25 de julho, de 2021 | 22:00

Caminhoneiros anunciam início de paralisação em vários estados

Falta de unanimidade entre diversas entidades representativas dos caminhoneiros enfraquece protesto contra o preço do diesel, que tem alta acumulada em 40% este ano

Reprodução de vídeo
Caminhoneiros anunciaram começo de atos em várias partes do Brasil neste domingo Caminhoneiros anunciaram começo de atos em várias partes do Brasil neste domingo

Caminhoneiros de diversos estados divulgaram, no fim da tarde e começo da noite de domingo (25) que iniciaram paralização contra o preço do diesel. O combustível acumula alta de aproximadamente 40% no preço somente em 2021. Os motoristas também reivindicam cobrança do piso mínimo do frete.

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas convocou publicamente uma greve a partir deste domingo, quando é celebrado o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

Como a categoria é dividida entre várias entidades sindicais e representativas, ainda não ficou claro como será a coordenação nacional da paralisação.

Em Belo Horizonte, um dos representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logísticas do Estado de Minas Gerais (Setcemg) garante não haver “clima” para uma paralisação como a de 2018, que parou os caminhões por mais de uma semana e levou ao desabastecimento de alguns produtos, para a população e para a indústria.

Gladstone Lobato afirma que as manifestações, até agora, partiram de associações de autônomos, regionalizados, com um fundo muito mais político do que bem-estar do setor.

Para o dirigente, os problemas da categoria vão muito além do preço alto do diesel. Ele cita aumentos consideráveis e escassez, no mercado, de insumos, como pneus, peças e equipamentos.
Reprodução TV Vitória
No estado do Espírito Santo, foram verificados pontos de bloqueio em Viana, João Neiva e Cachoeiro de Itapemirim, no começo da manhãs, mas estradas foram liberadasNo estado do Espírito Santo, foram verificados pontos de bloqueio em Viana, João Neiva e Cachoeiro de Itapemirim, no começo da manhãs, mas estradas foram liberadas

Falta de consenso e movimento enfraquecido

Na semana que passou a discussão sobre a greve não teve consenso e dividiu os caminhoneiros, entre os que defendiam a paralisação imediata e os que preferiam esperar antes de deflagrar a paralisação.

Entretanto, neste domingo os caminhoneiros usaram suas páginas pessoais e grupos de WhatsApp para mostrar o começo da paralisação em diversas partes do Brasil.

Discussão sem fim sobre o frete

Outra reivindicação dos caminhoneiros é relativa a uma medida de 2018, quando houve uma paralisação dos profissionais, que durou mais de uma semana e chegou a causar desabastecimento em alguns setores da economia.

Na época, o então presidente Michel Temer (MDB) estabeleceu um nível mínimo desde 2018. Ainda hoje, a medida aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal. Os caminhoneiros pedem a fiscalização dos preços de frete, que são tabelados.

No começo deste ano, os profissionais iniciaram uma mobilização, mas sem consenso o protesto ficou sem adesão e foi suspenso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário