PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

27 de dezembro, de 2022 | 14:31

Antônio Dias faz campanha de donativos para as vítimas de catástrofe

Divulgação CBMMG
Ao longo desta semana, equipes têm atuado na área da catástrofe em Antônio Dias e pedem para que curiosos evitem ir ao local Ao longo desta semana, equipes têm atuado na área da catástrofe em Antônio Dias e pedem para que curiosos evitem ir ao local

Com o intuito de ajudar as pessoas desabrigadas devido ao deslizamento de uma encosta na Vila Carvalho/Bomba, em Antônio Dias, a administração municipal faz uma campanha para arrecadar donativos. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo prefeito Benedito Assis de Lima, o Ditinho. A tragédia no município ocorreu no domingo (25), quando uma encosta cedeu e atingiu quatro residências, deixando três pessoas mortas, 11 feridos e um adolescente de 12 anos desaparecido. Desde então, equipes atuam no local e pedem para que curiosos não vão para lá, pois a aglomeração de pessoas atrapalha as buscas e gera risco de acidentes.

Veja a atualização da notícia:
Localizado corpo de adolescente desaparecido em catástrofe em Antônio Dias

Conforme o prefeito de Antônio Dias, no momento, a campanha do governo visa arrecadar apenas determinados produtos para as vítimas da tragédia e que o ponto de coleta é na Escola Municipal Crispiniano de Morais, no Severo/Novo Cruzeiro. “Estamos precisando de água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, móveis e utensílios domésticos. Roupas não precisamos, porque já temos o bastante”, afirmou. Para mais informações sobre as doações, os interessados podem ligar no (31) 99386-3982 ou (31)99199-3966.

Doações em dinheiro
Ditinho também ressaltou que a administração municipal não está arrecadando dinheiro (via PIX) para as vítimas. “Nenhum servidor da prefeitura está autorizado a receber doação em dinheiro. Estamos vendo na internet alguns pedidos de pessoas desconhecidas nesse sentido, mas não tem ligação com a prefeitura. Então, é preciso ficar atento para não cair em um golpe”, alertou.
Divulgação
Em função da chuva intensa, encostas inteiras desabaram e obstruíram as vias, com lama e árvoresEm função da chuva intensa, encostas inteiras desabaram e obstruíram as vias, com lama e árvores

Algumas estradas rurais ainda estão obstruídas



Por causa da chuva, o prefeito informou que muitas estradas em comunidades rurais ainda estão obstruídas, mas que equipes da administração estão atuando nesses locais. “As estradas que ainda estão obstruídas são nas comunidades rurais de Japão, Japão Montanha, Oncinha, Santa Marta e Lavra. Portanto, o trabalho de desobstrução continua. Estamos com oito máquinas e com equipes atuando, com o apoio da administração de Coronel Fabriciano e dos bombeiros”, relatou.

Antônio Dias recebe ajuda de prefeitos do Vale do Aço


Divulgação CBMMG
As buscas no local do soterramento atingiram a cota zero e passam a ser feitas em um córrego As buscas no local do soterramento atingiram a cota zero e passam a ser feitas em um córrego

O prefeito Ditinho ainda informou que prefeitos do Vale do Aço têm apoiado os trabalhos em Antônio Dias com equipamentos, que são utilizados pelas equipes que atuam na área da catástrofe do município. “Os prefeitos de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Santa Maria de Itabira e Belo Oriente estão prestando apoio com equipamentos”, listou.

Adolescente desaparecido é procurado no ribeirão Severo



Reprodução
Luan Gonçalves Rodrigues é procurado desde a madrugada de domingo, quando quatro residências desabaram na Vila CarvalhoLuan Gonçalves Rodrigues é procurado desde a madrugada de domingo, quando quatro residências desabaram na Vila Carvalho
Em relação à pessoa desaparecida, Luan Gonçalves Rodrigues, de 12 anos, o prefeito afirmou que até a tarde desta terça-feira (27) não havia sido encontrado. “Ainda estamos procurando esse adolescente. Não tivemos mais pistas dele. Vale ressaltar que o local da tragédia está instável, o que dificulta as buscas, já que é preciso ter muito cuidado no local, mas mesmo assim, vamos continuar procurando o adolescente”, pontuou.

Bombeiros
No terceiro dia da operação de busca à quarta vítima da catástrofe em Antônio Dias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar, compostas por oito homens, passaram a realizar buscas ao longo do ribeirão Severo, que passa pela Vila Carvalho e desagua na represa da usina hidrelétrica de Sá Carvalho. Os bombeiros avaliam a possibilidade de o adolescente ter sido levado pela correnteza no desabamento das quatro residências ocorrido na madrugada de 25 de dezembro.

No total, três mulheres foram resgatadas sem vida em meio aos escombros. Onze pessoas foram socorridas com vida e hospitalizadas. Nesta terça-feira, apenas duas permanecem sob observação médica. Sete pessoas foram encaminhadas para residências, na condição de aluguel social, assistidas pela Prefeitura de Antônio Dias, e oito foram abrigadas em casa de familiares.

Conforme o relatório do Corpo de Bombeiros Militar, todo o material que soterrou as residência e automóveis foi revirado depois de dois dias de trabalho (domingo e segunda-feira). “Foram feitas duas dobras do material, concluídas no segundo dia de operação, atingindo a cota zero, no local das casas atingidas”, confirma o Corpo de Bombeiros.

Com isso, nova estratégia passou a ser adotada pelos militares. As equipes passaram a fazer buscas a pé e embarcada ao longo do córrego a partir do ponto do evento, sentido à represa da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, onde desagua o córrego.
Arquivo Pessoal
Duas irmãs (Marli e Aparecida) foram encontradas mortas no domingo, e o corpo da jovem Bruna foi localizado na segunda-feiraDuas irmãs (Marli e Aparecida) foram encontradas mortas no domingo, e o corpo da jovem Bruna foi localizado na segunda-feira

Vítimas identificadas
Entre as três vítimas mortas identificadas pela Polícia Civil estão as irmãs, Marli Custódia dos Santos Batista, de 54 anos, e Aparecida de Fátima Rodrigues, de 51 anos, além da jovem Bruna Santiago de Paula, de 18 anos. Bruna morava no bairro Alegre, em Timóteo e seu corpo foi sepultado na manhã desta terça-feira, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria.

Já publicado:
Bombeiros retomam buscas à última vítima desaparecida em catástrofe em Antônio Dias
Três mulheres e um menino de 12 anos estão entre as vítimas que morreram em catástrofe em Antônio Dias
Equipes de resgaste chegam ao terceiro dia de busca em área de catástrofe em Antônio Dias
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

27 de dezembro, 2022 | 20:39

“Uai, cadê as aeronaves? O Estado tem o dever de manter esse equipamento lá no local das buscas. Uma busca aérea é de vital importância nesse momento. Infelizmente a população é refém do sistema.”

Envie seu Comentário