12 de novembro, de 2019 | 17:01

Moradores do Cidade Nova protestam contra falta d’água

Além deste local, o Diário do Aço tem recebido, ao longo dos últimos dias, diversas reclamações de moradores, inclusive de Ipatinga, relacionadas ao mesmo problema

Enviado por leitor
Indignados com a situação, população foi às ruas protestar e pedir providênciasIndignados com a situação, população foi às ruas protestar e pedir providências

Há alguns dias sem fornecimento de água, moradores do bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, foram às ruas na manhã desta terça-feira (12) protestar e cobrar providências da Copasa, prestadora de serviço responsável pelo abastecimento hídrico no município. Além deste local, o Diário do Aço tem recebido, ao longo dos últimos dias, diversas reclamações de moradores, inclusive de Ipatinga, relacionadas ao mesmo problema.

Moradora da avenida Carlos Edmundo Landaeta, Aparecida Miranda Freitas explica que sempre conviveu com essa situação. “Às vezes ficamos 15 dias sem água. Já tive que sair daqui e ir para Timóteo, onde minha mãe reside, porque tenho uma filha de dois anos e não tinha água para tomar banho, cozinhar ou beber e isso é um absurdo. Dessa vez, estamos há quase quatro dias sem água no bairro. Aqui temos um grupo de pessoas, que têm ligado constantemente para a Copasa. A desculpa é a mesma, dizem que estão fazendo manutenção, desvio de água, que vai chegar tal hora. Mas dá 18h e nada da água chegar. Depois dizem que a bomba está queimada e cada hora é uma coisa. O dia inteiro você liga pra lá e não te dizem o que está acontecendo”, lamenta.

Aparecida acrescenta que, no prédio onde mora, o desabastecimento incomoda, mas em outras ruas já dura mais dias. “Hoje (terça-feira) reunimos uma turma, fizemos protesto sim, paramos uma parte da entrada do bairro para conscientizar. Alguma coisa tem que acontecer. O registro da gente está rodando como se tivesse caindo água, mas é só ar”, afirma.

Problema em outros locais
Desde o fim de semana e ao longo de segunda-feira (11) e terça-feira (12), os canais de comunicação do Diário do Aço têm recebido reclamações de moradores de locais como bairro Bethânia e Canaãzinho (Ipatinga), Ana Rita (Timóteo) e Cidade Nova.

As reclamações aumentaram depois da reportagem “Superintendente da Copasa descarta racionamento de água na região”, publicada na edição de domingo. Na entrevista, Albino Campos explicou que os poços aluvionares, localizados no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, têm vazão suficiente para atender à demanda da região e que cidades como Timóteo recebem investimentos para expandir a rede de distribuição.

Apagão
Em nota, a Copasa informou que devido à falta de energia elétrica no Sistema Produtor do Vale do Aço, o abastecimento de Ipatinga e de alguns bairros de Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso foi interrompido na segunda-feira (11). “A previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer da manhã de quinta-feira (14). Os bairros atingidos são: Ipatinga: toda a localidade; Coronel Fabriciano: Amaro Lanari; Santana do Paraíso: Cidade Nova, Águas Claras, Bom Pastor, Jardim Vitória, Parque Caravelas e Residencial Bethânia”, informou a nota publicada na segunda-feira.

A companhia acrescenta que foi registrado um aumento do consumo de água, em decorrência da elevação da temperatura, ocasionando a intermitência no abastecimento no bairro Ana Rita, em Timóteo. Até que a situação seja regularizada, o fornecimento de água da região está sendo reforçado por caminhões-pipa. “A Copasa ressalta que o uso consciente da água é importante em qualquer estação do ano. Atitudes simples, como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes; tomar banhos rápidos; molhar plantas com regador e não lavar o passeio com água tratada fazem muita diferença”, pontua a empresa.


