29 de dezembro, de 2022 | 08:15

Localizado corpo de adolescente desaparecido em catástrofe em Antônio Dias

Divulgação CBMMG
Buscas foram feitas ao longo do ribeirão Severo, que vai da área da catástrofe até o rio Piracicaba, mas o corpo estava parado na barragem de Sá Carvalho Buscas foram feitas ao longo do ribeirão Severo, que vai da área da catástrofe até o rio Piracicaba, mas o corpo estava parado na barragem de Sá Carvalho

O corpo do adolescente Luan Gonçalves Rodrigues, de 12 anos, foi localizado na manhã desta quinta-feira (29) na barragem da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, em Antônio Dias. Ele é a quarta vítima confirmada da catástrofe ocorrida na madrugada do Natal, quando durante chuva intensa, uma encosta desabou sobre quatro residências e matou quatro pessoas, além de deixar feridos na Vila Carvalho, na zona rural de Antônio Dias.

No trágico episódio morreram as tias de Luan, as irmãs Marli Custódia dos Santos Batista, de 54, e Aparecida de Fátima Rodrigues, de 51 anos, além da jovem Bruna Santiago de Paula, de 18 anos, que era namorada do primo do adolescente. Bruna morava no bairro Alegre, em Timóteo. Os corpos das mulheres foram localizados no local do desastre e estavam soterrados.
Reprodução
Luan Gonçalves Rodrigues tinha 12 anos; no dia da catástrofe estava fora da área de risco, mas voltou para procurar o pai e foi arrastado  Luan Gonçalves Rodrigues tinha 12 anos; no dia da catástrofe estava fora da área de risco, mas voltou para procurar o pai e foi arrastado

Os bombeiros vistoriaram toda a área do deslizamento, chegaram à cota zero (revirou 100% dos destroços) e passaram a averiguar o ribeirão nas proximidades e também o rio Piracicaba, que recebe a água deste curso d’água, na tentativa de localizar o adolescente.

Assim que entrou o quinto dia de buscas, nesta quinta-feira, o corpo do jovem foi localizado por populares, nas proximidades da barragem da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, localizada à margem da BR-381. Os bombeiros foram avisados para a retirada do corpo e a perícia da Polícia Civil acionada. Em seguida o corpo será enviado para o Instituto Médico-Legal de Ipatinga.

Cinco dias de buscas

Com a área do deslizamento da encosta completamente revirada, entre domingo e terça-feira, os bombeiros mudaram a estratégia e passaram a procurar pelo adolescente no ribeirão Severo, que vai da área da catástrofe até a represa da usina hidrelétrica de Sá Carvalho e depois até a foz no rio Piracicaba, passando por uma cachoeira, localizada debaixo do novo viaduto da BR-381. O corpo, entretanto, tinha parado na represa.
Divulgação CBMMG
Vistorias são feitas em pontos com risco de desabamento nas áreas urbana e rural Vistorias são feitas em pontos com risco de desabamento nas áreas urbana e rural


Sobreviventes

De um total de 11 vítimas socorridas com ferimentos, até o fim da tarde de quarta-feira, duas permaneciam hospitalizadas. Vinte pessoas foram removidas da área da catástrofe e estão abrigadas em residências com aluguel social.

Também consta nos trabalhos dos Bombeiros, vistorias em áreas com risco de novos deslizamentos ou desmoronamentos e vistorias em risco de queda de árvore, tanto na área urbana quanto na zona rural de Antônio Dias.
[imageme90348]
Doações e estradas bloqueadas

A chuva intensa da noite de sábado (24) e do domingo de Natal deixou um rastro de destruição na área rural de Antônio Dias. Estradas que fazem ligação para comunidades rurais como São José da Barrinha, Porteira Grande, Biboca, entre outros, permanecem com restrições de tráfego.

Desde domingo, equipes com maquinário do município de Antônio Dias e enviados por municípios vizinhos atuam no local, mas ainda há trechos que estão com restrições. As pessoas não devem insistir em passar por esses locais por ainda haver riscos de desabamento.

Em entrevista ao Diário do Aço, o prefeito de Antônio Dias, Benedito Assis de Lima, o Ditinho, também fez um apelo às pessoas. A aglomeração de curiosos na área da catástrofe tem provocado transtornos para as equipes que atuam no local. O apelo é para que as pessoas evitem ir até a área da catástrofe. Também foi explicado que as vítimas precisam de doações de itens básicos, e não de roupas. Clique e veja aqui a notícia completa.

“Estamos precisando de água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, móveis e utensílios domésticos. Roupas não precisamos, porque já temos o bastante”, afirmou. Para mais informações sobre as doações, os interessados podem ligar no (31) 99386-3982 ou (31)99199-3966.

Festa de réveillon suspensa



A administração municipal de Antônio Dias também anunciou o cancelamento da festa de réveillon que estava agendada para ser realizada na praça da Matriz. O anúncio foi feito oficialmente pelo prefeito Benedito Assis de Lima.

“Peço a compreensão de você de Antônio Dias, estamos suspendendo temporariamente a nossa comemoração do réveillon. É momento de rezar, agradecer a Deus pelas pessoas que sobreviveram nessa tragédia”, disse o prefeito no anúncio.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário