em toda a região, inclusive em cidades vizinhas, o autor do feminicídio não tinha sido localizado pela Polícia Militar até o fim da tarde desta sexta-feira. Chegou-se a cogitar que uma vítima de acidente no início da noite de quinta-feira, que estava em uma moto e colidiu contra um carro na BR-381, saída de Ipatinga para Governador Valadares, fosse Sílvio. Porém, o Diário do Aço apurou que não se tratava do fugitivo.

Passagens

A reportagem também apurou com fontes na polícia, que o acusado de matar Joyce tem registros policiais de crimes de estelionato, receptação e furto. Um dos registros é da acusação feita por uma mulher que o denunciou de enganá-la, conseguindo dinheiro dela com promessas não cumpridas. Silvio se apresentava como policial aposentado e comerciante em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rhuan

06 de maio, 2023 | 20:50

“Também fui vítima de fraude por parte dele. Tenho uma ação arquivada por conta de falta de endereço, pois todos o que ele me passou durante a fraude são falsos.
Espero que ao menos a justiça seja feita pra essa família.”

Morou em Nova Era Tinha Um Lava Jato Aplicou Muitos Golpes

06 de maio, 2023 | 16:11

“Morou em nova era mg aplicou vários golpes”

Brasil Nota 0

06 de maio, 2023 | 08:21

“Justiça muito falha em nosso pais do que adianta queixa e medidas protetivas se quem ameaça mata nao respeitando as leis penso comigo que desde a primeira denuncia que o individuo ja seje preso sem fiança qualquer por que o que fala mais alto hoje em dia e a maldita fiança que ninguem sabe nem pra onde e destinado tambem os valores das fianças por que para fazer melhorias em hospitais rodovias e etc nao sao usados por que vira e meche nao temos melhorias em nada nesse pais de desigualdade a onde o salario sobe pouco e as coisas aumentao muito acorda brasillllllllll e mudem as leis de vez por qye se nao o mundo ficara em falta de muitas mulheres.”

Magalhães

05 de maio, 2023 | 21:15

“Covarde vai pedir seguro no coque no ipaba jaja”

Que Tipinho de Silvio

05 de maio, 2023 | 18:18

“Que elemento desprezível.
Como uma mulher pode se relacionar com isso?”

Envie seu Comentário