19 de janeiro, de 2022 | 10:25

Novos casos de covid-19 lotam hospitais de Belo Horizonte e o sinal de alerta da pandemia é novamente ligado

Divulgação
Dois dos principais hospitais de Belo Horizonte estão quase lotados e medidas emergenciais voltam a ser adotadasDois dos principais hospitais de Belo Horizonte estão quase lotados e medidas emergenciais voltam a ser adotadas

O Brasil registrou nesta terça-feira (18), 137.103 novos casos da covid-19. A curva de contaminação voltou a crescer e está aceso o sinal de alerta. Há uma semana, o número de novos diagnósticos positivos registrados diariamente estava em 70.765. Junto ao crescimento de novos casos chega outra preocupação: a lotação dos hospitais com os casos de pacientes que têm sintomas graves da doença e precisam de internação, em UTI ou enfermarias.

No Vale do Aço, os boletins epidemiológicos, quando divulgados, também mostram crescimento de casos. De fato, no dia 11 de janeiro a Secretaria de Saúde de Ipatinga já tinha divulgado um alerta sobre o crescimento de casos de covid.

Em Belo Horizonte, conforme divulga hoje o jornal Estado de Minas, a ocupação de leitos de UTI na Santa Casa BH, no Bairro Santa Efigênia, ultrapassou o percentual de 97% em por causa do aumento de internações para casos graves. O Hospital Eduardo de Menezes chegou a 100% de ocupação no setor de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), como é caracterizada a covid-19.

Por enquanto, o jornal informa que a prefeitura não prevê fechamento do comércio não essencial. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) já havia prorrogado o estado de calamidade pública até 31 de março de 2022. “A Prefeitura monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença no município e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas”, afirma a prefeitura.

“O comprovante de vacinação já é um dos protocolos exigidos pela Prefeitura para realização de eventos, partidas de futebol em estádios e eventos de corrida. Nesses casos, os organizadores devem exigir do público a apresentação do comprovante de vacinação ou do teste negativo para o coronavírus”, complementa a PBH.

Neste contexto, completar o esquema vacinal e manter todas as medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e o uso de máscaras, voltaram a ser apontados como essenciais nesse momento.

Veja também:
Infectologista alerta que pandemia não acabou e que é preciso manter medidas preventivas

Pandemia 'não está nem perto do fim', alerta Organização Mundial da Saúde



O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu sobre a ideia "enganosa" de que a Ômicron é menos agressiva. Ao fazer um balanço da evolução da pandemia, durante entrevista em Genebra, na Suíça, ele afirmou que a variante continua a varrer o planeta. "Não se enganem, a Ômicron causa hospitalizações e mortes, e mesmo os casos menos graves estão sobrecarregando as unidades de saúde" com números diários que atingem novos recordes na Europa.

A OMS prevê a possibilidade de outras variantes surgirem, provenientes do crescimento da Ômicron em nível global. "Novas variantes provavelmente surgirão, e é por isso que o rastreamento e a avaliação permanecem críticos", afirmou Tedros Adhanom.

Ele disse que continua particularmente preocupado com muitos países que têm baixas taxas de vacinação, já que as pessoas correm muito mais risco de doenças graves e morte se não forem imunizadas.

O aumento da transmissibilidade da Ômicron terá impacto, sobretudo, em países com menor taxa de vacinação, diz Mike Ryan, responsável pela resposta de emergência em saúde pública da OMS.

"Um aumento exponencial de casos, independentemente da gravidade das variantes individuais, leva ao aumento inevitável de hospitalizações e mortes", acrescentou Ryan.

Pico de infecções na Europa

As evidências de propagação da Ômicron por todo o continente são claras, com as autoridades de vários países europeus registrando novos recordes de infecções nos últimos dias.

A França notificou quase meio milhão de casos diários nessa terça-feira (18), quatro vezes mais que o dia anterior.
A Alemanha registrou, pela primeira vez desde o início da pandemia, mais de 100 mil novas infecções.

As autoridades dinamarquesas relataram recorde de 33,49 mil novos casos diários de covid-19 nas últimas 24 horas. A Itália registrou 228,17 mil novas infecções, contra 83,4 mil no dia anterior.

Portugal também teve novo recorde de casos ontem, com mais 43,72 mil infecções e 46 mortes, número maior desde fevereiro. As internações voltaram a aumentar, com 1,95 mil pessoas, das quais 160 em cuidados intensivos.
Na última semana, a OMS estima que a Ômicron chegou a 18 milhões de novas infecções em todo o mundo.

O diretor da OMS mantém-se cauteloso e lembra que a Ômicron não é benigna. "Em alguns países, os casos de covid-19 parecem ter atingido o pico, dando esperança de que o pior da última onda já passou, mas nenhum país está fora de perigo", concluiu Tedros Adhanom.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ton

24 de janeiro, 2022 | 12:07

“Tem que por na conta de quem liberou geral... Pois acharam que tudo estava normalizado, mesmo sabendo que nem todos foram vacinados... Tem que obrigar a vacinar e pronto... chora quem quer... Mas em se tratando de brasil, não pode esperar muito... Um país que tem uns que querem se meter a cientistas... que as principais tecnologias tem que vir de fora. Quantos cientistas há no brasil...”

Jose

19 de janeiro, 2022 | 15:27

“Ah mas o Bozo é um lunático porque é contra a vacina, é contra a ciência. Pois, é. a ordem era: Todo mundo tem que vacinar, pra evitar que hospitais fiquem
lotados. Os verdadeiros gados foram aqueles que acreditaram que a indústria farmacêutica é boazinha, sempre se preocuparam como bem estar da população, não
são nem um pouco gananciosos, imagina. Cada vacina para cada doença leva no minimo 5 a 10,15 até 30 anos pra ser desenvolvida, mas, em 3 meses garantiram
que iria funcionar, pois é..não vacinei usando este experimento sem ser testada em animais que sempre foi a regra, mas, aplicaram direto nos humanos...pois é..”

Observador

19 de janeiro, 2022 | 13:35

“Isso porque BH ultrapassou os 80% da população vacinada...

Isso mostra bem como elas estão "funcionando"”

Carlos Roberto Martins de Souza

19 de janeiro, 2022 | 10:55

“TRIBUTO AOS QUE CRERAM
Carlos Roberto Martins de Souza

Somos vacina somos ciência
Somos médico somos enfermeiro
Somos verdade somos caráter
Somos honestidade somos humildade
Somos alma somos apoio
Somos vontade somos amizade
Somos confiança somos prudência
Somos segurança somos realidade
Somos medicina somos consciência
Somos humildes somos corretos
Somos futuro somos certeza
Somos pilares somos razão
Somos orgulho somos alegria
Somos empatia somos vida
Somos amigo somos companheiro
Somos centenas somos milhares
Somos pais somos responsáveis
Somos esperança somos nação
Somos crença somos salvação
Somos vencedores somos bondade
Somos certeza somos respeito
Somos paz somos vitória
Somos hoje somos agora
Somos amanhã somos sonhos
Somos coragem somos luta
Somos família somos unidade
Somos heróis somos sementes
Somos luz somos caminho
Somos abraço somos conforto
Somos emoção somos lágrimas
Somos sorriso somos atenção
Somos carinho somos afeto
Somos maioria somos direção
Somos exemplo somos corrente
Somos verde somos amarelo
Somos ordem somos progresso
Somos Brasil somos nação
Somos vacina no braço
Somos orgulho no peito
Somos paz no coração”

Envie seu Comentário