Incendiários atacam novamente e tocam fogo à margem da BR-458

Incêndio de grandes proporções queima tudo na encosta em frente ao Clube do Cavalo, em Caratinga

07/10/2021 às 20:18
Adilson Teixeira Bergue
Fogo começou à margem da BR-458, na saída para Caratinga e consome vegetação

Um incêndio de grande proporção atinge a área verde localizada em frente ao Clube do Cavalo, à margem da BR-458, no trecho de Caratinga. Imagens enviadas por leitores mostram mais uma devastação de área verde na região.

O incêndio começou à tarde, nas duas margens da rodovia. Nada foi feito para controlar as chamas. Somado a isso, o tempo seco, o vento e o calor facilitaram a propagação das chamas, que na noite desta quinta-feira (7) consome a vegetação em direção a Lagoa do Piau.

A área possui trechos com vegetação variada: pastagem, eucaliptos e remanescentes de mata nativa. Tudo está sendo consumido pelo fogo.

Sequência de queimadas
Reprodução de vídeo
Dia após dia o fogo consome o verde no entorno do Vale do Aço

Dia após dia, a vegetação no entorno do Vale do Aço é queimada, com o fogo iniciado de forma criminosa. O prejuízo para a natureza é incalculável. Além da queima da vegetação que a ajuda a reter água no período chuvoso, as queimadas desalojam os animais silvestres que conseguem escapar da voracidade do fogo.

De todos os incêndios em áreas verdes desse ano, na região, apenas um homem foi preso, apanhado em flagrante queimando o revestimento plástico de cabos de cobre, em uma estrada à margem do morro da Usipa.

O fogo iniciado por ele saiu do controle queimou a vegetação durante quatro dias, embora equipes dos Bombeiros Miliares, brigadistas e a Polícia de Meio Ambiente tenham trabalho no local para tentar cercar as chamas. Como resultado 252 hectares da mata do Morro da Usipa foram queimados

Outros focos de incêndio foram registrados, na Área de Preservação Ambiental (APA) Serra de Timóteo, e nas encostas do Ipanemão e Forquilha.
Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}