10 de janeiro, de 2023 | 16:57
Ipatinguense presa em Brasília é transferida para penitenciária feminina
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informou que monitora a situação das pessoas que foram a Brasília no domingo

Após a notícia de que duas pessoas de Ipatinga foram flagradas dentre os manifestantes em Brasília (um homem detido e uma mulher presa), o Diário do Aço apurou, na tarde desta terça-feira (10), que a mulher foi transferida para a penitenciária feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia. As prisões ocorreram após depredação ocorrida nas sedes de Executivo, Legislativo e Judiciário, no domingo (8).
Na segunda-feira (9), a reportagem apurou junto a fontes ligadas à Polícia Penal do Vale do Aço que duas pessoas de Ipatinga estavam envolvidas na invasão dos prédios públicos na Praça dos Três Poderes. Um deles, do sexo masculino, foi detido e liberado, assumindo estar na linha de frente do movimento. A mulher, de 35 anos, ainda enfrenta problemas com a justiça.
Após a prisão, segundo a legislação, haverá uma audiência de custódia na qual o juiz verificará a necessidade ou não da manutenção da prisão em flagrante. Caso em que poderá expedir alvará de soltura ou converter em prisão preventiva até julgamento. A prisão preventiva é precária e a qualquer momento, por vários fatores, poderá ser concedida liberdade provisória.
Dados preservados
A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta o armazenamento de dados de geolocalização das pessoas que estiveram nas imediações de Brasília. O objetivo é auxiliar na identificação de criminosos.
Os dados devem ser armazenados por 90 dias pelas operadoras de telefonia celular, com informações extraídas dos sistemas de geolocalização dos celulares e também das triangulações de rádio das antenas próximas. Ou seja, mesmo que não postou imagens nas redes sociais será identificado.
No caso das mídias sociais e aplicativos de mensagens, devem ser preservados os endereços de IP que identificam os acessos às plataformas, com local e hora.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informou que monitora a situação das pessoas que foram presas após os atos de vandalismo. Cerca de 1,2 pessoas foram presas.
Em nota, a pasta informou que está em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e que a legalidade será observada.
Ex-servidor de Coronel Fabriciano
A administração de Coronel Fabriciano informou, na manhã desta terça-feira, que uma das pessoas envolvidas no ato antidemocrático não tem mais vínculo com a gestão municipal. A pessoa em questão foi exonerada no dia 4 de janeiro.
Na segunda-feira, em levantamento feito pelo Diário do Aço, após postagens de manifestantes nas mídias sociais, ficou constatado que um ônibus completo (com aproximadamente 40 pessoas) saiu de Ipatinga no sábado (7) à tarde, com destino à capital federal, dentre eles pessoas de Coronel Fabriciano. Um deles seria servidor municipal, o que foi desmentido pelo governo.
Já publicado:
Duas pessoas de Ipatinga foram presas por atos antidemocráticos em Brasília
CBF repudia uso da camisa da seleção em manifestações antidemocráticas
Governo cria e-mail para receber informações sobre atos de domingo
Em nota, presidentes dos Três Poderes chamam atos de ''golpistas''
Conselho de procuradores repudia atos criminosos ocorridos em Brasília
Atos de bolsonaristas radicais em refinarias de petróleo fracassam e unidades funcionam normalmente
Presos no QG do Exército chegam a 1,2 mil; 204 foram detidos domingo
Moraes proíbe a entrada de ônibus com manifestantes no DF
Presidentes de TRFs e procuradores-gerais defendem punição a invasores
Atos de bolsonaristas radicais em refinarias de petróleo fracassam e unidades funcionam normalmente
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Adenir de Assis
11 de janeiro, 2023 | 12:20Cadeia nela”
Pica Pau Ataca Novamente
11 de janeiro, 2023 | 11:14Cadeia e Psiquiatra p esse povo...”
Bruno
11 de janeiro, 2023 | 10:17Kkkk! Povo idiota, que pegue pena por terrorismo e fique muito tempo presa!”
Everton
11 de janeiro, 2023 | 10:04CADEIA PARA TERRORISTAS VÂNDALOS DEPREDADORES! ESSA AÍ TERÁ UM BOM TEMPO PARA REFLETIR!
A justiça deveria bloquear seus bens para garantir o pagamento do enorme prejuízo que causaram! E que sirva de lição!”
Luciano
11 de janeiro, 2023 | 09:49Deixar ela uns 2 aninhos lá tá bom,onde já se viu sair do vale do aço prá fazer depredação em Brasília.”
Bolsonaro
11 de janeiro, 2023 | 06:35Como eu não compactuo com bandido eu apoio cadeia para todos ,tá ok ,vamos protestar pacificamente e jogar dentro das quatros linhas das constituição tá ok.”
Norberto Cabral da Cunha
10 de janeiro, 2023 | 20:52Evo restante dos passageiros do ônibus, ja foram presos?”
José Geraldo
10 de janeiro, 2023 | 20:03Divulguem logo os nomes dos idiotas e da empresa que financiou a ida deles.”
Angela
10 de janeiro, 2023 | 19:41Não respeita quer fazer justiça,agora tem que pagar por cometer crime contra a destruição do poder público. Se é patriota conserva o que existe. Cadeia neles.”
Edmilson S.
10 de janeiro, 2023 | 19:32Deveriam todos, apodrecer na cadeia! Bando de baderneiros, golpistas. É preciso extirpar essas pessoas. Terroristas não podem ficar soltos”
Jose Newton Starling Moreira
10 de janeiro, 2023 | 19:04Por isto eu só voto no PT. Tenho certeza, juro por tudo quanto é santo que não tem nenhum petista envolvido nos ataques. PT só gente honesta, patriota, amantes e defensores da pátria. Aquela turma que já estava dentro do congresso observando e torcendo para os bolsonaristas invadirem, são servidores, não são infiltrados, STF sabe disto, a PF também. Estes companheiros nossos que não foram pagos por políticos fazerem isto, juro que é verade, eu acredito cegamente, já estavam lá dentro somente pra assistir a invasão, nada demais. São apenas os blac blocs, gente educada, mansa e humilde de coração.”
Farias
10 de janeiro, 2023 | 18:41A que ponto esse pessoal está chegando! Que vergonha! Sair daqui do Vale do Aço para fazer baderna em Brasília... Deve está com olho ardendo até agora de tanto gás de pimenta. Essa paixão por político, algo doentio. Prejudica a própria pessoa e a família. Agora está la, junto com outras criminosas, vai gastar uma grana com advogado, com transporte de volta. Vai passar vergonha perante os familiares e conhecidos e o políticos, bem, os políticos estão em suas viagens internacionais, quem sabe.”
Welton
10 de janeiro, 2023 | 17:42a mulher toda errada cheia de problema na justiça vai em Brasília mostrar que é patriota defender o ídolo Bolsonaro e acaba ficando grampeada , é muita cara de pau e sem serviço , que pague pelos vandalismo e pelo processo que já tem . fala do lula e tem ficha suja tem que ser de ipatinga. #cadeianela”