Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de abril, de 2021 | 17:00

Segunda dose de vacina está assegurada a idosos em Ipatinga, informa Secretaria de Saúde

Divulgação
Secretaria de Saúde de Ipatinga explica que segunda dose está assegurada e tem sido aplicada Secretaria de Saúde de Ipatinga explica que segunda dose está assegurada e tem sido aplicada

A Secretaria de Saúde de Ipatinga informa que mantém o compromisso de vacinar a população contra a covid-19 com o máximo de agilidade, à medida que são disponibilizadas novas doses de imunizantes ao município. Nesta quarta-feira (14), começaram a ser atendidos com a aplicação da segunda dose, nas Unidades de Saúde de referência, os idosos na faixa etária de 76 a 79 anos. Por sua vez, os idosos com idades acima de 80 anos continuam a receber a segunda dose dos imunizantes nas residências.

Desde o fim de semana passado, várias pessoas começaram a se preocupar com a proximidade do fim do prazo para receber a segunda dose e ausência de informação de quando seria aplicada.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Ipatinga esclarece que não procede a afirmação da leitora citada na reportagem veiculada pelo Diário do Aço nesta quarta-feira, de que “não há previsão de chegada, no município, da segunda dose de imunizante”.

Segundo a Secretaria de Saúde, “as doses referentes à segunda aplicação já estão sendo administradas à população, respeitando-se o intervalo estipulado pelos fabricantes para maior eficácia dos imunizantes e em conformidade com cronograma da Secretaria de Saúde. Grande parte dos trabalhadores da Saúde, 100% das pessoas com deficiência em residências inclusivas, 100% dos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e 96% das pessoas acima de 90 anos já receberam a segunda dose do imunizante”, esclareceu.

Conforme a Secretaria, no caso particular de uma das leitoras que procurou o jornal, ela foi vacinada no dia 23/3/21 e, de acordo com o cronograma de vacinação, a segunda dose está agendada a partir de 19/4/21. Já o esposo da referida senhora foi vacinado com o imunizante AstraZeneca, que tem um intervalo recomendado de 90 dias entre a primeira e a segunda aplicação. Desse modo, a segunda dose de imunização está agendada para o dia 13/6/21.

“Para melhor compreensão de todos, a Prefeitura de Ipatinga reforça que os agentes de saúde das unidades de referência entram em contato com os idosos cadastrados, agendando data e horário de vacinação. Portanto, não há necessidade e é desaconselhável o deslocamento às Unidades sem o agendamento”, conclui a nota.

Já publicado

Municípios do Vale do Aço recebem a 11ª remessa de vacinas contra a covid-19
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário