Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de abril, de 2021 | 10:50

Meia Jajá é suspenso por doping no futebol tailandês

Tiago Araújo - Arquivo DA/Reprodução
O medicamento Stanozoland utilizado pelo meia Jajá para emagrecer, que rendeu-lhe a suspensão por dopingO medicamento Stanozoland utilizado pelo meia Jajá para emagrecer, que rendeu-lhe a suspensão por doping

O meia-atacante ipatinguense Jajá Coelho, de 35 anos, que joga pela equipe tailandesa Chiangrai United (o 17º clube de sua carreira), foi suspenso temporariamente por doping depois de testar positivo após uma partida da Liga dos Campeões da Confederação Asiática de Futebol, anunciaram as autoridades daquele país e noticiaram alguns veículos de comunicação no Brasil.

Jajá Coelho foi considerado culpado por testar positivo para uma substância proibida pelos protocolos internacionais antidopagem ao fim do duelo pela fase de grupos da competição asiática, entre o Chiangrai United e o australiano Melbourne Victory, em novembro passado, jogo realizado no Catar. Em função da pandemia da covid-19, todos os jogos daquela primeira fase foram disputados naquele país, em virtude das restrições de deslocamento e de se realizar partidas oficiais na Tailândia e em outros países asiáticos naquela época.

O duelo entre a equipe de Jajá Coelho e o time da Austrália terminou em 2 a 2, e o clube tailandês, então campeão do país, não passou da fase de grupos daquela competição no ano passado.

Para emagrecer
O Diário do Aço apurou junto a fontes ligadas ao jogador que a substância ilegal foi encontrada na amostra de urina do meia-atacante pela comissão antidopagem da Confederação Africana de Futebol (CAF), que à época foi a contratada para realizar os testes de anti-doping nos atletas sorteados nas partidas da Liga dos Campeões Asiáticos, está contida em medicamento para emagrecer usado pelo jogador. Sem conhecimento de que era proibido, ele utilizou o “Stanozoland Depot” de 50mg/ml para entrar logo em forma, pois estava no Brasil sem clube no segundo semestre de 2020, quando, em outubro, foi contratado pelo Chiangrai United para reforçar a equipe na competição mais importante daquele continente (que corresponde à Copa Libertadores de lá).

Suspensão
Ao contrário do que foi noticiado inicialmente, Jajá deverá tomar uma punição em torno de seis meses, pois trata-se de doping por medicamento, sob receita médica e com o jogador não conhecendo a proibição para a prática esportiva profissional. A informação de que seria suspenso por quatro anos levou em conta a pena máxima prevista no artigo da lei, que vale-se de doping por uso de cocaína ou outras drogas ilícitas similares. O clube e o advogado contratado pelo jogador já apresentaram a defesa, aguardando a definição da pena. Por ora, ele está suspenso preventivamente. O jogador permanece na Tailândia, em função das restrições de viagens ao exterior por causa da pandemia.

Depois de atuar na base da Aciaria e da Usipa, Jajá foi para o América, onde obteve sucesso no juvenil, iniciando a carreira profissional com apenas 18 anos, quando foi vendido para o holandês Feyernoord. Depois disso, esteve nos belgas Waterlo e Genk, no espanhol Getafe, no ucraniano Methalist e o turco Trabzonspor, entre outros, além de uma passagem no mundo árabe e no futebol chinês. No Brasil, passou pelo Coritiba, Internacional e Flamengo. Está atuando na Tailândia desde 2017.

VEJA MAIS
Jajá, o nômade ipatinguense, agora atua no futebol tailandês
Jajá mantém o foco para mais uma temporada no Muanthang-TAI
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário