24 de setembro, de 2020 | 15:45

Trabalhadora vítima de fraude tem desviada parcela do seguro-desemprego

Alex Ferreira
Elisângela levou o seu caso para a Justiça Federal e pede ressarcimento do valor referente à parcela do seguro-desemprego Elisângela levou o seu caso para a Justiça Federal e pede ressarcimento do valor referente à parcela do seguro-desemprego

Uma trabalhadora demitida da função de operadora de caixa em uma rede de drogarias em Ipatinga denuncia que foi vítima de fraude e teve desviada uma das três parcelas do seguro-desemprego às quais tinha direito.

Elisângela Márcia Rodrigues Vale Cardoso procurou a redação do Diário do Aço para informar que foi demitida de seu trabalho e recebia o seguro-desemprego normalmente. A primeira e a segunda parcelas, no valor de R$ 1.064 cada, foram sacadas regularmente nos meses de julho e agosto.

Na terça-feira (22), ela conferiu que a terceira e última parcela do seguro tinha sido emitida e encaminhou-se a uma agência da Caixa, para fazer o saque, usando para isso o seu Cartão Cidadão.

Entretanto, a beneficiária do seguro não conseguiu efetuar o saque nos caixas de autoatendimento e procurou a gerência, sem sucesso na tentativa. Elisângela saiu do banco e foi até uma unidade da Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência.

Já na quarta-feira (23) a mulher foi informada, ao procurar novamente o banco, que alguém sacou o seu benefício em um caixa eletrônico na cidade de São Paulo, na noite de terça-feira, no mesmo dia em que a beneficiária tentou receber o dinheiro em Ipatinga.

Rosângela afirma que tem conhecimento de outros casos dessa natureza e que ainda na quarta-feira procurou a Justiça Federal para ingressar com uma ação pedindo a reparação do dano que teve.

“Nós temos sempre a ideia que no banco o nosso dinheiro está seguro, mas os fatos têm demonstrado o contrário. Decidi fazer a reclamação junto à Justiça e vim ao jornal porque as pessoas precisam saber disso, se foram vítimas de uma fraude, de um golpe, que não fiquem caladas e busquem seus direitos”, afirmou. Veja, no vídeo mais embaixo, o depoimento completo da ipatinguense.

Reprodução
Ao tentar sacar a terceira e última parcela do seguro-desemprego em Ipatinga, mulher descobriu que tinha sido vítima de uma fraude Ao tentar sacar a terceira e última parcela do seguro-desemprego em Ipatinga, mulher descobriu que tinha sido vítima de uma fraude
Resposta da Caixa

Procurada pela reportagem, a assessoria da Caixa enviou nota informando que os procedimentos de habilitação ao benefício (seguro-desemprego) são realizados pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia e que o banco atua no seguro-desemprego como agente pagador do benefício.

“Uma vez disponibilizadas para pagamento, as parcelas podem ser sacadas nas agências ou casas lotéricas mediante a identificação do trabalhador ou por meio do uso do cartão do cidadão e senha. O saque pode ainda ser realizado sem cartão e senha em uma das agências da Caixa, considerado serviço essencial”, explicou a nota.

Ainda conforme a Caixa, nos casos em que o beneficiário não reconhece o saque da sua parcela do seguro-desemprego, o cliente deve procurar a Secretaria do Trabalho ou suas representações, vinculada ao Ministério da Economia, para dar início ao processo de contestação de saque.

Ainda conforme a assessoria, a Caixa colabora com os órgãos de segurança pública competentes para apuração de indícios de irregularidade, realizando monitoramento das transações de pagamento de benefícios sociais, com o objetivo de coibir eventuais ocorrências de fraude.

“Como medida de segurança, a Caixa orienta o beneficiário a guardar o cartão em local seguro e a não anotar a senha em papéis. Orienta ainda que os clientes não peçam ajuda para pessoas desconhecidas que estejam no setor de autoatendimento das agências, devendo ser atendidos apenas por empregados ou prestadores de serviço do banco, devidamente identificados com crachá”.



