21 de novembro, de 2019 | 09:00

Ceresp de Ipatinga deve voltar a receber presos em 2020

A nota da Sesp ressalta que 264 vagas são restauradas e que 178 novas vagas estão sendo adaptadas para receber os presos no próximo ano

Wôlmer Ezequiel
Após a conclusão das obras, a unidade passará a contar com 132 vagas no bloco A e no bloco B, além de 178 novas vagasApós a conclusão das obras, a unidade passará a contar com 132 vagas no bloco A e no bloco B, além de 178 novas vagas

O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga tem nova previsão para receber presos do sexo masculino. Em nota enviada ao Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Minas Gerais informou que a previsão é para o primeiro semestre de 2020. Atualmente, a unidade está interditada parcialmente, sendo ocupada apenas por mulheres reclusas e alguns presos que trabalhavam nas obras de reforma.

A nota da Sesp também ressalta que 264 vagas são restauradas e que 178 novas vagas estão sendo adaptadas para receber os presos no próximo ano. “Além disso, a unidade permanece com as 52 vagas femininas”.

Vagas ociosas

Conforme já publicado pelo Diário do Aço, no dia 19, o Ceresp de Ipatinga já teria condições de receber presos do sexo masculino, mas por falta de planejamento e de alocação de agentes, por parte do estado, isso ainda não foi possível de ocorrer.

Em entrevista, o promotor de Justiça Francisco Ângelo de Assis informou que o Ceresp de Ipatinga está com 132 vagas ociosas, que é um número significativo diante de uma crise carcerária que o estado enfrenta.

“As obras no Ceresp estão bem desenvolvidas, mas estão com um notável atraso. Há 132 vagas praticamente ociosas, já que o bloco B está concluído, assim como a área técnica, que está em perfeito estado para funcionar. Entretanto, há uma falta de planejamento e falta de alocação de agentes, por parte do estado, para tudo isso ocorrer”, informou o promotor.

Para tentar resolver esse problema, Francisco Ângelo contou que nos próximos dias será realizada uma reunião, em Belo Horizonte, com os representantes da secretaria de Segurança Pública.

Após a conclusão das obras, a unidade passará a contar com 132 vagas no bloco A e no bloco B, além de 178 novas vagas, a partir das obras de ampliação. Ao todo, o Ceresp ampliará sua capacidade populacional para 442.

Entenda

O Ceresp de Ipatinga está interditado parcialmente, sendo ocupado apenas por mulheres reclusas e alguns presos que trabalhavam na reforma. Boa parte da unidade foi destruída durante uma rebelião, que ocorreu há três anos.

Já no fim do ano passado, iniciaram-se as obras da reforma e ampliação do Ceresp, após a Vara de Execuções Criminais e de Precatórios Criminais da Comarca de Ipatinga autorizar a destinação de recursos, provenientes da prestação de penas pecuniárias, para a reconstrução do Centro de Remanejamento.

Comissões de Execução e Fiscalização também foram estabelecidas em outubro do ano passado para acompanhar as obras, junto aos membros do Consep Integrado de Ipatinga.

Já publicado

Ceresp de Ipatinga tem 132 vagas à espera de presos
Começam as novas etapas das obras no Ceresp de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário