20 de janeiro, de 2022 | 06:34

Ministério da Infraestrutura estima prazos para liberar desvio na BR-381

Reprodução de vídeo
Rodovia está fechada desde o dia 14/1 e agora Ministério da Infaestrutura fala em liberar desvio dentro de duas semanas Rodovia está fechada desde o dia 14/1 e agora Ministério da Infaestrutura fala em liberar desvio dentro de duas semanas

A primeira semana do mês de fevereiro foi apontada pelo Ministério da Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) como um possível prazo para a liberação de um desvio provisório no KM 321 da BR-381, em Nova Era, onde um trecho da pista foi destruído por um cisalhamento de talude.

Desde a manhã de 14 de janeiro não passa nada no trecho e motoristas com cargas estão se arriscando em estradas de terra para evitar dar a volta por Realeza/Caratinga, que faz a viagem de Belo Horizonte para o Vale do Aço aumentar em 200 quilômetros.

A previsão do prazo de duas semanas para liberar o desvio foi apresentada nesta quarta-feira (19) pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas a uma comitiva de secretários do Governo de Minas que foi a Brasília buscar recursos para reparar danos causados pelos temporais no começo do ano.

Conforme noticiado pelo jornal Diário do Aço, no começo desta semana, o Dnit informou que atualmente não há nenhum desvio sendo construído no trecho danificado da BR-381 e que estão em andamento estudos de engenharia para um desvio no local. Enquanto isso, representantes do setor produtivo local já calculam prejuízos com o bloqueio da rodovia e o aumento das rotas rodoviárias para se chegar ao Vale do Aço ou para escoar a produção.


Passo a passo
Em entrevista hoje à Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, o ministro explicou o que ocorreu na rodovia e o motivo da cautela para sanar o problema. “Houve escorregamento de maciço, com isso a rodovia ficou espremida e acabou levantando. Houve colapso total do pavimento em uma determinada extensão e o maciço continua se movimentando, por isso temos que esperar a estabilização, pois ainda há risco de movimento de massa de terra”, explicou Tarcísio Freitas.

Enquanto é aguardada essa estabilização, é preciso agir para restabelecer o tráfego na rodovia, evitando uma série de transtornos que já foram causados a diversos segmentos. “Temos que projetar uma resposta de engenharia com um projeto de recuperação definitiva e um projeto de desvio que seja pavimentado, pois ele vai funcionar por bastante tempo”, disse o ministro, apontando que a solução definitiva para o trecho interditado não será imediata. “Conseguimos crédito extraordinário do Ministério da Economia, e agora falta vencer burocracias para ter acesso a esse montante”, detalhou Tarcísio, que não revelou o valor.

Ainda segundo ele, na próxima semana deve ser contratada a empresa que vai fazer o desvio e restabelecer o tráfego no trecho.

Governo Federal fala em R$ 120 milhões para estradas

Em entrevista à Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, na quarta-feira (19), a secretária de Planejamento de Minas, Luisa Barreto, explicou que o único recurso prometido pela União foi a aplicação de R$ 120 milhões para estradas federais.

"Em relação à BR-381, em Nova Era, eles nos deram perspectiva de na primeira semana de fevereiro termos um desvio permitindo o retorno do trânsito na região. Mas sem prazo ainda para uma solução definitiva. Na BR-356, em Itabirito, um prazo de 20 a 30 dias para uma solução que estão construindo com a Vale. E, na BR-262, em Córrego Danta, ainda sem perspectiva de liberação. Vai permanecer o desvio de 50 km que hoje é feito", afirma.

A secretária acrescentou que o Governo Federal vai aportar R$ 120 milhões para estradas federais em portaria que deve ser publicada nesta sexta-feira (21).

Secretária fala em resultados decepcionantes

Na entrevista à rádio, Luisa Barreto afirmou que as reuniões com representantes dos ministérios, em Brasília, tiveram resultados 'decepcionantes'. A expectativa era conseguir recursos da ordem de R$ 900 milhões, mas não houve respostas.

Com exceção dos R$ 120 milhões para rodovias federais, Minas Gerais não deve receber recursos para obras de reconstrução após os temporais que atingiram o Estado no início de janeiro e danificaram pontes, inundou cidades e deixaram um rastro de destruição.

A secretária informou que a equipe buscava recursos para assistência social e habitação, além de estradas estaduais e municipais, muitas delas danificadas pelos temporais, mas nenhum valor foi assegurado. Para a Assistência Social, o Governo Federal ainda definirá o valor a ser repartido entre os estados castigados pela chuva de dezembro e janeiro. Veja, no vídeo abaixo, a extensão dos danos na área onde houve o deslizamento:


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Comentários

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Ewaldo

20 de janeiro, 2022 | 13:09

“Verba pra campanha eleitoral 6bi
Lucro da Petrobrás nas costas do povo 63bi
Emendas parlamentares pagas em 21, 30bi
Dinheiro do orçamento repassado aos banqueiros pra pagar uma dívida fake, 2,5trilhoes
Verba pra reformar estradas destruídas pelas chuvas no país inteiro, 120milhoes.
Governo Patriota...”

