CADERNO IPATINGA 2024

12 de agosto, de 2022 | 16:51

Policial penal vai responder por homicídio doloso de jovem atingida por bala perdida

Delegado da Homicídios identificou também os dois autores que se envolveram no tiroteio e vai pedir a prisão preventiva deles

Wellington Fred
Foi apreendida a pistola calibre 9 mm do policial penalFoi apreendida a pistola calibre 9 mm do policial penal

Um policial penal (PP) de 45 anos foi indiciado por homicídio doloso (com intenção de matar). É a avaliação do delegado Marcelo Franco Marino, titular da Delegacia de Homicídios de Ipatinga, que investiga a morte da auxiliar de educação básica Danielly Silveira de Almeida Rebelo, de 23 anos. A jovem morreu na última quarta-feira (10), ao ser atingida por uma bala perdida durante troca de tiros entre o policial penal e dois ocupantes de uma moto.

Marcelo Franco, em coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (12), revelou que o projétil retirado do crânio da Tia Dani se assemelha ao calibre 9 milímetros, arma usada pelo policial penal no dia do tiroteio ocorrido na rua Porto Seguro, no bairro Veneza II, em Ipatinga. O PP entregou a pistola para ser periciada pela Polícia Civil, quando se apresentou para esclarecer os fatos à equipe da Homicídios.

A vítima, que não tinha nada com a situação, foi atingida com um tiro no olho direito no momento em que se encontrava na porta de um bar. Danielly estava em uma mesa, em companhia de uma amiga, no outro lado da avenida Livramento, na esquina com a rua Porto Seguro, quando começou o tiroteio.

Wellington Fred
Marcelo Franco Marino é o titular da Delegacia de Homicídios de Ipatinga, que investiga a morte de Danielly Silveira de Almeida Rebelo, de 23 anosMarcelo Franco Marino é o titular da Delegacia de Homicídios de Ipatinga, que investiga a morte de Danielly Silveira de Almeida Rebelo, de 23 anos

O delegado ressaltou que foi realizada, na noite de quinta-feira (11) e na manhã desta sexta-feira, uma avaliação do local e ainda a reprodução simulada dos fatos (reconstituição). Marcelo disse que no momento que chegaram os dois autores na moto, que deram os primeiros tiros, o PP estava agindo em legítima defesa.

Porém, o policial penal, ao sair de casa, onde estava abrigado, e continuar a disparar a arma na rua contra a dupla, não se vislumbra mais, no Direito, a legítima defesa. O delegado Marcelo ressaltou que esta ação imprudente tirou a vida de uma profissional de Educação. “Não é possível alguém, que pratica uma atitude estabanada, imprudente, imperita como esta, e que coloca em risco e dano à vida das pessoas, não seja responsabilizada”, avaliou.

Carona da moto usou revólver no atentado

Ao todo, segundo as investigações, foram disparados quatro tiros pelo carona da moto, de um revólver. Um projétil foi recolhido no local e será periciado para avaliar qual é o calibre. O policial penal deu três disparos com a pistola, um destes atingiu a Tia Dani, como avaliaram os policiais civis.

O PP, que compareceu à delegacia acompanhado de um advogado do Sindicato dos Policiais Penais, vai aguardar em liberdade a conclusão das investigações, pois está colaborando com as investigações. O delegado Marcelo revelou que vai pedir a prisão dos dois ocupantes da moto, o carona que vai completar 45 anos no próximo dia 16, e ainda o piloto, um homem de 32 anos.

O autor dos tiros, que estava na garupa, segundo o delegado, é um indivíduo com diversas passagens policiais, inclusive suspeito de ter cometido um crime contra a vida. Os dois suspeitos, que não foram encontrados, vão responder por crime de tentativa de homicídio, contra o policial penal e o sobrinho deste PP. “Vamos pedir a prisão preventiva destes dois”, revelou o delegado Marcelo.

Veja também:
Corpo de ''Tia Dani'' vai ser velado em igreja no Sylvio Pereira I, em Fabriciano
Tiroteio termina com jovem morta ao ser ferida por bala perdida, em Ipatinga

Sobrinhos e amigos ameaçaram mototaxistas no Caravelas

As investigações confirmaram que os sobrinhos do policial penal teriam ido até ao ponto de mototáxi, no bairro Caravelas, com amigos e, armados com facões, provocaram danos no local na terça-feira (9), véspera do tiroteio. Os motivos seriam uma discussão de trânsito entre o mototaxista e um dos sobrinhos, que estava de bicicleta. O delegado não informou em qual estabelecimento ocorreram as ameaças.

