Casas atingidas em Antônio Dias estavam em área de alta suscetibilidade a deslizamentos, aponta Serviço Geológico do Brasil

11/01/2023 às 16:20
5ª BRAvE/ComAvE
Quatro pessoas morreram devido ao deslizamento de terra no município, no Natal passado

Na madrugada do dia 25 de dezembro de 2022, o município de Antônio Dias foi acometido por deslizamentos de terra que culminaram em perdas de quatro vidas e destruição de residências. O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) esteve no local e identificou que chuvas intensas e a alta declividade do terreno foram responsáveis pela tragédia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) pela SGB-CPRM.

O estudo mostra que as casas afetadas estavam instaladas em zona suscetível a deslizamentos, devido à amplitude dos cortes e à altura e declividade da encosta. "Havia cicatrizes de deslizamentos pretéritos no entorno da área de desastre, o que dava indicativo de risco para o local”, aponta trecho do relatório.

Além disso, foram identificados vários deslizamentos que mobilizaram solos, blocos de saprólito e vegetação de médio a grande porte, que atravessaram a estrada e atingiram as moradias.

A equipe do Serviço Geológico do Brasil esteve no local de 27 a 30 de dezembro, junto à Defesa Civil Municipal e à Prefeitura de Antônio Dias, com o objetivo de mapear as áreas de risco da região. O estudo tem o intuito de nortear as administrações municipais a respeito de possíveis formas de atuação para mitigar o risco geológico.

Áreas de risco
Antônio Dias está entre os 195 municípios já avaliados pelo SGB para a identificação e classificação das áreas de risco geológico. A região possui 45 áreas classificadas em risco alto e muito alto a movimentos de massa, inundações, enxurradas e processos erosivos.

Após mapeamento do estado, foram identificadas 2.697 áreas de risco, afetando mais de 500 mil pessoas. O resultado posiciona Minas Gerais como o segundo estado brasileiro com mais áreas de risco, ficando atrás, apenas, de Santa Catarina.


Mais:
Três mulheres e um menino de 12 anos estão entre as vítimas que morreram em catástrofe em Antônio Dias

Natal trágico em Antônio Dias, com tromba d'água, duas mortes, duas pessoas desaparecidas e oito feridas

Bombeiros trabalham nas buscas por jovem desaparecido na comunidade de Barra Alegre, em Antônio Dias

Corpo de jovem desaparecido em Antônio Dias é localizado pelos Bombeiros no rio Piracicaba

Estrada de São Joaquim da Bocaina, em Antônio Dias, é destruída pela chuva

Sepultado em Antônio Dias adolescente vítima de catástrofe
Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}