20 de janeiro, de 2022 | 17:30

BR-458: Erosão ameaça interromper mais um trecho de rodovia no Vale do Aço

Alex Ferreira
Vizinhos alertaram que erosão pode agravar a situação da BR-458, que passou a receber tráfego intenso de veículos pesados com interdição na BR-381Vizinhos alertaram que erosão pode agravar a situação da BR-458, que passou a receber tráfego intenso de veículos pesados com interdição na BR-381

Uma erosão que se formou no período de chuva intensa, na segunda semana de janeiro, ameaça interromper o tráfego em mais uma rodovia no Vale do Aço. Desta vez, o problema ocorre no Km 133,2 da BR-458, estrada que liga o Vale do Aço a BR-116.

Moradores vizinhos relataram ao Diário do Aço que a cratera se formou no período chuvoso, quando voltou a correr água em grande quantidade no córrego que existe no fundo de vale. Antes, o córrego, vertedouro da Lagoa Silvana, estava praticamente seco.

Com a chuva, o nível de água do pequeno córrego subiu e carregou a terra que existia ao seu redor, fazendo com que a base da lateral da pista também cedesse.

A reportagem do Diário do Aço esteve no local da erosão, perto do posto Beira Rio, entre a entrada para a Lagoa Silvana e o trevo de acesso a Ipaba, e verificou que a cratera engoliu a margem direita da pista, para quem trafega sentido a Ipatinga. Parte do suporte do acostamento já foi levado. No acostamento, já atingido pela erosão, para evitar acidentes, moradores colocaram um pneu de caminhão.

Com o fechamento da BR-381, em Nova Era, a BR-458 passou a ser a rota alternativa mais usada para entrar e sair do Vale do Aço. Os moradores vizinhos afirmam que o aumento do tráfego no local apenas agrava a situação.

Procurado pela reportagem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou por meio de nota o seguinte: "O Dnit informa que já determinou a sinalização do local. Será feito um cordão de isolamento com massa asfáltica para impedir o aumento da erosão. A recomposição do aterro será realizada o mais rápido possível, tão logo as condições climáticas permitam".

Em relação à BR-381, a previsão do Ministério da Infraestrutura é que na primeira semana de fevereiro pode ser liberado um desvio provisório no trecho interrompido no KM 321, em Nova Era, conforme noticiado hoje.



Veja também:
Interdição da BR-381 encarece o frete dos produtos no Vale do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

20 de janeiro, 2022 | 20:14

“Os governadores solicitaram 900 milhões de reais pras obras emergenciais, só receberam 100. Dinheiro pra campanha Política tem, bilhões, pra construção de estrada, não. Aqui o errado é que é o certo. Risos.”

Pedro

20 de janeiro, 2022 | 16:46

“Para um governo INCOMPETENTE até a natureza atrapalha!”

Gildázio Garcia Vitor

20 de janeiro, 2022 | 15:09

“Minas está até comprovando o título do livro de Marshall Berman: "Tudo que é sólido desmancha no ar".”

Envie seu Comentário