21 de junho, de 2021 | 20:30

''Para nós a covid está superada'', avalia Marcos Vinicius

Prefeito de Coronel Fabriciano afirma que até agosto todos os adultos do município estarão vacinados

Reprodução
Prefeito recebeu em sua transmissão o secretário Ricardo Cacau e a deputada federal, Alê Silva Prefeito recebeu em sua transmissão o secretário Ricardo Cacau e a deputada federal, Alê Silva

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), promoveu na tarde desta segunda-feira (21) mais uma de suas tradicionais transmissões ao vivo, via mídias sociais. Além da já costumeira presença do secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, o momento contou com a participação da deputada federal Alê Silva (PSL). O chefe do Executivo municipal afirmou que a covid-19, para ele, está superada.

Marcos Vinicius assegurou que o município continua avançando, que as cidades vizinhas têm taxa de ocupação de 80% dos leitos, mas que Fabriciano tem menos de 10% atualmente. “A nossa diferença foi como lidamos como a doença, como implantar um centro de referência, vacinando idosos em casa e, quando chega imunizante novo, nós avaliamos, e não pulverizamos na cidade toda”, exemplificou o prefeito.

Segundo ele, contra números não há argumentos, lembrando que no Centro de Atendimento aos casos de covid, que chegou a ter 300, 400 atendimentos diários, a média atual é de 40, 50. “E vamos avançando. Para nós hoje covid-19 está superada, claro que não vamos abusar, fazer show disso e daquilo, porque não sabemos quem vem, não é só a população de Fabriciano. Mas a possiblidade de fechamento (de comércio e demais setores) não existe”, assegura.

Vacinação completa até agosto

Ainda conforme o prefeito de Coronel Fabriciano, foram vacinados profissionais da educação municipal e particulares (na quinta e sexta-feira passada), e nesta segunda-feira profissionais das escolas estaduais. “Porque desde o começo a minha briga era pelas crianças na sala de aula, fomos o primeiro município com aula presencial. Teve alguma estadual, mas municipal nos alegramos porque Fabriciano foi a primeira do Brasil a voltar com as crianças e não aumentou em nada os nossos números”, salienta.

Ele acrescenta que, antes do mês de agosto, a população adulta de Fabriciano (110.290 pessoas é o total geral no município, estimativa IBGE 2020) estará vacinada. “Em julho teremos de ir às empresas e procurar gente pra vacinar. Quem tinha comorbidade tivemos um carinho com eles. A partir de quinta-feira vamos (24) notificar todo mundo entre 55 e 59 anos, sem comorbidade”, adianta.

500 mil mortos

A respeito dos 500 mil brasileiros mortos por causa do coronavírus, número atingido no último fim de semana, Marcos Vinicius destacou o relato de um paciente que venceu a doença e disse ter feito questão de levar como “destaque da semana”, porque existe uma “turma” do contra, que quer o mal. “Ah, chegou em 500 mil mortos, mas temos de entender que o número é relativo a quase dois anos de pandemia. Temos de comemorar aquilo que a gente consegue salvar. O Brasil está superando, a gente está salvando vidas, sentimos pelas pessoas que se foram, claro, mas a vida prossegue. Temos de comemorar esses 16 milhões de pessoas que enfrentaram a doença e sobreviveram, muitos sem imunização”, frisou.

A deputada Alê Silva endossou o discurso e falou sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada no Senado para investigar a condução dos governos federal e estaduais em relação às ações contra a pandemia no país. “É uma vergonha, fazer dos 500 mil mortos palanque e subir nos defuntos para fazer campanha eleitoral antecipada. São poucos os políticos que estão comemorando o número de recuperados [como Marcos Vinicius], o número de vacinados. As pessoas acham que a desgraça gera mais engaje político. E não é. Muitas vezes sou questionada na rua ‘poxa vida, não te vejo fazendo vídeos de embate’ e explico que minha linha de trabalho é investigação. Queremos levar esperança, porque de desgraça já está cheio. E espero que esse nosso engaje seja feito com base nisso e não por desgraça”, opinou.

Percentual

Por fim, o prefeito informou que já tem quase 30% da população de Fabriciano imunizada, mas mesmo assim notícias ruins circulam. “Tem uma turma da desgraça nesses jornais, não vamos vacinar 220 milhões de habitantes, esquece isso. Eu venho dizendo, quem teria de ser vacinado, teoricamente já foi. Vacina não cura ninguém, é para melhorar o sistema imunológico, caso a doença te encontre, você tenha um ‘up’ a mais para combater a doença, mas seu sistema imunológico tem que agir”, concluiu. Ao fim da transmissão, os três (prefeito, deputada e secretário) reproduziram uma dança que viralizou na internet, com a canção brega “Um conto de fadas”, com passos característicos e vestuário um tanto quanto curioso. A mesma coreografia foi realizada por Alê Silva em seu perfil nas mídias sociais, razão pela qual convidou o prefeito e Cacau para o momento de descontração.

Já publicado

Marcos Vinicius é cotado para pré-candidato a presidente do Brasil pelo PSDB
Após ser cotado como pré-candidato à presidência, Marcos Vinicius afirma estar focado em Fabriciano
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário