30 de maio, de 2020 | 11:22

Prefeitos de 28 municípios da região são alertados sobre índice de infecções por covid-19

EBC
Crescimento de contaminação: alerta foi reforçado em ofício encaminhado pela Agência Metropolitana do Vale do Aço a todos os prefeitos de 28 municípiosCrescimento de contaminação: alerta foi reforçado em ofício encaminhado pela Agência Metropolitana do Vale do Aço a todos os prefeitos de 28 municípios

O monitoramento com base no sinal de telefonia móvel aponta que o isolamento social nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço e Colar Metropolitano está abaixo da média do estado. O indicador do número médio de infecções por pessoa infectado (R0) na macrorregião também está entre os maiores do estado, indicando que uma pessoa contaminada no Vale do Aço, contamina mais pessoas do que nas demais regiões.

O alerta já tinha sido feito pelo prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, em entrevista ao Diário do Aço na sexta-feira (30). Agora o alerta foi reforçado em ofício encaminhado pela Agência Metropolitana do Vale do Aço a todos os prefeitos de 28 municípios.

“Com o conjunto de indicadores adversos à região, a Secretaria de Estado de Saúde já trabalha com a possibilidade de 100.000 novos casos do coronavírus na região, nos próximos 30 dias. Caso este cenário se confirme, a necessidade de leitos de UTI poderá chegar a 5.000 leitos. Tal número de leitos demonstra-se inviável, considerando que o cenário de expansão da capacidade das UTIs na região, conforme o plano de contingência, chegaria a cerca de 150 leitos”, alerta o documento. O índice levou em consideração a estimativa do percentual de subnotificações de casos na região.

Desde quinta-feira (28) Ipatinga está com 100% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI/SUS) destinados ao tratamento da Covid-19, ocupados, e pacientes aguardam na fila a vez de serem colocados no respirador.

No ofício os gestores municipais são alertados que “a situação é grave, os indicadores apontam um cenário futuro adverso e isso demanda uma ação imediata para proteger a população do Vale do Aço de uma mortandade sem precedentes”, conclui a nota.

Maiores informações e adesão ao Plano Minas Consciente, do governo do estado podem ser encontradas na página www.mg.gov.br/minasconsciente.

Assinam a nota, o diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, João Luiz Teixeira Andrade e pelo Superintendente Regional de Saúde – Coronel Fabriciano,
Ernany Duque de Oliveira Júnior.

Já publicado

Prefeito de Ipatinga explica investimentos para enfrentamento da covid-19
Ipatinga atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para covid e pacientes já aguardam na fila
População deve ficar alerta quanto ao uso correto do álcool em gel
Santana do Paraíso confirma segundo óbito e casos positivos chegam a 51
Populares contam motivo de saírem às ruas, apesar da pandemia
Saiba quais bairros de Ipatinga onde há mais registro de pessoas positivadas por coronavírus
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro

30 de maio, 2020 | 13:46

“Desde quando gripezinha pode causar mortandade sem precedentes?”

Jaime

30 de maio, 2020 | 12:42

“A populacao nao esta levando a serio esta doenca por isso os casos estao aumentando.”

Envie seu Comentário