Gildázio Garcia Vitor

20 de janeiro, 2022 | 11:30

“"Cisalhamento"? Para ler este Portal Diário do Aço é preciso ter conhecimento de Física e de Geologia. Muito bom! Parabéns!
Sobre o desvio e a urgência em solucionar o problema, um futuro Senador (primeiro suplente do Senador Anastasia-indicado para o TCU), que está cotado para ser líder do Governo Bolsonaro no Senado, terá que enfrentar a eleição desse ano com apenas uma vaga, foi Diretor-Geral do DNIT no governo do Presente Lula, e é um dos políticos mais influentes e representativos do Vale do Aço, precisa tomar partido em benefício do Leste de Minas. Né Dr. Alexandre Silveira?!”

Bom

20 de janeiro, 2022 | 11:16

“Não consigo acreditar que ainda tem gente defendendo esse desgoverno, onde os 3 poderes falam idiomas diferentes”

Pedro Magalhães

20 de janeiro, 2022 | 11:04

“Viva o grande ministro da infraestrutura, que veio ao Vale do Aço de avião, e inaugurou 12 km de duplicação em 2019, prometendo que o lote em obras seria concluído em até dezembro de 2019.
Faz arminha meu povo.”

Pedro Magalhães

20 de janeiro, 2022 | 11:01

“Mais uma vez estamos assistindo a inoperância da bancada de deputados e senadores de Minas Gerais.”

Marcos Souza

20 de janeiro, 2022 | 10:33

“Como gerar empregos? rodovias em péssimo estado de conservação, o preço dos combustíveis alto, energia elétrica com preços absurdos, o desgoverno faz um orçamento secreto de bilhões de reais, libera 5,7 bilhões pro fundo eleitoral. Somente R$ 120.000.000,00 para as estradas federais. É, realmente eles não sabem o que estão fazendo, na verdade sabem sim, eles não estão nem aí pro povo, estão roubando na nossa cara.”

Joaquimj

20 de janeiro, 2022 | 10:29

“QUE VERGONHA NADA SÓ SÃO DUAS SEMANAS ALGO CATASTRÓFICO.
VERGONHA É O VIADUTO QUE LIGA CIDADE NOBRE IGUAÇU PERTO DO COELHO DINIZ QUE HA 3 MESES ESTA INTERDITADO POR UMA RACHADURAZINHA NO ASFALTO E A PMI NAO MOVE UMA ALHA PARA RESOLVER.
ESTÃO ESPERANDO AS AULAS NA CRIATIVA ESCOLA VOLTAR E O CAOS INICIAR.VERGONHOSO!”

Joseph

20 de janeiro, 2022 | 09:27

“? uma decepção, vê-se pelas fotos e pelo vídeo, que é possível fazer um desvio ao lado da pista em pouco tempo, mas parece que querem catimbar, além da falta de competência dos engenheiros, é um descaso pela região do Vale do Aço, é descaso pelo transporte de cargas e passageiros. Nosso Brasil precisa crescer, mas com esse pessoal incompetente e sem compromisso, vai ser difícil.”

Observador

20 de janeiro, 2022 | 09:22

“Engraçado ver os mesmos que ontem criticaram não haver previsão para liberação de um desvio até que a pista esteja reparada são os mesmos que estão criticando hoje por uma estimativa de liberação do mesmo desvio.

Hipocrisia pelo visto está sendo mato na vida desses indivíduos.”

Vitor

20 de janeiro, 2022 | 09:01

“E estreia mais uma novela....”

Ururai Pereira

20 de janeiro, 2022 | 08:46

“Que vergonha,tem 5,7 bilhões para fundo eleitoral e não tem 1 milhão para remendar estrada.
Se não dá conta,pede para sair.”

Lila de Antônio Dias

20 de janeiro, 2022 | 07:38

“? vergonhoso o descaso do governo federal com este fato e com todo o contexto da BR 381,já não bastasse toda cadeia produtiva e em especial os caminhoneiros, sendo massacrados com o preço abusivo dos combustíveis, é muito vergonhoso, cadê a bancada federal de Minas Gerais, cadê o presidente do Senado?”

Jaime

20 de janeiro, 2022 | 06:51

“Esta historia o povo do vale do aco ja conhece bem.a exemplo do remendo na pista do aeroporto as previsao de solucionar o problema nunca dava certo.agora temos as previsao do remendo da 381 que vai durar tempo. Nonhuman o desvio nao tem previsao de ser pronto.”

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