Depois deste fato, a dupla na moto resolveu revidar e monitorou a casa dos sobrinhos do PP e, quando avistaram um deles no portão, abriu fogo. O policial penal revidou os tiros, com sua pistola particular

O delegado Marcelo frisou que sempre deu apoio ao bom policial, que usa a força para exercer a sua função ou se defender ou defender a sociedade, mas não é o que ocorreu na quarta-feira à noite. “Nós não compactuamos com ações que estão desviantes de um padrão ético, padrão jurídico de conduta. As pessoas que agem fora do Direito têm que saber que aplicamos o Direito e, graças ao nosso trabalho, tanto o Ministério Público e o judiciário têm concordado com o nosso posicionamento”, encerrou o delegado.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Perito

14 de agosto, 2022 | 14:10

“O polícia penal abriu mão só seu direito pra defender os parentes bandido que um dia atrás destruíram o moto táxi dos caras que foram até a casa dos parente do policial penal pra um revide , acho super justo que o policial penal seja punido pela morte de uma inocente , por ser cúmplice de bandido e pelos despreparo em efetuar disparo em meio a multidão. Justiça pela tia Dani”

Betão

14 de agosto, 2022 | 11:07

“Temos os políticos que escolhemos e a polícia que merecemos.”

Jorge

13 de agosto, 2022 | 11:03

“Como pode ter profissionais como "policial penal" com curso de tiro, treinamentos toda acessória possível e acerta um tiro em uma inocente numa distancia de 100 metros, leis para desarmamento desta categoria e este sirva como lição para população, 30 anos de reclusão regime fechado.”

Sir

13 de agosto, 2022 | 07:23

“Belíssima atitude do Delegado, parabéns pela coerência....
Precisamos de mais profissionais como vc Delegado...”

Roberto

13 de agosto, 2022 | 06:54

“"Porém, o policial penal, ao sair de casa, onde estava abrigado, e continuar a disparar a arma na
rua contra a dupla, não se vislumbra mais, no Direito, a legítima defesa." Então o policial tinha certeza que os bandidos não poderiam resolver invadir a casa para matá-lo? Somente ele é o culpado? Não teria que descobrirem primeiro e prenderem os bandidos que também foram culpados pela morte da mulher e em seguida todos serem processados? Enfim, o policial que tentava eliminar bandidos que nos matam, que tentava se defender é que tem que ser punido e os bandidos não podem ser incomodados. Não tem como penalizar pelo menos com umas 100 chicotadas as autoridades que aprovaram estas leis fajutas, que mais protegem os criminosos do que cidadãos de bem?aff”

Fato

12 de agosto, 2022 | 19:43

“Munição retirada da moça é compatível com a arma semi automática do policial penal. As munições retiradas do portão compatível com o tipo de arma (revólver) utilizada pelo garupa do motoqueiro. Como o policial penal atirou após os tiros dos elementos, quando os mesmos já estavam fugindo, não há que se falar em legítima defesa.”

Elton

12 de agosto, 2022 | 19:35

“Parabéns delegado que Deus coloque mais pessoas como esse delegado pra proteger a população e que seja justo quando alguém da mesma área cometa um crime como esse pq tá na cara que esse agente de prisional não sabe nem atirar pois se soubesse ou tivesse um preparo não teria feito uma merda dessa volto a ressaltar parabéns Dr delegado e seus investigadores fico muito feliz em ter uma policia judiciária justa aqui na cidade de Ipatinga”

Bom

12 de agosto, 2022 | 18:37

“Quem diria ,o vale do aço era um berço da paz.
Pior que eram poucos policiais e a maioria barrigudos. Parece que, de um tempo pra cá os políticos do brasil, pararam de olhar para o povo, e viram que olhar pra si próprio dá mais GRANA, que ficar recebendo seus Míseros salários.
E o povo? o povo que se exploda.
Enquanto isso enche as cidades de policiais, melhora o salário um pouco, põe umas pistolas novas e várias Hillux ( deve ser uns 300 mil cada) na mãos deles e faz o que quiserem com esse povo bobo, inclusive matar ( aqui quem é do sistema não dá em nada.)
E o povo? O povo é bobo a cada quatro anos eles vem todos arrumadinhos pra se lascar por mais quatro anos.
Enquanto isso ...........”

Envie seu Comentário