18 de junho, de 2022 | 11:04

Período de frio faz reacender preocupação com a covid-19 e os cuidados devem ser redobrados

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Além da covid-19, a transmissão do vírus Influenza deve-se elevar durante o invernoAlém da covid-19, a transmissão do vírus Influenza deve-se elevar durante o inverno

O inverno terá início na próxima terça-feira (21), às 6h14. Com isso, as temperaturas mais amenas devem permanecer na região por mais um tempo ainda. Ao mesmo tempo que essa nova estação se aproxima, a preocupação com agravação do cenário da covid-19 também aumenta, por isso que os cuidados devem ser redobrados. O alerta é da médica infectologista Carmelinda Lobato, que atua em Ipatinga.

Em entrevista ao Diário do Aço, a infectologista ressaltou que em função da queda na temperatura, antes mesmo da chegada do inverno, o número de casos positivos para o Sars-CoV2 (coronavírus) vêm se elevando em Ipatinga, conforme já era previsto. “A atual avaliação de risco no cenário da covid-19 na cidade se encontra em nível alto de transmissão do vírus. Além das baixas temperaturas, um fator que está favorecendo fortemente a disseminação acelerada do Sars-CoV2 é a dificuldade das pessoas com sintomas de covid-19 ou dificuldade das pessoas com resultado positivo para a doença em cumprir as medidas isolamento”, afirmou.

Quarentena

Conforme a infectologista, mesmo com sintomas leves e com a vacina contra a covid-19 em dia, todas as pessoas devem seguir rigorosamente a quarentena, sob risco de contaminar outras pessoas. “É necessário que um alerta seja direcionado à toda população. O controle ao máximo na contaminação pelo Sars-CoV2 deve ser almejado, pois, apesar da imunização que busca proteger as pessoas das formas graves da doença, a evolução descontrolada na transmissão do vírus irá sobrecarregar novamente os serviços de saúde e o risco de colapso poderá ser uma realidade”, destacou.

Aumento de internações

Carmelinda Lobato também destacou que é previsto um aumento no número de internações de covid-19 durante o período de inverno. “Sendo assim, a população precisa estar com a vacinação contra a covid-19 em dia. Este processo precisa ser reforçado em todas as faixas etárias. Infelizmente, as pessoas estão muito relaxadas e não estão mais se vacinando com a mesma velocidade. Essa é a melhor forma de proteger a população contra as formas graves da covid-19”, salientou.


Vacinação contra a gripe é indispensável


A infectologista Carmelinda Lobato também enfatizou a necessidade de as pessoas não deixar de lado a vacinação contra a gripe, pois a transmissão do vírus Influenza também se eleva durante o período de inverno. “As pessoas, principalmente as do grupo de risco, devem estar com a imunização contra a gripe em dia. As duas vacinas, contra a covid e contra a gripe, podem ser feitas num mesmo momento. Aproveita então e proteja-se e também proteja sua família”, concluiu.

Tanto no caso das vacinas contra a covid-19 quando as vacinas contra a gripe estão disponíveis na rede pública. As pessoas devem conferir, na unidade de saúde mais próxima, a disponibilidade e a faixa etária que está recebendo cada uma das vacinas.

Balanço de vacinados

Após 18 meses do início da vacinação contra a covid-19, foram aplicadas na macrorregião do Vale do Aço 655.835 como primeira dose; 597.795 como segunda dose/dose única (74,77%); 306.465 como 1ª dose de reforço (46,64%) e 40.336 como 2º reforço (30,45%). Ao todo, foram aplicadas 1.600.431 doses contra a covid-19 na macrorregião do Vale do Aço. Os dados são do site Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Já publicado:
População não deve esquecer que vacinas foram responsáveis pela erradicação de doenças
Santana do Paraíso alerta para aumento dos casos de covid-19 e faz apelo para vacinação
UFRN detecta duas novas variantes Ômicron da covid-19
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário