CADERNO IPATINGA 2024

13 de outubro, de 2019 | 08:02

Hospital em Timóteo mantém atendimentos pelo SUS com restrição

Já são mais de três meses com esse funcionamento restrito na unidade

Wôlmer Ezequiel
Os atendimentos pelo SUS no Hospital Vital Brazil/São Camilo estão suspensos parcialmente desde o dia 8 de julho deste anoOs atendimentos pelo SUS no Hospital Vital Brazil/São Camilo estão suspensos parcialmente desde o dia 8 de julho deste ano

Os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Vital Brazil/São Camilo (HMVB), em Timóteo, ainda estão suspensos, de forma parcial. Essa informação foi confirmada nesta sexta-feira (11) pela mantenedora da unidade. Com isso, apenas os casos de emergência e muita urgência são atendidos na unidade. Já são mais de três meses com esse funcionamento restrito na unidade.

Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, em julho deste ano, a administração de Timóteo recebeu um comunicado da Fundação São Camilo - Hospital e Maternidade Vital Brazil, anunciando a suspensão parcial dos atendimentos por meio do SUS, a partir do dia 8 de julho deste ano. O ofício, que chegou para o governo municipal, trazia como motivação um débito do Estado de Minas Gerais com a instituição.

No mesmo mês do anúncio da suspensão, a mantenedora do HMVB alegou que, ao todo, a dívida do Estado com a instituição ultrapassava R$ 2,2 milhões. Já em agosto, em entrevista ao Diário do Aço, o superintendente regional de Saúde, Ernany de Oliveira, alertou acerca da dificuldade de o Estado quitar a dívida de R$ 2,2 milhões, aproximadamente, com o HMVB, assim como qualquer outro hospital em Minas Gerais.

Para a população não ficar desassistida com a suspensão parcial dos atendimentos no HMVB, foi criado um fluxograma, envolvendo unidades de saúde de Timóteo e o Centro de Saúde João Otávio, para atender essa demanda.

Outros caso

Essa não foi a primeira vez que o hospital fez essa suspensão parcial. O caso mais recente ocorreu em setembro do ano passado, quando a unidade apenas normalizou os atendimentos pelo SUS após dois meses. O motivo dessa ação também foi devido ao atraso no repasse das verbas do Governo de Minas para a instituição.

Antes disso, o HMVB suspendeu, de forma parcial, os atendimentos eletivos pelo SUS por duas vezes em 2018. A primeira foi uma paralisação de alerta, por 24 horas, entre os dias 3 e 4 de abril de 2018. Enquanto a segunda ocorreu entre 26 de junho e 9 de julho de 2018. Todos os casos eram relacionados ao atraso do repasse de verba do governo estadual.

Já publicado:
Suspensão parcial dos atendimentos pelo SUS em hospital de Timóteo completa dois meses
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário