15 de janeiro, de 2022 | 07:50

Infectologista alerta que pandemia não acabou e que é preciso manter medidas preventivas

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Algumas medidas não são mais obrigatórias, mas são importantes para reduzir a contaminaçãoAlgumas medidas não são mais obrigatórias, mas são importantes para reduzir a contaminação

Nos últimos meses, várias pessoas, até mesmo quem trabalha em estabelecimentos comerciais têm relaxado as medidas de proteção contra a covid-19. Atualmente, no Vale do Aço, já é possível perceber pessoas entrando e circulando em lojas e pequenos mercados sem o uso de máscaras. E na maioria desses estabelecimentos, não há mais a aferição da temperatura, medida que não é mais obrigatória. Em alguns nem sequer o álcool em gel está disponível de forma visível como antes. Vários municípios da região também vêm permitindo a realização de grandes eventos, como festas e shows, quase todos com grande público.

O médico infectologista Márcio Castro, que atua em Ipatinga, lembra que o mundo vive uma nova onda intensa de crescimento de casos de covid-19 com a nova variante ômicron, um número maior que em todas as outras ondas de transmissão.

“Felizmente esse número não reflete na taxa de internações e mortes. Mas o número de casos é absurdamente maior, o que está superlotando as unidades básicas de saúde e as unidades de pronto atendimento”, explicou.

Com isso o médico lembra como é importante manter as medidas de segurança para reduzir a transmissão, como o uso de máscara de qualidade, evitar festas e locais aglomerados. “E qualquer pessoa com suspeita de síndrome gripal deve manter o isolamento, fazer o teste para covid, e devemos garantir a vacinação plena, pois é muito importante para gente diminuir os casos graves”, alertar.

Eficácia
Ainda conforme Márcio Castro, o atual cenário é a comprovação da eficácia da vacinação contra covid-19, pois há o aumento de casos, porém, com baixa incidência de internação e mortes. “O objetivo dessa vacina é evitar formas graves e mortes, e isso ela tem cumprido muito bem. Então a vacina tem se mostrado cada vez mais uma arma importante no combate à covid, por ser uma vacina de eficácia e segurança amplamente confirmada”, destacou.

Sobre o fato de muitas pessoas acharem que a vacinação é ineficiente, o médico infectologista aponta que é completamente descabido, pois o imunizante ajuda a reduzir a transmissão, mas tem impacto maior contra mortes e casos graves. “Estamos vendo que nos países de baixa vacinação, eles também estão tendo muitos casos novos, porém muito adoecimento e mortes. Nos países com taxa de vacinação alta também há casos novos, mas não tem aumento de internação e morte”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

15 de janeiro, 2022 | 15:09

“Entendi, Carlos. Você está certo! Perdão pela chatice de um velho e medíocre professor. Continuemos na luta! Afinal, segundo o Poeta: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".”

Carlos Roberto Martins de Souza

15 de janeiro, 2022 | 13:28

“Gil, para defender a ciência e a medicina, e combater otários, vale tudo! Entendeu?”

Gildázio Garcia Vitor

15 de janeiro, 2022 | 12:47

“Sr. Carlos Roberto, plagiar o Renato Terra, da Folha de São Paulo, não vale.”

Carlos Roberto Martins de Souza

15 de janeiro, 2022 | 09:54

“URGENTE!
Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, é preso a mando de Bolsonaro por estimular a vacina infantil. Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada esta manhã para prender Zé Gotinha. "Temos provas contundentes de que ele é o responsável por diversas campanhas que estimulam a VACINAÇÃO INFANTIL", berrou o presidente Boçal Naro. Conforme informações, investigações isentas mostram que ele, José dos Santos Gotinha, tem ligações com o PT, MST, FARC, ANVISA, Lula, STF.”

Gildázio Garcia Vitor

15 de janeiro, 2022 | 09:06

“Os maiores problemas são o negacionismo de alguns, caso do Presidente, e as pessoas que não são antivacinas, mas têm medo das vacinas contra a Covid-19, inclusive professores, com os quais trabalho nas escolas das redes municipal e particular de Ipatinga. Por isso, é muito importante que todos os meios de comunicação deem voz aos médicos e cientistas, como o Dr. Márcio Castro, para esclarecerem à população os benefícios destas vacinas. Parabéns, mais uma vez, ao Portal Diário do Aço e ao Dr. Márcio Castro por estarem sempre divulgando para nossa comunidade a importância das vacinas. Muito OBRIGADO!”

Marcelo Costa

15 de janeiro, 2022 | 08:51

“Máscaras viraram enfeite de queixo. Álcool para limpar as mãos agora tem que se procurado nas portas da maioria dos supermercados. Mercearias nem tem mais. Prevenção do que?”

Carlos Roberto Martins de Souza

15 de janeiro, 2022 | 08:24

“Durante os dois primeiros anos da pandemia, Jair Bolsonaro insistiu que o Brasil não parou por culpa da agressividade do coronavírus, mas por governadores e prefeitos desejarem impor quarentena e Lockdown que, na sua opinião, foram inúteis. Agora, a variante ômicron, que vem afastando empregados e prejudicando negócios, desmente a falácia do presidente. Boçal Naro tarado por morte! Só pensa naquilo! Caixão...”

Envie seu Comentário