09 de janeiro, de 2023 | 14:41

Atos de bolsonaristas radicais em refinarias de petróleo fracassam e unidades funcionam normalmente

As tentativas de invasão foram reprimidas com a atuação conjunta da FUP, sindipetros e poder público

Divulgação Brigada Militar
As tentativas de invasão foram reprimidas com a atuação conjunta da FUP, sindipetros e poder público As tentativas de invasão foram reprimidas com a atuação conjunta da FUP, sindipetros e poder público

Apesar das ameaças de atos de bolsonaristas radicais contra as refinarias da Petrobras, até a tarde desta segunda-feira (9) as unidades seguiam com funcionamento normal, com a presença de forças de segurança e representantes dos sindicatos dos petroleiros ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), informou a assessoria de comunicação da FUP. Os ataques, que teriam sido convocados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas suas mídias sociais, pretendiam impedir o fornecimento de combustíveis à população.

As tentativas de invasão foram reprimidas com a atuação conjunta da FUP, sindipetros e poder público.

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, acompanha as movimentações nas unidades. Os sindipetros em todo o país seguem com o monitoramento das unidades da Petrobras. “A tentativa frustrada dos terroristas de invadir as instalações da Petrobras demonstra a importância estratégica da nossa empresa. Aumenta a nossa responsabilidade de reconstrução da companhia, extirpando aqueles que atacam a democracia, as instituições e a Petrobrás. Nenhuma refinaria foi bloqueada, graças à atuação da FUP e seus sindicatos junto aos poderes públicos”, disse o dirigente.

Até a manhã desta segunda-feira, foram mapeados pequenos grupos de bolsonaristas nas proximidades de acesso às refinarias e distribuidoras em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, mas sem bloqueios ou impactos para a operação das unidades. “A situação na Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná) na manhã desta segunda-feira é de normalidade, porém aconteceu tentativa de bloqueio de distribuidora privada localizada próxima à refinaria por parte dos terroristas durante a madrugada. O movimento foi reprimido pelo aparato policial de segurança”, relata o presidente do sindipetro do Paraná e Santa Catarina, Alexandro Guilherme Jorge.

Na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São Paulo, aproximadamente 30 manifestantes continuavam no local nesta manhã, abordando caminhões para evitar acesso à unidade. Mas a Polícia Militar local segue atuando, garantindo o fluxo e a segurança dos caminhoneiros. Não houve bloqueios.

Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, 5 manifestantes continuam no canteiro central da via de acesso à unidade. As polícias municipal e federal e o Corpo de Bombeiros estão presentes. Não houve bloqueios, afirmou o sindicato.

Na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, houve movimentação de alguns poucos manifestantes durante a madrugada, que foram rapidamente dispersos. Nesta manhã, não há presença de bolsonaristas. A Polícia Militar e o Batalhão de Choque estão presentes.

Na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, há aproximadamente 10 manifestantes, que permanecem acampados na rótula em frente à unidade. A Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Choque estão presentes. Não há bloqueio.

CBF repudia uso da camisa da seleção em manifestações antidemocráticas
Governo cria e-mail para receber informações sobre atos de domingo
Em nota, presidentes dos Três Poderes chamam atos de ''golpistas''
Conselho de procuradores repudia atos criminosos ocorridos em Brasília
Atos de bolsonaristas radicais em refinarias de petróleo fracassam e unidades funcionam normalmente
Presos no QG do Exército chegam a 1,2 mil; 204 foram detidos domingo
Presos no QG do Exército chegam a 1,2 mil; 204 foram detidos domingo
Moraes proíbe a entrada de ônibus com manifestantes no DF
Presidentes de TRFs e procuradores-gerais defendem punição a invasores
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário