15 de janeiro, de 2022 | 14:18

Máquinas são desembarcadas para iniciar intervenção na BR-381 em Nova Era

Construção de desvio é esperada com expectativa, mas especialistas apontam dificuldades para a obra paliativa e descarta solução imediata

Divulgação
Máquinas são desembarcadas em local de colapsto de talude e destruição da BR-381 em Nova Era Máquinas são desembarcadas em local de colapsto de talude e destruição da BR-381 em Nova Era

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas afirmou que uma equipe técnica já verifica o Km 321 da BR-381, onde houve deslocamento de massa de um talude e destruiu mais de 100 metros de pista, para definir onde poderá ser construído um desvio.

Veja a atualização:
Ministério da Infraestrutura estima prazos para liberar desvio na BR-381

"A solução definitiva já está em estudo. O maciço rompeu e continua se movimentando o que vai impedir, no momento, uma avaliação mais precisa da solução. As equipes de geotécnica estão no local e a diretriz é resolver o quanto antes", afirmou o ministro ainda na sexta-feira, por meio de sua conta no Twitter.

Neste sábado, entretanto, máquinas de grande porte foram vistas sendo desembarcadas de uma carreta, a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no local onde houve o rompimento da pista. Veja, abaixo, a fala do ministro acerca da solução paliativa para o trecho da BR-381 em Nova Era.

Veja a atualização da notícia no lin: Desvio começa a ser construído na BR-381, em Nova Era



Característica do terreno dificulta até o paliativo

A avaliação de especialistas em geologia é que, até mesmo para a abertura de um desvio local a situação é crítica devido o tamanho da movimentação de massa no local.

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Dois desvios e muitos problemas

Enquanto para veículos de pequeno porte é possível fazer rotas alternativas por dentro da cidade de Nova Era/Santana do Alfié/Antônio Dias, ou a estrada rural da Prainha/Piçarrão/Itabira, todas por estradas de terra.

A Prefeitura de Antônio Dias divulgou comunicado em que alerta aos motoristas de carros pesados que não utilizem essas estradas rurais, pois há pontes que não suportam carretas e há lugares onde pode haver deslizamento de taludes.

Para veículos pesados a rota mais viável para acesso entre o Vale do Aço e Belo Horizonte hoje é via BR-262 até o distrito de Realeza, em Manhuaçu, depois BR-116 via Caratinga e posteriormente a BR-458 até Ipatinga. Nessa rota, a viagem de Ipatinga a Belo Horizonte tem o percurso de 421 quilômetros.

Há outra rota também, com estradas em meio a serras e muitas curvas, mas também possíveis de receber tráfego pesado, via Itabira/Guanhães/Açucena/Belo Oriente. Esse trajeto tem 396 quilômetros.
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