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Comentários

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Bernardo

13 de abril, 2023 | 01:57

“Estou vendo os comentários de quem foi vítima de fraude e é desanimador saber que nada foi feito para resolver o caso. Minha última parcela caiu na conta da poupança digital do Caixa Tem em agosto de 2022 e não consegui sacar. Ao ir na agência da caixa foi negado resolver o problema por questão de meu RG estar com a foto borrada devido a chuva que havia pego. A gerente que me atendeu pegou meus dados e pediu meu número de celular para tentar fazer o desbloqueio da conta e no outro dia foi bloqueado meu app do caixa tem. Por eu morar em outro Estado tive dificuldade em fazer um novo RG pois precisava de uma nova certidão de nascimento na qual só consegui após um tempo. Fiz um novo RG e me diregi até uma agência pra desbloquear o acesso ao caixa tem e descobri que a minha conta de 2300 reais tem agora somente 1,38. Ao puxar o Extrato consta o saque do valor quase na data que estive na agência pela primeira vez tentando quando foi bloqueado o acesso. Com certeza alguém sacou. Não vou ficar no prejuízo pois se nada for feito irei até mesmo nos canais de jornal aqui da cidade onde moro não serei mais um que encheu o bolso de algum golpista vagabundo não.”

Maria Luiza

13 de julho, 2022 | 16:24

“Parei nessa reportagem Estou indignada aconteceu a mesma coisa com meu esposo ontem como pode uma pessoa receber um benefício sem documentação do outro
Estou idignada”

Sara Douza

23 de março, 2022 | 01:31

“Foj sacada minha 3 parcela do seguro fui em todo lugar delegacia caixa ministério do Trabalhoe bada foi resolvido isso foi em 2019 a 2020 por causa da pandêmia nada foi resolvido injustiça por e meu por direito e ficou por isso mesmo”

Jacqueline Gripp Martins

15 de fevereiro, 2022 | 09:13

“Fizeram o saque da minha 1º parc em 29/05/19, no dia 31/05/19 fiz o B.O, no dia 07/06/19 dei entrada no Ministério do Trabalho, e ATÉ HOJE estou no aguardo de reaver essa parcela.

Tem 2 anos e 8 meses e NINGUÉM resolve absolutamente NADA!!!!

Alguém aqui já conseguiu resolver esse prob?”

Alice Andressa

14 de dezembro, 2021 | 12:53

“Aconteceu comigo também, fiz a contestação, mas não sei onde verificar. Alguém me informa?. Por favor.”

Clayton

03 de novembro, 2021 | 21:31

“Aconteceu comigo também. Fiz a contestação dia 04/12/2019. Até agora nada. So aparece a mensagem aguardando análise.”

Daniele

12 de outubro, 2021 | 09:03

“? desanimador nosso País, é tanta burocracia para qualquer coisa e agora vem um pessoa do inferno, tirar dinheiro de quem não tem. Quero ver colocar a cara e roubar uma casa de cambio. Covardes, mais é Deus para nos dar do que esses enviados do cão para tomar. Me roubaram duas parcelas agência 3880, detalhe eu estava na Argentina e os cãos no Ceará essa Agencia aonde fizeram o saque é de lá,”

Elizabeti Amais Guiraldi

10 de agosto, 2021 | 16:28

“Também tive minha 3 parcela sacada... e não consigo entrar com o processo de contestação de recebimento.”

Sandra

25 de setembro, 2020 | 17:55

“To na mesma situação 1: foi paga ja 2:não tevi sucesso.”

Anaildo Pereira Deziderio

25 de setembro, 2020 | 02:52

“Também tive minha 3? parcela de cinco sacada ,dia 11/08/2020 e ainda não consegui entrar com o processo de contestação de recebimento.”

Tj

24 de setembro, 2020 | 16:17

“Isso tanbem aconteceu com um amigo meu”

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