28 de julho, de 2021 | 23:59
Modelo de concessão das BRs 381 e 262 é aprovado pelo TCU
A estimativa é que a licitação deve ocorrer em outubro; empresa vencedora administrará 686,1 quilômetros por 30 anos
Depois de adiar a decisão sobre a concessão das BRs 381 e 262, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, nesta quarta-feira (28), o modelo de concessão proposta pelo Ministério da Infraestrutura para a BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, e para a BR-262, de João Monlevade até o Espírito Santo.
A proposta começou a ser analisada em sessão na semana passada, mas recebeu um pedido de vista e foi concluída somente na noite desta quarta-feira. A previsão é que a licitação ocorra ainda neste ano, no mês de outubro.
O Critério do leilão será híbrido com uma disputa por menor tarifa de pedágio, com um deságio limitado, seguido por uma concorrência de maior valor de outorga como critério de desempate. O Governo Federal divulgou que este modelo é o mesmo que foi utilizado com sucesso na licitação da BR-153, em Tocantins.
Estão programadas também inovações como o desconto (nos pedágios) de usuário frequente, para motoristas que trafegam diariamente entre municípios vizinhos, e o desconto tarifário de 5% para veículos que utilizam o desconto automático de pagamento.
Divulgação Nova 381
De um total de dez lotes da obra de duplicação, apenas o 7 (Caeté) e 3 (Jaguaraçu a Antônio Dias) tiveram obras desenvolvidas

O projeto prevê o repasse da operação dos dois trechos rodoviários para a iniciativa privada de duas das principais rodovias de Minas Gerais: a BR-381 Norte (Belo Horizonte/Governador Valadares), cuja duplicação está emperrada com apenas dois dos onze lotes de obras em andamento.
Veja também:
Plano de outorga das BRs 116, 465 e 493 é enviado ao TCU - 21/6/2021
Dois trechos serão entregues à iniciativa privada
O outro trecho é a BR-262, uma das mais utilizadas pelos mineiros para o acesso ao litoral e também para escoamento da produção e recebimento de mercadorias que desembarcam no Porto de Vitória.
O total soma 686,1 quilômetros licitados. A empresa que vencer a licitação poderá explorar as duas rodovias durante 30 anos.
Alex Ferreira
Empresa que levar a concessão irá instalar cinco praças de pedágio na BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares e seis entre João Monlevade e Viana (ES)

Praças de pedágio
No projeto enviado pelo Ministério de Infraestrutura ao TCU estão previstas cinco praças de pedágio na BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares:
- Caeté
- Itabira
- João Monlevade
- Belo Oriente
- Periquito.
No trecho da BR-262 estão previstas seis praças de pedágio:
- São Domingos do Prata
- Manhuaçu
- Martins Soares
- Ibatiba
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas comemorou, agora a noite, a aprovação da concessão dos dois trechos rodoviários no TCU:
Atenção, mineiros e capixabas. Está aprovado também o leilão da BR-381 (Gov. Valadares-BH) com a BR-262 (MG-Viana) pelo TCU com R$ 7,3 bi em duplicações e melhorias. Enfim, daremos uma solução definitiva para a duplicação integral da "rodovia da morte". Leilão ainda em 2021 🇧🇷🔨
Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 28, 2021
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Maurício Costa
30 de julho, 2021 | 06:35Vai dar quase 50 reais só de pedagio de BH a Valadares. Ou seja pagamos um absurdo de imposto e ainda vamos pagar para empresa privada cuidar de estrada. O dinheiro dos impostos é pra bancar boa vida de políticos, militares , os grandões do judiciário e super salários de alguns servidores. A conclusão é que o Brasil não tem mais jeito não. A saída é pelo aeroporto mesmo.”
Ts
29 de julho, 2021 | 18:54A privatização de uma estrada ( com tanto que bem feita) é o modelo mais justo. O Governo não paga nada ( aliás recebe), paga quem usa e os impostos pagos pelos contribuintes que não a utilizarem não serão gastos nas obras e manutenção. Obviamente a concessionária só pode iniciar a cobrança de pedagio depois de terminar as obras.”
Alex
29 de julho, 2021 | 18:51Parabéns ao Ministro Tarcísio e o Presidente Jair Messias Bolsonaro pela iniciativa. Sabemos dos desafios da duplicação dessas duas rodovias sendo muito desafiador devido a complexidade da topografia. Sabemos também que a duplicação através da concessão é mais rápida e assim o melhor caminho a trilhar.”
Joanas
29 de julho, 2021 | 13:46So aqui mesmo cobras pedagio sem ter Estrada duplicada.varios trechos destas Estrada a pista unica e tao estreita que os carros do lado contrario da pista passa alguns centimetro do carro a outro.E justo pagar pedagio de uma Estrada deste tipo?”
Francisco Xavier Nunes
29 de julho, 2021 | 10:56Precisamos mudar esta historia escolhendo melhores representes políticos gestores e menos judiciário políticos.
Muda Brasil, depressa..”
Guima
29 de julho, 2021 | 00:16Nojo deste País . Dinheiro para fundo partidário tem. 6 bilhões . Para obras importantes como infraestrutura de transportes nada . 8 anos que começou a duplicação. De 10 so fizeram 2. Também um povo que quer eleger um condenado como o luladrão fazer o quê?. Povo banana.”