08 de dezembro, de 2022 | 15:40
Usiminas afirma que evacuação de pessoal seguiu protocolo de segurança
O fato foi desmentido pela empresa, por meio de comunicado à comunidade
No início da tarde desta quinta-feira (8) novos vídeos e áudios de um possível vazamento de gás, área da usina de Ipatinga, circularam nas mídias sociais. A Usiminas afirma entretanto que houve apenas uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. Nas imagens, trabalhadores relataram que o local, próximo ao alto-forno 3, havia sido evacuado e que um acidente com gás teria ocorrido. O fato foi desmentido pela empresa, por meio de comunicado à comunidade.
A Usiminas esclarece que as imagens divulgadas nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, mostram o cumprimento de protocolo de segurança por trabalhadores que atuavam próximo dos altos-fornos -, em função de uma queda de energia originada na geração da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Pará. Conforme protocolo automático do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), vários consumidores industriais passam a ter a disponibilidade de energia reduzida e, nesse caso especifico, demandou a parada do Alto-Forno 3. Sempre que isso ocorre, apenas o pessoal essencial à operação (parada) permanece na respectiva área”, esclarece.
Trabalhadores
Na terça-feira (6), trabalhadores das empresas terceirizadas MG andaimes e RHI Magnesita, inalaram o gás BFG na área da siderúrgica, em Ipatinga. O fato aconteceu por volta das 20h30 de terça-feira e levou à hospitalização de trabalhadores. No fim da tarde de quarta-feira (7), a Usiminas informou que nove trabalhadores receberam alta do Hospital Márcio Cunha, seis empregados seguem internados sob cuidados intensivos, sendo um em estado grave. Todos os empregados foram hospitalizados em função de um vazamento pontual de gás.
Atualização da notícia:
Usiminas comunica a morte de um dos empregados que inalou gás em acidente
Veja também:
Cinco trabalhadores da Usiminas permanecem na UTI do Hospital Márcio Cunha
Nove de 15 metalúrgicos intoxicados com vazamento de gás na Usiminas já receberam alta hospitalar
Órgãos de meio ambiente do Estado acompanham ocorrência de acidente na Usiminas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]