Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de março, de 2022 | 14:27

Uso de máscara em Coronel Fabriciano será facultativo

Anderson Figueiredo
Decreto com liberação do uso do equipamento será publicado nas próximas horas Decreto com liberação do uso do equipamento será publicado nas próximas horas

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no município, em ambientes abertos e fechados. Ele informou sua decisão durante uma transmissão ao vivo na internet nesta segunda-feira (14) e adiantou que um decreto será publicado com a nova medida. A decisão levou em consideração os números de casos da covid-19 e ocupação de leitos no município, avaliados como favoráveis à liberação do equipamento.

“Considerando a atual situação de pandemia no município, que apresenta redução significativa de números de casos, bem com disponibilidade de leitos no hospital José Maria Morais e sua capacidade de expansão imediata, serão revogados todos os decretos sobre a covid e também vamos trabalhar para anulação da lei municipal 4311/2020. Já conversamos sobre isso com representantes do Legislativo”, afirmou o prefeito.

A lei “dispõe sobre o atendimento no interior dos estabelecimentos comerciais com potencial aglomeração de pessoas no município de Coronel Fabriciano, impondo a obrigatoriedade de uso máscaras devido à situação de Emergência Pública causada pelo agente coronavírus covid-19”.

Facultativo

Marcos Vinicius acrescentou que as pessoas que não sentirem segurança ou estiverem com sintomas gripais podem usar a máscara normalmente. “Essa pandemia serviu para muita coisa, uma delas é entender que a doença não foi embora. Esperei 14 dias após o carnaval e observei os números, que se mantiveram estáveis. A partir de agora você pode andar sem máscara em Fabriciano. A vacina é importante, vamos seguir batendo forte. Ela não é a solução dos nossos problemas, mas é um ‘up’ a mais”, salientou.

O prefeito enfatizou ainda que a doença veio para ficar. “O lockdown era para preparar o sistema de saúde e mais nada. É inevitável que em algum momento da vida a gente seja contaminado. Quem quiser usar a máscara, use. Se os números piorarem e os leitos do hospital não suportarem, teremos máscara e restrição. Lembrando que todo inverno vai ter aumento do número de casos, isso é natural, tanto de influenza, quanto de covid, que veio para ficar”, enfatizou.

Na semana passada, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, havia anunciado que a decisão de manter o uso obrigatório da máscara em ambientes fechados caberá aos municípios, desde que alcancem um percentual de 80% de imunizados com dose única ou duas doses e 70% com a dose de reforço. Já a liberação do uso do equipamento em locais abertos em Minas ocorreu a partir do último sábado (12).

Região

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), foi o primeiro a definir pela suspensão da obrigatoriedade do uso da máscara no Vale do Aço, tanto em ambientes abertos quanto fechados, desde o dia 7. As administrações municipais de Santana do Paraíso e Timóteo não alteraram a regra sobre uso da máscara em locais fechados até o presente momento. Porém, os dois municípios liberaram o uso do equipamento em locais abertos.

Já publicado
Determinação sobre a não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados cabe aos municípios
Santana do Paraíso desobriga uso de máscara facial em locais abertos
Usuários do transporte público intermunicipal devem manter uso da máscara
Uso da máscara passa a ser facultativo no Shopping Vale do Aço
Obrigatoriedade de uso da máscara é suspensa em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário