CADERNO IPATINGA 2024

12 de janeiro, de 2023 | 18:05

Por causa dos estragos provocados pela chuva, carnaval é cancelado em São Domingos do Prata

O carnaval em São Domingos do Prata é um dos mais tradicionais da região, sendo realizado há décadas

Reprodução
Fernando Rolla afirmou que há muitos problemas na cidade atualmente devido à chuva  Fernando Rolla afirmou que há muitos problemas na cidade atualmente devido à chuva

O prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante), anunciou que o carnaval na cidade está cancelado devido aos estragos causados pela chuva deste mês. O comunicado foi feito por meio de um vídeo divulgado nas mídias sociais. O carnaval em São Domingos do Prata é um dos mais tradicionais da região, sendo realizado há décadas.

Conforme o prefeito, diante dos problemas causados pela chuva, o governo municipal teve a decisão de cancelar o carnaval. “Sabemos que o carnaval movimenta a economia do nosso município e da importância disso para São Domingos do Prata, mas temos que pensar em reconstruir a cidade no momento”, afirmou.

Fernando Rolla ressaltou que há muitos problemas no município, envolvendo estradas e bueiros. “Temos casos de água caindo em casas e deslizamentos de barrancos. Então realmente tem que ter bom senso para tentar resolver esses problemas. Precisamos de forças para reconstruir nossa querida São Domingos do Prata”, pontuou.

Estado de calamidade
A Defesa Civil Nacional reconheceu, em portaria no Diário Oficial da União (DOU), o estado de calamidade pública em São Domingos do Prata, que foi atingida por chuvas intensas nesta semana. A portaria foi publicada na segunda-feira (9).

Com a medida, o município pode solicitar recursos federais para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Jaguaraçu
Conforme apurado pelo Diário do Aço junto à administração de Jaguaraçu, até esta quinta-feira (12), o município somava 37 famílias e 94 pessoas desalojadas, e 25 famílias e 79 pessoas desabrigadas. Há ainda famílias que o governo não conseguiu visitar por estarem isoladas devido à situação das estradas.

Segundo a secretária de Administração e Planejamento, Raquel de Cássia Dias, o governo municipal está oferecendo ajuda humanitária e doações em todo território de Jaguaraçu. “A cidade, de um modo geral, foi destruída, principalmente o Centro e as estradas rurais. Todas as estradas que dão acesso às localidades rurais foram danificadas. Perdemos várias pontes e a ainda tem estradas obstruídas. Vários prédios públicos foram danificados”, disse.
Reprodução
São Domingos do Prata foi um dos municípios da região mais afetados pela chuva intensa dos últimos diasSão Domingos do Prata foi um dos municípios da região mais afetados pela chuva intensa dos últimos dias

Antônio Dias
O vice-prefeito de Antônio Dias, Élcio de Almeida Ataíde, Elcinho (MBD), destacou que a chuva tem causado estrago em todas as estradas rurais que dão acesso às comunidades. “Estamos tentando desobstruir as estradas com máquinas de parceiros e da prefeitura. Não conseguimos avançar muito, mas estamos lutando. Na comunidade de Barra Alegre estamos com cerca de 40 pessoas abrigadas em escola e em igreja. Há queda de taludes e barrancos nas estradas. Algumas comunidades estão com falta de energia. Estamos firmes no desejo de reconstruir as nossas estradas”, informou.

São José do Goiabal
O prefeito de São João do Goiabal, José Roberto Gariff Guimarães, Beto (PSB), informou ao Diário do Aço, nesta quinta-feira, que o município está sem grandes problemas nas ruas do Centro. “Isso porque substituímos o tubulão que acolhia todas os córregos da cidade. Neste ano instalamos três tubulões de três metros de altura por 30 metros de comprimento. Na zona rural, há pontes de madeira caídas e há muitas estradas danificadas pela chuva”, explicou.

Dionísio
Em Dionísio, houve registro de ruas e estradas rurais alagadas devido à chuva da tarde desta quinta-feira, conforme imagens registradas pelos moradores e enviadas ao Diário do Aço. O governo municipal mantém os trabalhos de reparação dos danos causados pela chuva.


Veja também:
Jaguaraçu tem mais de 20 famílias desalojadas após chuva

Casas atingidas em Antônio Dias estavam em área de alta suscetibilidade a deslizamentos, aponta Serviço Geológico do Brasil


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário