PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

27 de dezembro, de 2022 | 08:20

Equipes de resgaste chegam ao terceiro dia de busca em área de catástrofe em Antônio Dias

5ª Brave/Comave
Quatro casas foram destruídas e duas estão danificadas devido ao deslizamento da encosta Quatro casas foram destruídas e duas estão danificadas devido ao deslizamento da encosta
Tiago Araújo - Repórter Diário do Aço
Nesta terça-feira (27) completa três dias de trabalho das equipes de resgaste em Antônio Dias na área atingida por deslizamentos encostas na Vila Carvalho/Bomba, no começo da madrugada de domingo (25). Os corpos de três mulheres vítimas do deslizamento foram resgatados nos trabalhos coordenados pelo Corpo de Bombeiros Militares. Até o fechamento desta edição, na tarde de segunda-feira, faltava localizar o adolescente Luan Gonçalves Rodrigues, de 12 anos, que é sobrinho das duas irmãs mortas.

Veja a atualização da notícia:
Localizado corpo de adolescente desaparecido em catástrofe em Antônio Dias

Entre as três vítimas já identificadas pela Polícia Civil estão as irmãs, Marli Custódia dos Santos Batista, que completou 54 anos de vida em novembro, e Aparecida de Fátima Rodrigues, de 51 anos. A terceira vítima foi localizada segunda-feira (26), foi identificada como Bruna Santiago de Paula, de 18 anos. Ela estava entre os escombros de uma das casas que ruiu com o desabamento da encosta. Outras onze pessoas ficaram feridas, das quais, três permaneciam hospitalizadas.

Bruna era moradora do bairro Alegre, em Timóteo e tinha ido passar o Natal com familiares na Vila Carvalho. O corpo dela foi sepultado na manhã desta terça-feira (27), no cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria.

Balanço
O vice-prefeito de Antônio Dias, Élcio de Almeida Ataíde, Elcinho, informou ao Diário do Aço que no deslizamento da encosta quatro casas foram destruídas e duas danificadas. Houve queda de barrancos em vários outros pontos e as estradas rurais foram bloqueadas. “Foi instaurado um gabinete de crise na Escola Municipal do Severo, onde estão sendo coordenados os trabalhos. Ao todo são 15 pessoas desabrigadas e, no momento, doações não estão sendo necessárias. Já recebemos muitas cestas básicas e roupas para as vítimas. Caso seja necessário receber mais materiais, vamos fazer uma campanha de arrecadação”, afirmou.

Já publicado:
Bombeiros retomam buscas à última vítima desaparecida em catástrofe em Antônio Dias
Três mulheres e um menino de 12 anos estão entre as vítimas que morreram em catástrofe em Antônio Dias

Arquivo pessoal
Duas irmãs (Marli e Aparecida) foram encontradas mortas no domingo, e o corpo da jovem Bruna foi localizado na segunda-feiraDuas irmãs (Marli e Aparecida) foram encontradas mortas no domingo, e o corpo da jovem Bruna foi localizado na segunda-feira

Golpes
Elcinho também destacou que algumas pessoas estão se aproveitando da tragédia em Antônio Dias para aplicar golpes. “Estamos vendo muitos pedidos de doação de dinheiro em Pix, alegando que é para as vítimas. As pessoas precisam ficar atentas com isso. Se a prefeitura for fazer alguma campanha, vai ser em nome dela, e não em nome de terceiros”, alertou.

Estradas obstruídas
O Superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes afirmou que além de localizar a última vítima do desastre, o esforço dos órgãos estaduais, com os órgãos municipais, é restabelecer o acesso às comunidades rurais, que ficaram isoladas em meio às serras com a destruição de estradas. Conforme o vice-prefeito, muitas estradas nas comunidades rurais ainda estavam obstruídas nesta segunda-feira e o trabalho de desobstrução continuará ao longo da semana.
Reprodução
Luan Gonçalves Rodrigues estava desaparecido até o fim da tarde desta segunda-feira  Luan Gonçalves Rodrigues estava desaparecido até o fim da tarde desta segunda-feira

Tromba d’água
Atingida por uma tromba d’água na noite de sábado (24) para domingo (25), a região rural de Antônio Dias foi devastada. A chuva intensa durou cerca de duas horas entre o fim da noite de sábado e os primeiros minutos do domingo, Natal, quando ocorreram vários deslizamentos de terra. Em uma das encostas quatro residências foram atingidas e destruídas e outras duas parcialmente atingidas. Dezenas de pessoas estavam reunidas nessas casas para a confraternização do Natal.

Equipes
Divulgação CBMMG
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar passaram o Natal na área da catástrofe Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar passaram o Natal na área da catástrofe

Cerca de 50 profissionais, entre policiais e bombeiros militares, atuaram no local, com o apoio da Defesa Civil Municipal. Comando de Aviação do Estado (Comave) também atuou na área atingida pela catástrofe, com dois helicópteros, um da Polícia Militar e outro do Corpo de Bombeiros. As aeronaves foram empregadas no transporte de vítimas para o hospital em Ipatinga e no apoio às equipes de busca no solo.

Estradas rurais obstruídas
Conforme a Defesa Civil, as estradas que dão acesso ao local do deslizamento ainda estão obstruídas. A prefeitura atua com máquinas para restabelecimento dos acessos às comunidades. Até essa segunda-feira o acesso à região da Curriola, São José da Barrinha, Porteira Grande e Biboca estavam interrompidos.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário