
09 de outubro, de 2021 | 10:00
Licitação para obra do novo viaduto de Coronel Fabriciano deve ser lançada neste ano
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O maior problema do viaduto é sua altura, insuficiente para a passagem de vários modelos de caminhões pela avenida Magalhães Pinto, causando constantes acidentes no local

A construção de um novo viaduto no Centro de Coronel Fabriciano só deve começar em 2022. Com recursos já confirmados, no total que passa de R$ 4 milhões, e o projeto já definido, a administração municipal espera lançar ainda este ano o edital de licitação para substituir o atual viaduto da avenida Tancredo Neves, sobre a avenida Magalhães Pinto. O atual viaduto será demolido e no seu lugar construída outra obra de arte.
Segundo o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabrício Farias, atualmente o município está no processo de assinatura de convênio junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para o processo de municipalização do viaduto, que antes pertencia ao traçado da BR-381. Então nós estamos na fase de assinatura de convênios e esses tratados técnicos para que ocorra o aporte do dinheiro”, complementou.
O anúncio da construção de um novo viaduto foi feito em agosto deste ano pelo prefeito Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), após uma reunião com o ministro de Infraestrutura Tarcísio Freitas. Serão investidos R$ 3 milhões do Ministério de Infraestrutura, mais R$ 1,3 milhão como contrapartida do município, com o objetivo de solucionar um dos maiores gargalos do trânsito de Fabriciano.
Ainda conforme Fabrício Farias, a assinatura para a licitação da obra deve ocorrer ainda neste ano. Tem os trâmites burocráticos, mas acredito que a assinatura, o start da licitação, ocorra neste ano. O projeto já está pronto. É um projeto moderno, ousado, com o alargamento do viaduto e que não compreende só a inversão das vigas, mas que resolva a questão do trafego em definitivo”, explicou.
Acidentes
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A proposta é que novo viaduto tenha altura elevada o suficiente para permitir tráfego de caminhões pela avenida Magalhães Pinto
O maior problema do viaduto atualmente é com relação à sua altura, de 3,6 metros, insuficiente para a passagem de vários tipos de caminhões pela avenida Magalhães Pinto, causando constantes acidentes no local. Sua estrutura também já esteve ameaçada por não suportar o peso do trafego diário de veículos. 
Em 2020, o elevado passou por uma reforma emergencial, sendo colocadas três vigas metálicas para dar mais segurança aos veículos. E instalados pórticos nas principais vias de acesso ao viaduto, limitando o tráfego de caminhões com altura acima do permitido.
Agora a expectativa é por uma obra definitiva, resolvendo o problema de altura e dando mais fluidez ao trânsito, mas que só deve começar em 2022. O secretário adiantou, no entanto, que todo o planejamento e projeto para as devidas intervenções no trânsito já estão definidos.
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Luiz
10 de outubro, 2021 | 10:46Se foram 40 anos em 4 com certeza agora serão 80 anos em 8!
Novos Tempos”