09 de janeiro, de 2023 | 14:50

Equipes são mobilizadas para atender famílias desalojadas e desobstruir vias em Timóteo

Divulgação
O alagamento de vias foi registrado em diversos pontos do município de Timóteo O alagamento de vias foi registrado em diversos pontos do município de Timóteo

A Administração de Timóteo, por meio das Secretarias de Obras e de Assistência e Desenvolvimento Social, atualizou as informações sobre as ações desenvolvidas no enfrentamento aos estragos provocados pela chuva que atingiu a cidade nas últimas horas.

De acordo com boletim da Defesa Civil, publicado na manhã desta segunda-feira (9) com base nas informações do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Piracicaba para Timóteo e região, o nível do rio às 9h estava em 580, sendo que o nível de alerta é de 540. O nível de inundação é 620.

Conforme levantamento da Assistência Social 43 pessoas (17 famílias) foram abrigadas na Escola Estadual José Ferreira Maia e outras quatro pessoas foram alojadas na Escola Municipal Infantil João Bolinha. As duas escolas estão situadas no distrito de Cachoeira do Vale.

Essas famílias foram transferidas das suas casas por causa da elevação do leito do rio Piracicaba que no domingo começou a provocar alagamentos na parte baixa da Rua João Pedreiro. A prefeitura disponibilizou caminhões e pessoal para remover os pertences dessas famílias desalojadas.

Famílias abrigadas
A secretária Rosanna Borges explicou que as famílias estão abrigadas em salas de aula e recebendo todo o apoio da administração municipal com refeições. Segundo ela, outras 34 pessoas (seis famílias) que estão ilhadas na Fazenda dos Maias, no Bairro Alegre, estão recebendo apoio e suporte da Administração municipal como alimentação.

Ela reforçou ainda que as famílias que deixaram as suas casas, seja por causa de alagamento ou risco de queda de encostas, e foram abrigadas em casas de parentes precisam procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e informar a situação para que o poder público possa fazer o acompanhamento e prestar a assistência devida.

Limpeza
Nas primeiras horas desta segunda-feira, a Secretaria de Obras mobilizou quatro equipes para fazer a desobstrução de vias, remoção de árvores quebradas e limpeza em diversos bairros da cidade. Neste início de semana os trabalhos estavam concentrados nos bairros Novo Tempo, Ana Rita, Limoeiro, Petrópolis e João XXIII. Ao mesmo tempo, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuam percorrendo os bairros da cidade para levantar os riscos e orientar a população.

Decreto
Ainda no último sábado foi editado o decreto n° 5.732 que declara situação de emergência no município de Timóteo em virtude das chuvas intensas que provocaram inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e colapso de edificações.

As intensas e volumosas precipitações pluviométricas ocorridas no sábado (6) e no domingo (7) afetaram toda a cidade de Timóteo ocasionando massivos danos a diversas propriedades, comprometendo vias, equipamentos, propriedades públicas e privadas, móveis e imóveis.

Ocorrências
Conforme o decreto, o alagamento de vias, movimentação de massas, enxurradas, quedas de árvores e pontos de obstrução foram registrados em diversos locais, em especial nos bairros Petrópolis, Ana Moura, Alvorada, Ana Rita (rua Polônia), Santa Rita, Vale Verde (rua São Paulo), Novo Tempo, Santa Terezinha, Olaria, Santa Cecília, Nossa Senhora das Graças e distrito de Cachoeira do Vale.

Outros casos
Também foi constatada a queda parcial de pista de rolamento, localizada entre os bairros Vale Verde/Alvorada (rua São Paulo); no Santa Rita e Cachoeira do Vale próximo ao córrego; Nossa Senhora das Graças (rua Bauxita); Alvorada (avenida Rio Grande do Sul), provocado pelo rompimento da tubulação de manilhas do sistema de esgotamento sanitário e rede pluvial ocasionando a interdição de um importante trecho viário, o que comprometeu o direito de ir e vir da população.

Também foram relacionadas diversas ocorrências de trincas em muros e desmoronamentos, ocasionados pelo alto volume de água pluvial, em especial, nos bairros Novo Tempo, Ana Moura, Recanto Verde, Ana Rita, Santa Cecília e no distrito de Cachoeira do Vale.


Já publicado:
Ipatinga decreta situação de emergência por causa das chuvas
Administração de Coronel Fabriciano instala gabinete de crise e cria ponto de apoio para vítimas das chuvas
Chuva também causou estragos em Santana do Paraíso
Chuva deixa 42 pessoas desalojadas em Timóteo
Chuvas em Minas Gerais continuam esta semana


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcio S.

09 de janeiro, 2023 | 16:38

“Bairro Vale verde, tem solução fácil! Basta fiscalização, proibição e aplicação de multas pesadas na família que está retirando barranco e parte da pedreira, pra aumento da área que moram, que inclusive é área de invasão. Basta seguir a rua Flamboyant até o seu fim e verão o que tá acontecendo.”

Envie seu Comentário