30 de março, de 2021 | 21:20

Salões de beleza e academias são incluídos como atividades essenciais em Ipatinga

Leis municipais entram em conflito com deliberação estadual, mas encontra amparo em decreto federal

Arquivo DA
Leis, decretos e deliberação não dizem a mesma coisa em relação ao funcionamento de academias e salões Leis, decretos e deliberação não dizem a mesma coisa em relação ao funcionamento de academias e salões

Após o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), sancionar na última terça-feira (30) duas leis que incluem academias, salões de beleza e afins como atividades essenciais no município, a dúvida que fica é se a legislação pode sofrer algum questionamento jurídico. Isso porque Minas Gerais vive a Onda Roxa, fase mais restritiva dos protocolos contra o avanço da covid-19 e que limita atividades no estado. Além disso, há um decreto federal com teor semelhante à lei ipatinguense, dando ainda mais corpo ao imbróglio.

De um modo geral, a lei federal deveria ser a soberana na discussão. Entretanto, a pandemia tem evidenciado um cenário confuso quando o assunto é manter o comércio e demais atividades ditas não essenciais em funcionamento. Na lei 4.140, de 30 de março de 2021, sancionada pelo prefeito de Ipatinga, as atividades prestadas por profissionais cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador são consideradas essenciais, que poderão exercer sua função com limitação do número de pessoas, além de adotadas medidas de contenção sanitárias objetivando impedir a propagação de doenças.

Já a lei municipal 4.139, também de 30 de março de 2021, institui como atividades essenciais os estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados, como forma de prevenir doenças físicas e mentais, a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para saúde da população no âmbito do município de Ipatinga.

Conforme o texto sancionado pelo prefeito, fica instituída a prática de atividades físicas, orientadas por profissionais da Educação Física, como essenciais para saúde da população e declara a essencialidade dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais no âmbito do município de Ipatinga, considera-se também atividade essencial a prática esportiva tais como as artes marciais, que englobam diversas modalidades, sendo ministradas por profissionais, prontamente regulamentado em suas federações esportivas, não necessariamente sendo profissionais de Educação Física, tais como professores de Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Taekwondo, Muay Thai, Capoeira, Krav Maga, Akido, Boxe, dentre outras modalidades.

Imbróglio

Há dúvidas jurídicas se as leis aprovadas no Legislativo sobrepõem ou não o que está estabelecido na Deliberação 130, do Comitê Estadual de enfrentamento da pandemia, que não liberou essas atividades para funcionar durante a vigência da Onda Roxa.

Até o fechamento desta edição, não havia um posicionamento da Prefeitura de Ipatinga sobre possíveis implicações neste sentido, apenas a publicação das leis em seu Diário Oficial.

Bruna Lage
Entre as atividades permitidas na lei está a de estéticaEntre as atividades permitidas na lei está a de estética

Definição Federal do que é essencial



Em maio de 2020, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou um decreto para incluir academias de ginástica, cabeleireiros, barbearias e salões de beleza como atividades essenciais durante a pandemia. Pelo dispositivo, essas atividades passaram a ser consideradas essenciais, desde que obedecidas as determinações sanitárias do Ministério da Saúde.  

"Saúde é vida. Academias, salões de beleza e cabeleireiro, higiene é vida. Essas três categorias juntas é mais de 1 milhão de empregos", afirmou o presidente a jornalistas na portaria do Palácio do Alvorada, à época. Na maior parte do país, essas atividades estão com restrição de funcionamento decretadas por governos estaduais e prefeituras.

Para ampliar a discussão sobre o assunto, o governo de Minas anunciou a ampliação dos efeitos da Onda Roxa, que terminaria no dia 4 de abril e que agora será estendida até 11 deste mês.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

31 de março, 2021 | 12:11

“Uma forma de driblar a onda roxa, próximo são as igrejas. Cada um que cuide do seu, pq nem chorar os mortos não poderão.”

R10

31 de março, 2021 | 10:15

“Pelada sexta 19h no Parque ipanema”

Observador

31 de março, 2021 | 10:12

“Está com medo, fica em casa, mas não venham criticar quem precisa trabalhar para sobreviver !”

Bruno

31 de março, 2021 | 09:02

“Essencial a gente sabe que essas funções não são, essencial é supermercado, padaria e farmácia. Porque as pessoas precisam comer e comprar remédios. Mas entendemos que as pessoas precisam trabalhar também, o que eu acho absurdo é artes marciais serem considerados essenciais, esporte de contato, vai estar um cuspindo na cara do outro e passando covid. Isso não da pra aceitar.”

Jose Carlos

31 de março, 2021 | 07:15

“"O famoso jeitinho brasileiro de ser...... lixoooooo”

Carla Gomes

31 de março, 2021 | 06:26

“Certamente muita gente vai desfilar sua beleza nas filas das UTIs e Enfermarias lotadas de gente morrendo com a doença desgraçada desse vírus do inferno. Isso é vereadorzinho tentando fazer média com os comerciante$$.”

Marcelo Costa Gravessan

31 de março, 2021 | 06:25

“Parabéns ao prefeito e aos vereadores, pois muitas pessoas não abrem mão da beleza e da boa forma mesmo dentro de um caixão.”

Nina

31 de março, 2021 | 04:25

“Oi??? Isso é sério? Uma academia cheia de pessoas suadas, sem preocupação em limpar os aparelhos, isso é essencial? Salão de beleza é essencial? Então não sei o que é essencial.”

Na Bronca

30 de março, 2021 | 22:56

“AFF!!!! falar que academia onde o que importa e um corpo bonito e definido e essencial e salão de beleza kkkkkk vai ser essencial quando esse UPA travada de tanta gente lá chorando..... Só quem passou por um situação de precisa de atendimento sabe o quanto e difícil .... Vi de perto o esforço das enfermeiras e médico lutando pra salvar vidas dentro do hospital municipal ... francamente isso sim e ceder pra um grupo de empresário que não vivem sem dinheiro .”

Helena Alves Nogueira

30 de março, 2021 | 22:42

“Respeitando as normas de higiene tudo pode funcionar. o povo precisa trabalhar.LOCKDOW ESTÁ COMPROVADO QUE NÃO É A SOLUÇÃO.
PARABÉNS PELA INICIATIVA.”

Lauriene

30 de março, 2021 | 22:24

“Uma vergonha senhor prefeito, enquanto isso as escolas continuam fechadas, formando analfabetos no domicílio.”

Lei

30 de março, 2021 | 21:39

“Prefeito totalmente fraco esportes de contatos ser essencial. Bora abrir tudo entao tudo é essencial”

Jorge

30 de março, 2021 | 21:38

“O Sr prefeito a educação não essencial,as escolas fechadas.”

Envie seu Comentário