Já publicado:
Abastecimento de água é instável em todo o Vale do Aço
Superintendente da Copasa descarta de racionamento de água na região
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Geórgia

14 de novembro, 2019 | 06:14

“Bom dia!!!Tá na cara que é racionamento,o incrível é que a água falta tanto e o valor na conta não diminui,só que não temos opções aceitamos e pagamos.Triste realidade.”

Janice Melo

13 de novembro, 2019 | 23:00

“Eu também estou indgnada com está Copasa,toda tarde falta água,este final de semana desligaram sem avisar,e quando chegar final do mê,vamos pagar vento,falta de respeito com o consumidor.”

Jane

13 de novembro, 2019 | 15:21

“As pessoas precisam aprender o básico:
- sim, queimada pode causar problemas na rede elétrica e no Vale do Aço virou tradição queimar qualquer grama seca e mata que se encontra.

-Se continuarem destruindo nascentes, não vai ter água. Sim, a água que irriga inclusive o lençol subterrâneo de água, depende de nascentes. sim pessoas, queimada destrói nascentes de água.

- Queimadas causam erosão, empobrecimento do solo e destroem nascentes. O que as pessoas desvalorizam chamando de "mato" é proteção do solo. Outra mato seco não está morto, está esperando a chuva em estado de hibernação.

- depois de tanta queimada, já era para população prever isto. Precisam informar mais as pessoas da relação de matas, nascentes e água que chega na sua torneira.

- desmatamento nas beiradas de rios, córregos e riachos causa assoreamento que é em português comum descida de terra para o leito do rio matando-o, secando e diminuindo o fluxo de água.

- desmatamento e queimada, mata plantas que protegem nascentes e rios, matando floresta, matas e o mato diminuição a evaporação saudável da natureza que auxilia na descida das chuvas.... alguém já parou para pensar em porque na maioria dos desertos não chove ou chove pouquíssimo?

- Chega ser surreal as pessoas verem tanta queimada e acharem que não serão afetadas.”

Marcus Vinicius

13 de novembro, 2019 | 12:59

“Falta de energia.... brincadeira.... sempre a mesma desculpa esfarrapada. Alguém avisa pra eles que já existem os Geradores de energia para garantir o funcionamento das bombas quando houver queda de energia da Cemig.”

Descaso

12 de novembro, 2019 | 19:03

“Gente... porque tem regiões de Ipatinga nunca falta a água? Será q é porque a ELITE mora lá? Pq só alguns "privilegiados" não falta água?
Não especialista não, mas tem uns problemas q eles alegam q é fata d vergonha na cara, descaso deixarem acontecer.....

Tem como abrir um processo pra trocar a Copasa pelo SAAE? Não sei.. mas as vezes pode melhorar...”

Leoncio Simoes

12 de novembro, 2019 | 18:45

“EU vejo o povo lavando a rua I calçada empurrando o lixo com agua,nao usa a vassoura
Quando falo o povo ainda fica bravo.
Agora todo mundo sofre por causa deles.”

Rozalia

12 de novembro, 2019 | 18:08

“Hoje terça-feira dia 12 de novembro. Faz 4 dias que a rua Monteiro Lobato no cidade nova está sem água. Um absurdo.”

Josismar Tiburcio

12 de novembro, 2019 | 17:48

“A seis anos moro aqui na rua Monteiro Lobato, sempre falta água, a gente liga, manda aplicativo, a resposta é sempre a mesma, sempre dizem que é manutenção. Mas nunca resolve. Os funcionários passam de carro na rua gastando gasolina a toa é não faz nada, sendo que eles tem a opção de fechar algumas válvulas e mandar água pra parte mais alta do bairro.”

Arthur

12 de novembro, 2019 | 17:34

“Falta de chuva histórica, seca, racionamento... só não assumem... e com toda certeza vai pioarr...”

Barrabas

12 de novembro, 2019 | 17:16

“Isso da pra sentir como e viver sem agua a populacao aumentado fogo destruindo tudo temos que abrir o olho dos inresponsavel que nao cuida da natureza teremos grave problemas.”

Envie seu Comentário